10 alimentos que viciam mais que cocaína

Pense em sua comida favorita, aquela que dá até vontade de que o mundo acabe para ficar com o gostinho daquela delícia na boca. Pensou? Então a gente advinha: muito provavelmente ela tem altas quantidades de gordura, açúcar, sal, farinha refinada ou tudo junto. Como sabemos? Bom, esses são os ingredientes dos alimentos que viciam mais que cocaína!

E não adianta negar ou achar que você tem o controle da situação. Dependente da frequência e das quantidades consumidas de determinados alimentos, eles podem sim causar dependência. Pelo menos é o que a ciência descobriu há algum tempo.

Isso porque certas substâncias muito presentes em alimentos que viciam são responsáveis pela liberação de dopamina, uma substância que faz o cérebro entender aquela situação como prazerosa e dá ao nosso corpo uma sensação incomparável de relaxamento e recompensa. Bem parecido com o que alguns remédios e drogas ilícitas causam, sabia?

11

De acordo com estudiosos, o fatos de alguns alimentos que viciam ter tanto controle sobre nós, seres humanos, pode vir de nossos ancestrais. Isso porque, na época das cavernas ou antes disso, eles precisam se alimentar bem, já que não sabiam quando seria a próxima refeição. Logo, a grande preocupação de nosso organismo era estocar energia.

O tempo foi passando e, apesar de nossa realidade ser completamente diferente da época em que o ser humano tinham que viver à procura de alimento, nosso corpo ainda mantém vícios. Tudo que gera energia e pode ser estocado por nosso organismo acaba sendo viciante por causa de um truque criado por nosso cérebro para garantir a sobrevivência nesse período tão distante.

E é por isso que alimentos que viciam estão cheios de gorduras, farinhas, açúcares e tudo o mais que pode ser transformado em energia. Esse é o caso, por exemplo, dos pães, doces, bolos, frituras e muito mais, como você confere na lista abaixo.

Conheça 10 alimentos que viciam mais que cocaína:

1. Sorvete

1

Ricos em gorduras saturadas e açúcar o sorvete é também um fonte de triptofano, um aminoácido de relaxa corpo. Esse conjunto funciona como um inibidor de vontade de consumo de outros alimentos não processados, como frutas e vegetais no geral.

Mas o problema não é só este ser um dos alimentos que viciam. Sorvetes, se consumidos em excesso, podem causar obesidade e dar andamento a processos inflamatórios, como artrites e coronariopatias, que são males provocados por lesões nas artérias coronárias.

2. Doces

10

Pirulitos, balas e assim por diante. Esses são outros vilões de nossa lista de alimentos que viciam. Isso porque eles fornecem energia quase que instantaneamente para o cérebro, além de trazer uma (falsa) sensação de amparo psicológico.

Apesar de o corpo conseguir queimar rápido esse tipo de alimento, em excesso eles causam diabetes, além de forçar a formação exagerada de radicais livres e de substâncias que facilitam inflamações.

3. Batata frita

3

Crocante por fora, molinha por dentro. Sentiu até o gosto aí, não foi? As batatinhas fritas são outros dos alimentos que viciam como cocaína e o motivador disso é o “trio fatal”: açúcar, gordura e sal. Mas, não é só sua silhueta que sofre com os efeitos nocivos das batatas fritas.

Elas também estimulam problemas hepáticos se consumidas em excesso, como gordura no fígado; além de hipertensão e diabetes. Isso, sem contar que elas contam com alta concentração de acrilamina, uma substância que pode facilitar o aparecimento de câncer.

4. Batata chips

8

E a batata comum não é a única vilã dessa história. Então, não adianta se refugiar nas batatas chips, porque elas podem ser ainda piores quanto o assunto é vício. Aliás, elas absorvem uma quantidade impressionante de gorduras, o que estimula o paladar e faz com que você (e todo mundo) queira comer mais e mais. Elas são ricas em três “drogas pesadas da cozinha”, digamos assim: sal, gorduras saturadas e carboidratos refinados.

5. Chocolate

4

É triste dizer, mas o bom e velho chocolate também está entre os alimentos que viciam com mais facilidade. Aliás, conforme um estudo, publicado recentemente em um jornal especializado em psicofisiologia, o chocolate tem o mesmo efeito de relaxamento que alguns medicamento psiquiátricos!

Conforme especialistas, isso acontece porque esse alimento concentra alta quantidade de triptofano, um aminoácido que tem origem no leite, em conjunto com outra substância potente, a feniletilamina, que vem do cacau e é famosa por ser “apaixonante”, no pior dos sentidos.

Mas, calma. Ninguém precisa ficar sem comer chocolate a vida inteira. Embora seja uma alimento que vicia, e muito, se você consumir de 10 a 30 gramas de chocolate por dia (isso mesmo, todos os dias), ele não causa nenhum mal a sua saúde. A não ser, claro, que você tenha tendência à obesidade, o que pode estimular o aumento de peso.

6. Cookies

9

Eles são outros que parecem inofensivos, mas são um dos alimentos que viciam e você nem percebe. Isso porque, em sua composição, os cookies são ricos em vários outros produtos viciantes, como o chocolate, que acabamos de mencionar; o leite e gorduras.

7. Bolos cobertos

5

Não interessa se é de chocolate ou de creme branco. Bolos com cobertura são alimentos que viciam e são muito gostosos. Isso porque, além da massa em si, com muito açúcar e farinha refinada; eles são enriquecidos com generosas camadas de açúcar, chocolate, óleos saturados e leite.

8. Macarrão

6

Sim, macarrão é um dos alimentos que viciam em nossa lista. Mas isso não é só porque uma bela macarronada é uma excelente pedida a qualquer momento. O macarrão é rico em carboidrato, mesmo os integrais, o que estimula a liberação de muita insulina no sangue e pode dar início a problemas como diabetes e complicações no fígado, se consumido em excesso.

9. Pães

7

Assim como no caso do macarrão, os pães são alimentos que viciam pelo excesso de carboidrato e a presença massiva da farinha branca, no caso dos não integrais. Conforme especialistas, esse tipo de alimento é digerido muito rápido pelo organismo, o que atrapalha na sensação de saciedade e estimula que maiores quantidades sejam consumidas.

10. Donuts e cupcakes

2

Eles repetem, basicamente, os mesmos problemas dos pães e bolos, como já vimos; e são bombas calóricas cheias de açúcar e farinha reginados, bem como gorduras. E sim, eles fazem o corpo liberar dopamina, um neurotransmissor que dá aquela sensação maravilhosa de felicidade. Precisa de mais motivos para se convencer que eles são alimentos que viciam?

Ainda sobre comidas perigosas, você precisa ler também: 8 alimentos requentados que são um verdadeiro veneno.

Fonte: Estadão