10 sintomas físicos do estresse que você pode ter e não reconhece

Todo mundo sabe que irritabilidade, instabilidade emocional e tensão são sintomas clássicos de quem está sob forte estresse, mas o que as pessoas nem imaginam é que, dependendo da “carga sobre os ombros”, podem ocorrer também alguns sintomas físicos do estresse. Ou você vai dizer que nunca se sentir meio doente por estar estressado?

Ao que tudo indica, pessoas que estão expostas diariamente a grandes tensões podem começar a apresentar, como consequência, queda de cabelo, problemas estomacais e até mesmo alergias. Dá para acreditar?

O pior de tudo é que os sintomas físicos do estresse não param por aí. Como você vai ver na lista abaixo, existem muitos outros sinais que aparecem pelo corpo devido à instabilidade emocional e às descargas hormonais decorrentes da tensão no organismo, como você já conferiu aqui.

Aliás, como você vai ter oportunidade de comparar, vários dos sintomas listados podem ser confundidos com sinais de outras doenças, até a pessoa a depressão. Dá para acreditar?

1. Dificuldade para dormir

Um dos mais clássicos sintomas físicos do estresse é a dificuldade para dormir. Isso acontece, segundo especialistas, porque, dependendo do nível de estresse, a pessoa não consegue desacelerar o corpo e a mente e isso atrapalha a dormir.

2. Queda de cabelo

Como você já viu aqui, perder alguns fios de cabelo por dia é normal, mas quando a queda é excessiva, a causa pode ser mais sério.

3. Cansaço constante

O ritmo acelerado de trabalho, problemas para resolver e insônia são a receita para conseguir uma sensação constante de cansaço. Embora possa ser sintoma de vários outros problemas, se associado a outros sintomas descritos aqui, pode ser que seu caso seja de estresse.

4. Alergias de pele

Irritações repentinas na pele, sem que você nunca antes tenha apresentado esse tipo de reação, pode ser tratar de um dos sintomas físicos do estresse. Conforme os especialistas, quando a mente está sobrecarregada, é comum que os sintomas transpareçam pelo corpo.

5. Gastrite e úlceras

Má alimentação e momentos de estresse elevam os danos causados à parede do estômago, podendo levar a consequências mais sérias, como gastrite e úlceras.

6. Tensão Muscular

Outro dos mais clássicos sintomas físicos do estresse é a tensão muscular, especialmente na região do pescoço, ombros e na mandíbula, o que pode até mesmo fazer com que algumas pessoas ranjam os dentes durante a noite. Exercícios físicos e redução da tensão no dia a dia podem ajudar a resolver esse problema.

7. Imunidade baixa

Estresse constante também pode baixar, significativamente, a imunidade do corpo, deixando uma “porta aberta” para inúmeras doenças.

8. Dor de cabeça constante

Dores de cabeça não devem ser subestimadas, caso se tornem algo constante em sua vida. Até porque elas podem ser indicadores de outros problemas até mais sérios que crises de estresse.

9. Mudanças de apetite

Perder a vontade de comer ou ter vontade de comer muito podem ser sinais vermelhos para o estresse. Esse é um dos primeiros sintomas de nosso corpo quando algo vai mal em nosso psicológico, como você já viu nessa outra matéria.

10. Tontura

Sentir tontura pode ser sinal de vários problemas, como crises de labirintite, mas pode também ser um dos sinais físicos do estresse. Isso porque, como explicam especialistas, ficar sob situações altamente estressantes pode gerar uma certa irritação no labirinto, órgão interno do ouvido, responsável por manter nosso equilíbrio.

E você, convive com esses sintomas? Se sim, melhor procurar um médico para auxiliar você a lidar com seu estresse diário, hein!?

Agora, falando em estresse, essa outra matéria vai dar a você um excelente motivo para tentar se manter calminho, calminho: Ficar irritado engorda, segundo a Ciência.

Fonte: Minha Vida