10 coisas que você pode e deve saber consertar sozinho

Mesmo que sua casa seja nova, uma hora ou outra vai ser preciso fazer alguns daqueles consertos pequenos. Uma torneira pingando, o chuveiro entupido ou queimado, o carpete manchado e assim por diante são coisas que irritam e que custariam caro para ser feitas por um profissional.

Mas, como você vai ver na matéria de hoje, na maioria das vezes esses pequenos estragos são coisas que você pode consertar sozinho. E o melhor de tudo é que existem soluções rápidas, simples e baratas para a maioria desses pequenos transtornos do cotidiano.

Na lista abaixo, por exemplo, é possível encontrar dicas que vão fazer você economizar um dinheirão com o “faz tudo” ou que vão fazer você deixar de ficar em dívida com o zelador do prédio.

Tudo o que você vai precisar é de um pouquinho de boa vontade e, quem sabe, de começar a rechear sua própria caixinha de ferramentas.

Descubra algumas coisas simples que você pode e deve saber consertar sozinho:

1. Cama rangendo

Quando o barulho da cama incomoda, você só precisa colocar lubrificando líquido em suas juntas. Caso isso não funcione, você deve tirar o colchão e checar se existe alguma peça mal encaixada nela.

2. Tela com ponto preto

Mais dia, menos dia, é comum que as telas de LCD acabem com algum pontinho preto. Isso significa que alguns pixels da tela estão falando.

Para consertar sozinho o problema você só precisar desligar o monitor ou a TV e, então, aplicar pressão com um pano úmido exatamente sobre o local onde o ponto preto apareceu.

Ah, e não se assuste com a transformação da tela enquanto você pressiona. Mesmo parecendo que vai dar errado, essa dica funciona.

Agora, se seu problema for a tela trincada, você precisa mesmo é conferir as dicas dessa outra matéria que já publicamos aqui, no Segredos do Mundo.

3. Arranhões no piso de madeira

Quem tem taco em casa sabe que esse tipo de piso arranha com muita facilidade. Para solucionar o problema, você só precisa de uma noz, naquela que a gente come mesmo.

Como ela tem óleo, você só tem que esfregá-la (sem casca, obviamente) sobre o risco, com movimentos suaves. Depois é só limpar o excesso de óleo que ficar com um pano macio e limpo.

Isso vai maquiar os estragos da madeira e dar aquela impressão básica de que o taco é novinho. Aliás, essa é uma ótima dica para aplicar em móveis de madeira também.

4. Ralo entupido

Faça um ano de drenagem caseiro, cortando uma garrafa pet em formato de serra, de forma a deixá-la com dentes. Então enfie esse “gambiarra” no ralo e a puxe várias vezes, de forma a soltar os tufos de cabelo.

5. Carpete manchado

Caso tenha caído algum líquido no capete, deixando uma mancha, não se desespere. Você pode removê-la facilmente usando uma mistura simples, feita com uma colher de chá de sabão em pó e duas xícaras de água em um frasco de spray.

Então, é só aplicar o preparado sobre a mancha e cobrir o ponto molhado do carpete com um pano umedecido. Para finalizar, é só passar o ferro de passar sobre o pano, usando o vapor para sacar a parte umedecida.

6. CD riscado

Uma forma simples de consertar sozinho um CD que você goste muito e esteja riscado é usando gel de cabelo. Ao aplicar o produto, o gel acaba criando uma fina camada sobre a parte riscada. Daí é só tirar o excesso com um pouquinho de água.

Ao invés de secar o CD com pano, a melhor pedida é deixá-lo secar sozinho, para evitar novos riscos e pronto!

7. Bateria do carro descarregada

Se o carro parou do nada e você desconfia que seja a bateria, fique tranquilo porque até isso dá para consertar sozinho. Para dar um jeitinho nisso existe a famosa “chupeta”, uma forma caseira e improvisada de recarregar a bateria.

Tudo o que você vai precisar fazer é pedir aquele amigo fiel para dar um “help” e deixar você usar a a bateria do carro dele (que deve estar cheia, claro). Então você vai precisar de cabos elétricos, de maneira a conectar os polos negativo e os polos positivos entre os dois carros.

Daí, então, é só dar a partida no carro que está com a bateria boa. Isso já vai fazer com que ele passe um pouco de energia para a bateria descarregada.

Quando seu carro finalmente voltar a andar, vá até uma autopeças e troque a bateria o mais rápido possível. Isso porque medida é apenas paliativa e assim que seu carro desligar novamente, a bateria vai descarregar.

8. Livro rasgado

Ver um livro rasgado dói o coração, não é verdade? Mas, nem tudo está perdido caso ele tenha se rasgado bem na lombadinha da capa.

Para consertá-lo, você deve usar uma capa flexível para unir as duas partes do livro pelo miolo. Depois, é só fazer quatro furos nessa partezinha do meio e costurá-la com uma linha bem forte.

Você pode usar essa mesma técnica, aliás, para compilar várias edições de uma séria e criar um só livro, por exemplo.

9. Torneira pingando

Sua torneira pode estar entupida por causa de minerais e até mesmo por causa de detritos. Para acabar com o pinga-pinga, a primeira coisa que você precisa fazer é fechar o registro.

Depois é só retirar o filtro da peça e o limpar. Caso a lavagem não funcione, o mais indicado mesmo é levar o filtro até uma loja de material para construção e comprar um semelhante para fazer a troca.

10. Limpar a “sujeira” dos pets

Se seu cachorro fez xixi no tapeta, na cama ou no sofá, não se desespere. Se o xixi ainda está fresco, você só precisa tirar o excesso usando uma toalha para absorvê-lo e, então, aplicar uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio dissolvido. Então é só deixar a solução agir sobre a mancha por uns 10 ou 20 minutos.

Depois desse tempo, você precisa polvilhar um pouco mais de bicarbonato de sódio sobre o local e deixar que ele seque. Assim que estiver seco novamente, limpe os floquinhos de bicarbonato que sobrarem.

Essa solução é perfeita para tirar o cheiro ruim de estofados e pode ser aplicada em outros casos também. No entanto, fique atento e não deixe seu pet por perto enquanto você faz esse tipo de limpeza, já que o bicarbonato de sódio é tóxico para eles.

Bônus: chuveiro entupido ou queimado

O chuveiro é outra coisa que sempre dá problema, mas que também dá para se consertar sozinho. O caso mais simples, claro, é quando ele está apenas entupido, deixando pouca água cair e com os jatos desencontrados. Nesse caso, essa outra matéria aqui te ensina um truque super prático para solucionar o problema.

Você vai poder consertar sozinho o chuveiro queimado. Apesar de ser preciso um pouco mais de atenção e cuidado nesse caso, você também aprende o que fazer nessa outra matéria aqui.

E aí, gostou das dicas? Quantas dessas coisinhas do dia a dia você consegue resolver? Ou você é daqueles que sempre paga para consertar ou chama o socorro de alguém mais “destemido”? Não deixe de nos contar!

Agora, falando sobre problemas que você mesmo pode solucionar, não deixe de conferir ainda: A internet caiu? Descubra como resolver o problema.

Fonte: Revista Galileu