10 invenções que Os Simpsons previram e que foram criadas

Uma das séries mais famosas da TV, Os Simpsons já conseguiram causar bastante espanto e muita polêmica ao longo de seus quase 30 anos no ar. E, apesar de seu enredo não ser perfeito e já ter acontecido vários erros ao longo dos episódios, a verdade é que Os Simpsons previram várias situações que se tornaram reais, inclusive alguns inventos que pareciam improváveis.

Ou você acha realmente que alguém acreditaria, no início dos anos 90, que um dia alguém criaria um corretor ortográfico automático? Melhor ainda: você acha que algum dia as pessoas imaginaram que um simples relógio poderia cumprir todas as funções de um telefone e de um computador?

Se hoje em dia essas coisas ainda parecem improváveis, imagina como não soavam na ápoca em que apareceram nos episódios de Os Simpsons!? Agora, o que realmente impressiona é que isso tudo não se tratava de um simples devaneio dos produtores da série. Os Simpsons previram muita coisa que, no futuro, se tornaria realidade.

Algumas dessas invenções que Os Simpsons previram, algumas até com duas décadas de antecedência, você vai conferir na lista que preparamos. Você, com certeza, vai se impressionar com a “coincidência”, vamos chamar assim, que toda essa história representa.

Confira 10 invenções que Os Simpsons previram e que foram criadas:

1. Impressora 3D de bolos

1

Em 2005, no episódio Drama Futuro, mostrou, em várias invenções futuras, uma câmera fotográfica capaz de transformar imagens 2D em bolos 3D, lindo e deliciosos. Não muito tempo depois, em 2012, as impressoras 3D se tornaram conhecidas. O mais interessante de tudo é que alimentos também podem ser impressos, especialmente bolos e coberturas ricas em detalhes.

2. Jogo Farmville

2

No alto do ano de 1998, durante o episódio Bart no Circo, na temporada 9, Os Simpsons fizeram uma piadinha mencionando um videogame simulador de jardinagem. Durante o episódio, as crianças ficavam doidas pelo jogo, que consistia em confluir virtualmente tarefas que elas odiavam na vida real, como limpar o jardim e cortar a grama.

O que aconteceu um pouco mais de 10 anos? Em 2009, um jogo bem parecido, chamada Farmville, foi lançado pelo Facebook. Assim como na série, o game fez sucesso por simular atividades cotidianas que as pessoas fariam nos cuidados de uma fazendinha.

3. Aquecedor de orelha em formato de hambúrgueres

4

Embora essa não seja uma das invenções mais impressionantes que Os Simpsons previram, eles também adivinharam, em 1998, que futuramente algum maluco inventaria um aquecedor de orelhas de hambúrgueres.

No episódio, quem ostentava essa esquisitice era o Professor Frink, que mostra a Homer como criar inventos de sucesso. Conforme o personagem, o segredo é apenas “unir duas coisas que já existem”.

O mais interessante é que empresas ao redor do mundo ficaram famosas e ganharam muito dinheiro seguindo, consciente ou inconscientemente, esse conselho. Aliás, os aquecedores se tornaram uma grande febre em 2013, quando o apresentador de TV Josh Gates recebeu um exemplar ao invés da camiseta que comprou e divulgou o aquecedor nas redes sociais.

4. Tradutor de choros de bebês

5

Essa é antiga, do anos de 1992, mas é um grande exemplo de invenções que Os Simpsons previram. Na época, Homer e Marge conheceram uma engenhoca que prometia traduzir o choro dos bebês e que realmente indicou a eles o que Maggie queria dizer.

O que parecia uma grande viagem futurista acabou virando verdade em 2009. O aplicativo do iPhone, criado pelo desenvolvedor de apps Biloop Technologic, consegue fazer exatamente o que a invenção da série fazia e consegue interpretar os choros dos recém-nascidos com sucesso em 92% dos casos. O app foi baseado em 200 mil choros de 100 bebês.

5. Restaurante em um avião

6

Outra das invenções que Os Simpsons previram foi a criação de um restaurante dentro de um avião. Na época, era aniversário de casamento de Marge e Homer e a família foi jantar nesse estabelecimento exótico. O problema era que o avião passava por simulações de turbulências durante o jantar.

Não se sabe se foi influenciado pela série ou não, mas 14 anos depois um restaurante em um avião de verdade foi aberto no Colorado. A vantagem é que, ao contrário da série, o restaurante da vida real não sacode. Ao invés disso, o avião-restaurante é um museu.

6. Corretor ortográfico automático

7

Muitos anos antes da criação dos smartphones e seus corretores automáticos perturbadores, Os Simpsons fizeram piada com as dores de cabeça que esse mecanismo futuro poderia nos causar.

Na época, mais exatamente em 1994, Dolph tenta criar um lembrete em sua agenda eletrônica, sobre bater em Martin mais tarde. A agenda eletrônica transforma o bilhete para “comer Martha”.

7. Smartwatches

8

Em 1995, o namorado de Lisa usa um tipo de relógio-celular no pulso e faz ligações com ele. Aliás, durante o episódio, ele consegue até mesmo acionar o letreiro que pedia a personagem em casamento.

O mais engraçado de tudo é que, em 2013, relógios de pulso computadorizados, ou smartwatches, foram criados. Eles, como você já sabe, faz tudo que um celular consegue fazer: liga, grava vídeos, tira fotos e navega na internet.

8. Loja para canhotos

9

Quem se lembra da loja de Led Flanders, criada para canhotos? Ela também se trata de invenções que Os Simpsons previram. A loja entrou para o mundo real em 2008, em São Francisco. A loja para canhotos se chama Lefty’s (enquanto a dos Simpsons se chama Leftorium) e vende tesouras, canecas, utensílios de cozinha e tudo o mais que as pessoas que têm mais destreza com a mão esquerda podem precisar.

9. Detector de sarcasmo

10

Durante um episódio exibido em 1998, Os Simpsons previram também a invenção de um detector de sarcasmo. Quem apresentou o invento foi o professor Frink (mais uma vez). Hoje em dia, a notícia que temos é que uma engenhoca parecida está prestes a ser criada, segundo pesquisadores das Universidades da Califórnia e de Washington. Eles criaram um algoritmo que consegue detectar o sarcasmo em mensagens escritas. Aliás, o invento tem sucesso em 85% das vezes que analisa mensagens.

10. Outdoors que espirram sangue

11

Esse parecia o tipo de coisa estranha demais para ser verdade, quando Os Simpsons mostraram um outdoor que espirrava sangue, durante um episódio de sua quarta temporada. Anos depois, no entanto, o mundo chocou com um outdoor 3D, na Nova Zelândia, sobre o filme Kill Bill.

Quer saber o que a propaganda fazia de tão assustador assim? Espirrava sangue nos carros estacionados nas proximidades… que eram da empresa de publicidade, claro.

E, por falar em coisas de séries que transpuseram a ficção, confira também: 8 produtos de séries e filmes que viraram realidade.

Fonte: Hypescience, Gizmodo