12 mentiras sobre a saúde que todo mundo ainda acredita

A cada dia que passa, a internet se torna mais forte pelo mundo e, assim, as pessoas têm cada vez mais acesso a todo e qualquer tipo de informações. Isso, no entanto, não impede que a maioria de nós ainda acredite em alguns mitos e mentiras sobre a saúde, nos quais nossos avós acreditam antigamente.

Por exemplo, você acha que tomar banho depois do almoço ou do jantar pode fazer mal a sua saúde? E o fato de você sair por aí, andando descalço, pode deixar você resfriado? E o que dizer sobre aquele sorvetinho que você está morrendo de vontade de comer, mas tem medo de que possa dar dor de garganta?

Tudo isso, embora tenha sido contado e repetido de geração em geração, na verdade, não passam de histórias inventadas sobre a saúde. Ao contrário do que você pode pensar, elas foram baseadas em suposições e, muitas vezes, eram até mesmo um método usado pelos pais para conseguir a obediência dos filhos.

Hoje, no entanto, você vai entender melhor sobre esses mitos e se, de qualquer forma, eles podem prejudicar sua saúde. Todas as informações que selecionamos e que estão listadas abaixo, foram explicadas por médicos e outros especialistas renomados, conforme publicado pelo site Minha Vida.

Confira 12 mentiras sobre a saúde que todo mundo ainda acredita:

1. Álcool corta o efeito de antibióticos

Se não especifica na bula a contraindicação, é porque não há o menor problema em ingerir os dois.

1

2. Micro-ondas causa câncer

A radiação emitida por micro-ondas, que funcionam devidamente, não é suficiente para causar câncer. Além do mais, o que aquece os alimentos, efetivamente, não é a radiação, mas a água. Suas moléculas vibram, produzindo calor e aquecendo seu lanche.

2

3. Ler no escuro prejudica a visão

A única coisa que acontece é uma maior dificuldade em ler, devido à pouca quantidade de luz. Da mesma forma, assistir televisão (ou assistir televisão no escuro), também não prejudica a visão.

3

4. Celular causa tumores cerebrais

Mentira! Não há estudos que comprovam que a radiação emitida pelo aparelho celular provoca câncer. Também é mentira aquela conversa de que, perto do coração, o celular pode causar arritmia.

4

5. Remédio milagrosos

Pílula do câncer e chás que emagrecem ou curam o diabetes também não são verdade. Não acredite em substâncias milagrosas, que prometem resultados imediatos.

5

6. Vento gelado entorta a boca

Para, né? Achar que se você sair do banho quente e tomar uma rajada de vento gelado vai deixar você com a boca torta é muita inocência. As únicas coisas que a medicina reconhecem que podem entortar a face das pessoas são causas muito mais sérias, como infecções, inflamações no nervo facial, traumas na cabeça, infarto, AVCs, entre outras.

6

7. Água com açúcar acalma

Na verdade isso não funciona e não proporciona qualquer benefício para a saúde. Aliás, quando grandes quantidades de açúcar são ingeridas, isso acaba deixando você mais agitado, já que se torna energia para o organismo.

A calma que isso, supostamente, proporciona pode estar relacionada a uma espécie de vício em doces. Quando a pessoa ingere o açúcar, ela tem uma sensação de prazer e recompensa. Mas esse é um efeito psicológico.

7

8. Tomar banho depois das refeições faz mal

Na verdade, não tem nada a ver. Os únicos problemas estão na prática de exercícios físico ou da permanência em saunas, por exemplo, depois de grandes refeições.

A vasodilatação, consequente dessas práticas, pode fazer a pressão baixar e isso é prejudicial. O ideal é que o corpo possa focar na digestão durante um período após a alimentação.

8

9. Você precisa dormir 8 horas por noite

Na verdade, essa quantidade de sono necessária para o descanso do corpo é algo pessoal e depende muito do organismo das pessoas. Tem gente que precisa de 8 horas, outras precisam de menos e ainda há quem preciso de mais de 8 horas de sono para recarregar as energias.

9

10. Ficar descalço causa gripe

Não há qualquer risco de gripe ou pneumonia nisso. O que causa essas doenças, na verdade, são vírus e bactérias.

10

11. Sorvetes causam dor de garganta

Água gelada também não tem esse poder, por mais que sua mãe tenha falado sobre isso a vida inteira com você. Pneumonia também é um risco descartado se você aprecia uma bebida mais gelada ou um bom picolé. Como explicamos no tópico #10, tudo isso é causado por vírus ou bactérias.

Agora, se você tiver sinusite, asma, outros tipos de doenças respiratórias ou mesmo alergia a baixas temperaturas, tente evitar alimentos e bebidas gelados. Nesses casos, pode realmente haver uma piora na saúde.

Sorvete não causa resfriado no inverno

12. Dormir depois de comer causa indigestão

Na verdade, se você puder dormir depois das refeições o corpo agradece, já que pode focar suas energias na digestão e em mais nada. Além disso, você consegue levar o restante do dia com maior disposição depois de um bom cochilo após o almoço.

12

E aí, você ainda acreditava em alguns desses mitos sobre a saúde? Se sim, é provável que você também tenha que abrir os olhos para essas outras “mentirinhas”: 5 mitos sobre o cérebro que você precisa parar de acreditar.

Fonte: Minha Vida, Catraca Livre