11 truques com cola quente que você vai amar conhecer

Seja para artesanatos ou para fazer pequenos consertos em casa, a cola quente costuma ser uma ferramenta muito prática. Mas, por mais que você já tenha utilizado esse material inúmeras vezes na vida, é bem provável que você não conheça nem metade das possibilidades de uso que ele oferece.

Uma boa prova disso são os truques que listamos nessa matéria. Como você vai ver, existem inúmeras formas de utilizar a cola quente no dia-a-dia e que resolvem perfeitamente pequenos problemas e perturbações, como gavetas barulhentas, cabides de deixam peças de roupas cair e assim por diante. Interessante, não?

Até mesmo uma capinha personalizada com seu celular é possível fazer usando cola quente e um pouco de criatividade. Dá para acreditar?

Todas essas possibilidades e muitas outras você vai conferir na seleção abaixo. Mas, antes de prosseguirmos, você precisa saber que cola quente pode ser perigosa. Como o nome mesmo diz, ela é aquecida e pode atingir até 90 graus, o que já o suficiente para causar queimaduras e outros acidentes.

Então, antes de começarmos, mantenha as crianças afastadas e tome os cuidados necessários para que você também não saia ferido. Certo?

Confira 11 truques com cola quente que você vai amar conhecer:

1. Prolongar a cola quente

1

Quem faz trabalhos manuais sabe que cola quente é muito útil, mas que acaba rapidinho à medida que a temperatura esquenta. Mas, uma ótima maneira que prolongar, literalmente, a durabilidade de seus batões de cola quente é colando vários deles, um na ponta do outro… usando cola quente, claro.

2. Silenciar gavetas barulhentas

2

Ninguém gosta de gavetas que batem e fazem barulho ao serem fechadas, não é verdade? A cola quente pode ajudar você a se livrar deste barulho. Tudo que você precisa fazer é colocar dois pedaços pequenos de fitas adesivas no interior da gaveta, um de cada lado e bem no topo, e acrescentar um fio de cola quente neles. Você precisa esperar para fechar a gaveta, obviamente.

3. Proteger as paredes das maçanetas

3

Outra coisa que pode ser chata, no dia-a-dia, é o fato das maçanetas das portas viverem golpeando a parede logo atrás delas. Não é verdade? Para impedir que isso continue acontecendo e estrague as paredes, você só precisa colar, cola quente, uma tampinha de garrafa de plástico em um pedaço de fita adesiva e grudá-la na parede.

4. Colar botões em camisas

4

Se você não sabe costurar e precisa reparar aquele botão que caiu da camisa, você pode usar uma gotinha de cola quente. Assim que a cola secar, basta limpar o excesso que estiver aparecendo, em torno do botão e pronto. Esta, obviamente, é uma medida de último hora e não vai resolver o problema por muito tempo, mas salva quando você estiver com pressa.

5. Endireitar quadros na parede

5

Se você já não aguenta mais “lutar” com aquele quadro que nunca fica reto na parede, a cola quente também pode ajudar. Você só precisa colocar um pedaço de fita adesiva nas costas da moldura, de preferência nos cantos, e pingar uma gotinha de cola nela.

Quando secar, pendure novamente o quadro e você vai perceber a diferença: a cola funciona como um borracha, uma espécie de barreira que impede que o quadro de mova ou entorte quando pendurado.

6. Deixar móveis estáveis

6

Sabe quando o pé da geladeira ou da mesa da sala de jantar fica bambo? Normalmente isso acontece porque está faltando um pé de borracha e, por isso, a estabilidade do móvel fica comprometida. Se você colocar um pouco de cola quente no local, para substituir a peça, o problema vai parar. Você só precisa, obviamente, esperar a cola quente secar para encostá-la no chão.

7. Fixar mesas de vidro

7

E quando o vidro da mesa não para no lugar? Uma forma rápida e barata de resolver isso é com um pinguinho de cola. Você só precisa colocar um pequena porção da cola embaixo do tampo, onde ficariam os estabilizadores, e deixá-la secar. Quando voltar a peça para o lugar, o problema estará resolvido.

8. Impedir roupas de caírem do cabide

8

Sim, é chato e sempre acontece com aquelas peças de tecidos mais molinhos. No entanto, se você fizer uma faixa de cola quente nas pontas do cabide e deixar secar. Você vai ver como este tipo de aborrecimento nunca mais vai se repetir.

9. Fazer seu próprio tapete antiderrapante

9

Para evitar quedas e impedir que aquele tapete problemático continue escorregando, coloque algumas gotas de cola quente no avesso da peça, nas laterais, e deixe secar.

10. Ajustar anéis largos no dedo

10

Quando o anel é apertado demais para sair do dedo você já sabe o que fazer, porque já mostramos aqui; mas e quando a peça for larga demais, como ajustá-la? Nesse caso, a cola quente é a solução.

Você só precisa mergulhar um dos lados do anel na cola, de preferência a parte que vai ficar para baixo, e limpar o excesso, que ficar visível na parte de fora. Quando secar, provavelmente o anel estará mais ajustado à circunferência de seu dedo.

11. Criar sua própria capinha de celular

12

Para fazer uma capinha de celular personalizada, você só vai precisar colocá-lo dentro de um saco plástico e, com fitas adesivas, ajudar este envólucro ao aparelho. Depois, é só usar a cola quente e sua imaginar para desejar sobre as costas do celular, como você vai ver no vídeo abaixo:

 

Viu como esse tipo de cola pode ser útil? O problema é que colas poderosas também podem dar dor de cabeça, não é mesmo? É por isso que você precisa descobrir também Como tirar Super Bonder da pele.

Fonte: O Sagaz, YouTube – Nicole Rilos