11 sinais de que seu colega de trabalho é um psicopata

Hoje em dia a palavra psicopata é usada, muitas vezes, de forma errada, talvez seja uma influência dos vilões dos filmes hollywoodianos. Quem nunca chamou o vizinho grosseiro ou um barbeiro no trânsito de psicopata que atire a primeira pedra.

Um psicopata não é apenas um idiota intimidador, eles devem atender um conjunto de critérios para serem considerados como tal.

Mas como saber se você está trabalhando com um psicopata legítimo?

Embora apenas um psiquiatra possa diagnosticar um psicopata, é possível identificar um se ele demostrar alguns desses sinais:

Eles têm motivos e intenções sádicas

Wikimedia Commons

Um psicopata motiva os outros através do medo, ao invés de respeito. Talvez essa sua natureza sádica seja o sinal mais revelador de sua doença.

Esta característica é o que separa os psicopatas de um chefe ou colega de trabalho que é simplesmente “rigoroso”.

Eles são os mestres das aparências e abusam do carisma e charme superficial

Andrew Dobos / Flickr

Os psicopatas são mestres em se apresentar bem. Eles são ótimos em conversas espirituosas, o que faz com que pareçam boas pessoas.

Esse encanto faz com que as pessoas acreditem que ele é uma pessoa decente. Eles abusam de elogios sobre a aparência física.

Eles têm uma autoestima elevada

EUA / Flickr

Os psicopatas se vêem como o centro do universo. Eles são tão importantes, em suas mentes, que acreditam que outras pessoas são apenas ferramentas para serem usadas.

Eles são sempre confiantes, mesmo diante de situações desfavoráveis

Muitas pessoas lutam para serem otimistas. Os psicopatas, por outro lado, podem ser identificados por sua super confiança.

Eles são mentirosos patológicos

Getty Images / Disneyland / Getty Images

Uma vez que os psicopatas começam a mentir, eles não podem – e não querem – parar. Ao contrário das pessoas normais, os psicopatas não se importam se a mentira é descoberta, porque eles podem apenas mentir novamente para encobri-la.

Eles não acham que as regras se aplicam a eles

AP / Mary Cybulski

Os psicopatas são notórios por não aceitarem as normas e regras sociais. Tal como os narcisistas, eles são tão egoístas que simplesmente acreditam que podem sair impunes de qualquer situação.

Eles vivem um estilo de vida parasita

Internet Archive Book Images / flickr

 Os psicopatas são solitários: pensam apenas em si mesmos e no que desejam realizar – como um parasita.

Eles são astutos e manipuladores

Paramount Pictures

Os psicopatas são os mestres da manipulação, fazem qualquer coisa que os mantenha no topo. São propensos em aceitar qualquer crédito quando algo dá certo, mas quando dá errado, eles procuram um bode espigatório rapidamente.

Eles não sentem emoções como pessoas normais

Flickr / Tim Green

Psicopatas podem facilmente “forjar” respostas emocionais. No entanto, eles não podem realmente senti-las. A maioria dos psicopatas são mestres da manipulação, aqueles que os rodeiam não percebem sua verdadeira natureza.

Eles não mostram remorso ou culpa

Enquanto seus amigos e familiares podem estar fisicamente ou emocionalmente prejudicados pelas ações do psicopata, ele ou ela tipicamente desviará a culpa com desculpas ou desprezará.

A tendência psicopática de não se preocupar com as conseqüências de suas ações, não importa como las afetem os outros, esta ligada a capacidade notável de racionalizar seu comportamento.

Eles têm um temperamento “explosivo”, e geralmente estão com tédio

Universal Pictures

Não se deixe enganar pelo rosto de bom rapaz/moça, os psicopatas são incrivelmente mau humorados. A situação mais insignificante pode transforma-los no Hulk. Cuidado com a pessoa que enlouquece com tudo no escritório.

Isso de certa formal é normal, mas em conjunto com os outros sinais, o temperamento explosivo e o constante tédio poderia realmente indicar a psicopatia.

 

Fonte: Business Insider/Hare Psychopathy Checklist
Imagens: Reprodução