Descubra o que quer dizer a cor do seu passaporte

Você provavelmente nunca pensou sobre isso, mas a cor do seu passaporte não é uma coincidência ou uma escolha aleatória. Aliás, para dizer a verdade, também não tem nada a ver com o fato de outros documentos por aqui serem azuis, como a carteira de trabalho e assim por diante.

Na verdade, outros países pelo mundo contam com passaportes de cores diferentes, como verde, vermelho, preto e até mesmo cor de rosa, em alguns casos, sabia? Mas, claro, estas também não se tratam de escolhas aleatórias.

Toda a configuração de passaportes, como cores, imagens e assim por diante são definidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, em inglês). A partir dessa organização, os países podem escolher o modelo de passaporte que mais lhes convêm, segundo seus interesses internos. Aliás, só para você saber, todas essas decisões com relação ao documento são geopolíticas.

7

Abaixo, na seleção, listamos quais as cores de passaporte que existem por aí e o que significam. Quer ver?

Descubra o que quer dizer a cor do seu passaporte:

1. Vermelho

1 2

Esta cor de passaporte não era bem vista na Guerra Fria, já que indicava que os donos deste documento se tratavam de cidadão de nações comunistas. Hoje em dia, embora não tenha a mesma conotação que antes, a cor indica o passado ou o presente soviético de países como Bulgária, Rússia e China. Em um tom mais vinho, indicam países que fazem parte da União Europeia.

2. Verde

3

A cor é usada por nações que seguem o islamismo como religião predominante, já que muçulmanos acreditam que a cor é a preferida pelo projeta Maomé. Esta é a cor do passaporte de países que seguem o alcorão, como Arábia Saudita, Egito, Marrocos e Paquistão. Países que pertencem à Comunidade Econômica dos Estados da África ocidental (ECOWAS), como Gana e Costa do Marfim, também seguem a mesma coloração.

3. Azul

4 5

Esta deve ser a cor do seu passaporte, se você for brasileiro, não é mesmo? Ela é bastante comum no continente americano, em países como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e assim por diante. A cor também foi adotada pelos Estados Unidos, depois de 1976, por se assemelhar ao azul de sua bandeira.

4. Preto

6

A cor preta em passaportes é bastante rara e é utilizada em países como Nova Zelândia, México e em algumas nações africanas, como Congo, Botsuana e Angola. Nos Estados Unidos, somente pessoas com autorização especial e benefícios diplomáticos têm este passaporte, ao invés do azul.

5. Rosa

Encontrar imagens deste passaporte é difícil, porque ele também é raro. Na verdade, passaportes cor de rosa são usados  na Holanda, apenas para emergências, quando alguém não consegue obter o passaporte oficial antes de uma viagem urgente, por exemplo.

E, por falar em passaportes e viagens, você precisa conferir ainda: 9 hacks de viagem para fazer com seu smartphone.

Fonte: Viaje Aqui