11 truques de pesquisas do Google que vão mudar sua vida

Se você passou a vida inteira usando o Google para tudo, inclusive seus projetos escolares e até mesmo para dicas de beijo, da melhor cantada e assim por diante; deve estar aí pensando que não existe nada sobre esse buscador que você não saiba, não é mesmo? Mas, acredite, existem muitos truques de pesquisas do Google que a maioria de nós não conhece.

Como você vai ver, na lista que preparamos, são dicas que ajudam a refinar as pesquisas do Google e a encontrar o que você procura de forma muito mais rápida. Ou seja, todos os truques que você vai conhecer hoje podem até mesmo mudar sua vida de certa maneira, fazendo sua relação com esse buscador ficar muito mais simplificada.

Quer saber como? Usando simples símbolos, que você jamais pensaria em colocar nas pesquisas do Google, com asteriscos, aspas, palavras específicas, pequenos códigos e assim por diante.

Então, não interessa se você é o fera dos computadores, se já viu tudo o que o Google Chrome esconde, se já está cansando de ver os flagras do Google Street View, ou seja está cansado de saber que o Google grava suas pesquisas de voz. Nenhuma dessas informações já revelou para você como tornar sua vida mais fácil na hora de fazer as tão comuns e, às vezes confusas, pesquisas do Google. Quer ver?

Confira 11 truques de pesquisas do Google que vão mudar sua vida:

1. Use aspas para pesquisar uma frase exata

Precisa de buscar uma frase exata? Existe um truque para isso nas pesquisas do Google. É só colocar a frase desejada entre o símbolo das aspas. Desse jeito:

1

2. Use asterisco entre aspas para especificar uma palavra desconhecida na frase

Essa é uma ótima dica para buscar textos ou músicas que não se conhece por inteiro. Para isso, escreva a frase entre aspas e no lugar da palavra que você não sabe, use um asterisco”. Veja como é fácil:

2

3. Use o sinal de menos para eliminar resultados específicos relacionados às palavras

Muitas palavras têm múltiplos significados e, se você quiser deixar suas pesquisas do Google mais focadas, é só usar o sinal de menos (-). Isso vai fazer com que o termo no qual você não está interessado, simplesmente, não apareça.

3

4. Use o jogo da velha para buscar assuntos em alta

Em suas pesquisas do Google, quer saber mais sobre os assuntos do momento? Use o jogo da velha antes da palavra, como um hashtag. Pesquisas dessa forma são muito úteis para assuntos como eleições ou Copa do Mundo, por exemplo.

5

5. Pesquisas refinadas por domínios (sites)

Quer saber o que determinado está falando sobre um assunto específico? Tem uma forma de programar as pesquisas do Google para mostrar isso a você. Basta usar o código “(assunto) site: (site específico)”. Com a imagem abaixo, é possível entender melhor:

4

6. Busque significados de palavras ou expressões de forma simples

Se a intenção for usar as pesquisas do Google para entender melhor o significado de um frase, palavra, expressão ou mesmo uma gíria, use “DEFINE:.(palavra específica). Assim:

6

7. Pesquise o clima de forma rápida

Quer saber como está o clima de sua cidade hoje? Digite, na barra de pesquisas do Google, a palavra “weather” + a cidade que você quer pesquisar. OBS: weather, em inglês, significa clima.

7

8. Pesquise os horários do nascer e do pôr do sol

Para saber que horas o sol vai nascer em um lugar específico, use as palavras, em inglês: sunrise (nascer do sol) e sunset (pôr do sol). Faça dessa forma para qualquer um dos casos:

8

9. Faça contas de forma instantânea nas pesquisas do Google

Basta colocar a operação que precisa ser resolvida na barra de pesquisas e dar “enter”. O resultado aparece instantaneamente, dessa forma:

9

10. Visualize conteúdos em sites fora do ar

Quem nunca precisou pesquisar alguma coisa que estava em um site temporariamente fora do ar? Se não quiser perder a oportunidade ver o conteúdo naquele momento, basta usar o truque do “cache:”. Quando você coloca esse código na frente do endereço do site, o Google permite que você veja o arquivo salvo daquele site.

10

11. Proíba exibição de conteúdos adultos em sua busca

Todo mundo já precisou usar as pesquisas do Google para algum termo ou frase de “duplo sentido”. Aí, como você já sabe, um monte de conteúdo impróprio aparece. Isso, aliás, não é nada interessante quando se está no trabalho ou em qualquer outro lugar com mais gente, não é mesmo? Para que isso não aconteça mais, use o código “&safe=active” (sem aspas)  na URL de sua pesquisa, como na foto abaixo:

11

Mas, se você achar esse método pouco eficiente, você também pode clicar naquela engrenagem no canto superior da tela de resultados do Google, ir em Configurações de pesquisa e entrar em Resultados da pesquisa. Lá existe como ativa a função SafeSearch, que bloqueia, automaticamente, os conteúdos adultos nas suas buscas. Além disso, dá para definir também a quantidade de resultados mostrados por página.

Genial, não achou?

Fontes: Time, Techmundo, Olhar Digital