10 erros de higiene pessoal que você comete todos os dias

Você toma banho todos os dias? Escova os dente com frequência? E a limpeza da casa, você faz? Se a resposta for “sim” para todas essas perguntas é possível que você seja um exemplo quando o assunto seja higiene pessoal. Certo?

Errado. Muito errado, aliás. Isso porque nem sempre as pessoas que se limpam fazem isso do jeito certo ou com a frequência adequada. E isso não é exatamente no sentido que você está pensado.

Na maioria dos casos, ao invés de limpeza de menos, o que acontece com as pessoas que mais têm erros de higiene pessoal é limpeza demais. Dá para acreditar nisso?

Como você vai ver na lista que preparamos abaixo, a maioria das coisas que você faz no dia-a-dia, pensando estarem corretas sobre sua própria limpeza e a limpeza de sua casa, não estão de acordo com o que você realmente precisa.

Quer entender por quê? Então acompanhe a seleção abaixo.

Confira 10 erros de higiene pessoal que você comete todos os dias:

1. Excesso de banhos

1

Sabia que há mais bactérias em seu corpo que pessoas nos Estados Unidos? Mas tentar combater cada uma delas com banhos e mais banhos não é a resposta para um corpo limpo e saudável.

Como você já viu aqui, no Segredos do Mundo, a quantidade ideal de banhos por dia não é tanta assim, quanto a gente costuma pensar. E, embora tomar banho seja um prerrequisito básico da higiene pessoal e do bom convívio social, se você dois ou três banhos por dia, por exemplo, já está fazendo tudo errado.

2. Usar fio dental e escovar os dentes a cada refeição

2

Acha que isso é certo? Bom, mais ou menos. Isso porque o ideal é limpar os dentes apenas duas ou três vezes por dia. Mas isso você já viu nessa outra matéria, quando você descobriu que escovou seus dentes do jeito errado a vida inteira.

3. Limpar o suor com as mãos

3

Não faça isso nunca mais. Embora pareça uma coisa inocente, limpar o suor com as mãos é um dos piores erros de higiene pessoal que uma pessoa pode ter. Isso porque você toca em diversas coisas não muito limpas durante o dia, especialmente quando está na academia, e usá-la para limpar o suor pode deixar você exposto a diversas doença, já que seus poros estão dilatados nesses momentos de sudorese intensa.

4. Fazer xixi no mictório

7

Calma, é lá mesmo que você deve se aliviar. No entanto, é o jeito que a maioria dos homens usam o mictório é que está errado e pode ser entendido como um erro de higiene pessoal. Isso porque, de jeito nenhum, você deve salpicar o chão ou até mesmo você com xixi.

O certo é ficar bem perto do mictório e mirar para baixo, bem na “dobrinha” do mictório, como você já viu nessa outra matéria aqui. Não se preocupe com o barulho estranho de pingo de água que isso vai fazer, por é para isso que ele está lá. Viu?

5. Compartilhar cortadores de unha

5

E não só eles. Pinças, alicates de cutícula, lixas de unha e tudo o mais que serve para fazer manicure não deve ser compartilhado nem mesmo entre membros da mesma família. E olha que não é nojinho não, hein!

Pele fica descama e é cortada o tempo inteiro, acidentalmente, enquanto as pessoas aparam as unhas. Esses pequenos ferimentos podem ser uma verdadeira porta de entrada de sujeiras e bactérias, que podem ser transmitidas, junto com doenças, de uma pessoa para outra.

6. Limpeza demais

Using rag for cleaning dusty wood

Ficar limpinho faz bem á saúde, mas limpeza demais é prejudicial, sabia? Conforme um estudo desenvolvido nos Estados Unidos, higiene excessiva aumenta o risco de asma e eczema, especialmente no caso de crianças. É preciso ficar exposto a um pouco de sujeira, bactérias e vírus para que o corpo aprenda a se blindar sozinho.

Agora, falando em limpeza pessoal e sujeira, você precisa ler também: 20 coisas mais sujas que sua privada e você não sabia.

Fonte: LifeHack