11 ilusões de ótica que te farão ficar maluco

As ilusões de ótica são imagens que são capazes de distorcer e confundir a mente humana. Elas podem ser encontradas livremente no nosso mundo real, ou simplesmente serem criadas para essa finalidade.

No ano de 1915 o cartunista W.R.Hill, começou a explorar esse efeito inesperado da nossa mente.

A visão humana nem sempre enxerga aquilo que é fiel a realidade, graças a concepções já formadas e deformações nos ângulos que enxergamos, esses efeitos podem ser criados.

A grande maioria das ilusões de ótica, trabalham com a inversão de cores e sombras, e também das formas.

Confira abaixo uma compilação de 11 delas, e descubra por si mesmo o que o seu cérebro é capaz de fazer!

1- Qual dos círculos alaranjados é o maior?

A realidade, é que não existe um círculo maior do que o outro! Ambos possuem o mesmo tamanho e proporções. Mas ao aproximarmos de outros objetos (círculos) que possuem tamanhos distintos, criamos essa ilusão.

2- Se concentre no ponto ao centro e veja o que acontece:

Ao olharmos para essa imagem em um primeiro momento, os pontos de tonalidade rosa se mostram bastante aparentes. Porém ao nos concentrarmos no ponto fixo que está marcado no centro da imagem, as manchas rosas simplesmente desaparecem.

3- Quantos pontinhos pretos você consegue contar nessa imagem?

Pode até parecer impossível contar todos os pontinhos pretos que podemos ver na imagem. Mas tudo não passa de um efeito de ilusão de ótica. A única coisa que realmente existe nessa ilustração são pontos brancos.

4- Qual a cor da casa A? E da casa B?

Você sabe distinguir o tom exato da casa A e da casa B? Confira a resposta aqui em embaixo:

As cores das casas são exatamente essas que mostram a segunda figura. E você pode apostar que a casa de baixo é mais clara certo? Então use o seu dedo para tapar a linha que divide os dois lados! Isso é o que chamamos de ilusão de ótica!

5- Se concentre nos 4 pontos que existem na imagem por 30 segundos:

Após ter feito isso, olhe fixamente para uma parede branca ou teto, e pisque rapidamente! O que você vê? Parece mágica, mas é ilusão de ótica!

6- Foque no ponto preto no centro da imagem:

Em um primeiro momento, o esfumado acinzentado até pode parecer bastante óbvio. Mas conforme focamos no ponto central da imagem, ele simplesmente desaparece.

7- Siga as instruções abaixo:

Essa é uma imagem em preto e branco, durante o tempo em que a barra que aparece na parte de baixo é carregada, foque apenas no pontinho preto.

Você viu uma imagem colorida correto? Essa é a grande sacada!

8- Focando nas celebridades:

Foque calmamente nos rostos das celebridades que aparecem apenas do lado esquerdo da tela. Em seguida confira os rostos que aparecem apenas do lado direito do painel. Todos esses rostos são mundialmente conhecidos correto?

Agora foque no ponto marcado em cruz no centro do painel… Parece que esses rostos deformados não lhe são tão familiares assim, certo?

9- Essas são apenas linhas diagonais e horizontais, concorda?

Mova rapidamente a tela, com a ajuda do seu mouse, para descobrir o que esconde essa imagem.

10- Foque em apenas um ponto da imagem:

Bom, você provavelmente já notou que é impossível manter a imagem estática em sua cabeça. Uma vez que o seu próprio cérebro insiste em enxerga-la se movimentando.

11- Para que lado a bailarina está girando?

Não existe uma resposta correta para essa questão, o lado que você enxerga, ou seja, o sentido horário ou anti-horário será definido pelo seu próprio cérebro!

Mas e então caros leitores, qual dessas ilusões mais te surpreendeu? Conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários!

Se você se interessou por esse assunto, não deixe de conferir também como funciona a ilusão de ótica, que faz com que você enxergue através de um buraco na palma da sua mão. 

Fontes: Mundoeducação, Megacurioso, Incrivel.club, Revistagalileu.