5 mitos sobre o cérebro que você precisa parar de acreditar

Se você acompanha o Segredos do Mundo, já conferiu algumas matérias que comprovam o quão maravilhoso é o cérebro humano e como ele manipula você todos os dias. Mas, o que pouca gente sabe é que existem por aí, no meio dos vários conhecimentos que temos sobre essa parte tão importante de nosso corpo, alguns mitos sobre o cérebro tão absurdos que precisam ser derrubados o quanto antes.

Essa matéria de hoje, assim, tem a função de expandir seus conhecimentos e fazer você abrir os olhos para as informações enganosas que você acabou aprendendo ao longo da vida. Por exemplo, você sabia que não tem nada a ver aquele lance das pessoas usarem somente 10% do cérebro? E sobre os tais “lados dominantes do cérebro”, sabia que é mais um dos mitos sobre o cérebro que você sempre acreditou?

Frustante, não é? Apesar de você sempre ter acreditado em um monte de coisas erradas a vida toda, a verdade é que vai acabar se impressionando com o quanto seu cérebro pode ser maravilhoso além das expectativas. Mas, isso, claro, você também já começou a ver nessa matéria, em que é possível conferir 7 provas de que seu cérebro está sempre no comando.

Enfim, melhor mesmo é cortar o papo e deixar você, caro leitor, descobrir na quantidade de mentiras nas quais você já acreditou ao longo da vida. A gente só espera que essa matéria estimule você a ler mais sobre o assunto e desmistificar vários outros mitos por aí.

Confira 5 mitos sobre o cérebro que você precisa parar de acreditar:

5. Você NÃO pode treinar seu cérebro e ficar mais inteligente

1

Se você já comprou ou pensa em comprar uma jogo ou aplicativo que promete turbinar seu cérebro e deixá-lo mais atento, por favor, não perca seu tempo. Conforme testes realizados por neurologistas e psicólogos do Centro de Longevidade de Stanford, esse games, embora estimulem as habilidades cognitivas, o impacto disso na forma que seu cérebro funciona é muito pequeno, praticamente inexistente. Então, sim, esse é um dos mitos sobre o cérebro no qual você não deveria acreditar mais.

4. Bebidas alcoólicas NÃO vão destruir seu cérebro

4

A gente mesmo já mostrou, nessa outra matéria aqui, que existem algumas coisas que podem estar matando seu cérebro lentamente. No entanto, as coisas não funcionam bem assim. Somente muitos anos de consumo excessivo do álcool podem condenar seus neurônios à morte.

Estudos da Sociedade de Neurociência dos Estados Unidos mostram que, com moderação, a bebida pode até fazer bem para sua cachola. Aliás, beber até dois copos de vinho por dia pode até reduzir as chances das pessoas sofrerem um derrame.

3. As pessoas NÃO têm um hemisfério cerebral predominante

3

Sabe aquela história antiga de que pessoas mais emocionais e criativas são regidas pelo lado esquerdo do cérebro e que pessoas mais racionais e calculistas são regidas pelo lado direito? Pois é, esse é um dos vários mitos sobre o cérebro que você precisa esquecer.

Estudos já provaram que isso não existe de forma alguma. Uma das comprovações mais recentes disso, aliás, foi um estudo em que o cérebro de mais de mil pessoas foi examinado. Nenhum dos participantes, conforme os responsáveis pela pesquisa, tinham qualquer tipo de rede mais forte que favorecesse um dos lados do cérebro.

Você pode entender melhor essa questão nessa outra matéria, que mostra também outras coisas impressionantes que acontecem dentro de todos nós e que a gente nem imagina.

2. Pessoas diferentes NÃO aprendem de formas diferentes

2

De acordo com pesquisadores da Universidade de Maastricht, na Holanda, a forma como as pessoas aprendem tem a ver com a coerência do método usado pelos professores para expor a matéria e não é influenciada pelas preferências dos alunos.

Assim, é mais fácil que as pessoas aprendam gramática escrevendo e que aprendam geometria vendo formas geométricas. Então, não é existe uma forma individual de aprendizagem, mas um jeito mais coerente de explicar uma matéria. E isso, claro, não tem nada a ver com o seu Q.I, embora você possa descobrir aqui quanto é o seu.

1. Nós NÃO usamos só 10% do nosso cérebro

5

Esse, com certeza, é um dos mitos sobre o cérebro mais famosos e mais errados que contam por aí. Isso porque os seres humanos usam o cérebro inteiro, e não somente 10% dele, praticamente o tempo todo.

Conforme especialistas, essa quantidade de partes cerebrais em atividade muda dependendo da tarefa que está sendo realizada. Por exemplo, para escrever esse post, o autor está usando grande parte de sua massa cinzenta, o que com certeza é MUITO, MUITO, mais que 10%. Por outro lado, na hora de descansar, a parte utilizada do cérebro é bem menor.

E então, em quantos desses mitos sobre o cérebro você costumava acreditar?

Agora, se você se sentiu enganado depois de ler este post, acredite, seu cérebro também pode ser enganado. Quer descobrir como? Leia 13 formas incríveis de enganar o cérebro humano.

Fonte: Brain DecoderRevista Galileu