O que acontece no corpo quando você para de comer açúcar?

Comer açúcar é uma delícia e ninguém duvida. Como abandonar aquele cafezinho depois do almoço com açúcar, claro? E o que fazer para parar de desejar um pedaço de bolo, um chocolate ou mesmo aquele docinho pequeno e inocente que uma colega de trabalho oferece no meio da tarde?

Mesmo se tratando de um das coisas mais prazerosas da vida, a verdade é que consumir açúcar em excesso pode fazer você ganhar alguns quilinhos e trazer sérios problemas de saúde. Além do diabetes, que pode ser adquirido ao longo da vida, comer açúcar compulsivamente pode causar problemas intestinais seríssimos, aumentar a suscetibilidade a problemas auto-imunes, a colite ulcerativa e assim por diante.

E, embora pouca gente tenha consciência, o alto consumo de açúcar também pode desregular o funcionamento do cérebro. Isso porque esse é um ingrediente que causa dependência, atinge a memória, a capacidade de raciocínio e pode influenciar até mesmo em partes mais sérias, como você vai ver na matéria.

5

É por isso, e uma série de outros motivos que você está prestes a descobrir, que existe uma campanha tão forte para que as pessoas reduzam e até mesmo cortem o consumo de açúcar ao redor do mundo. E isso, obviamente, inclui o controle na ingestão de outros alimentos também ricos no ingrediente, como massas, refrigerantes, doces e tudo o mais que faz parte desse universo tão delicioso e tão destrutivo.

Parece triste, não é mesmo? Mas depois desse post você vai se conscientizar do quanto esse assunto é importante e como você, aos poucos, está se intoxicando e matando seu cérebro aos poucos.

Veja o que acontece no corpo quando você para de comer açúcar:

1. Reduz a ansiedade

1

Como já viu aqui, açúcar é um dos alimentos que viciam mais que cocaína. Dessa forma, como qualquer viciado, você provavelmente já se viu em um completo de estado de urgência para comer um pedaço de bolo ou qualquer outra coisa doce que possa lhe devolver a sensação de felicidade e alívio, não é mesmo?

Mesmo que isso seja sutil e você entenda como um desejo normal do organismo, na verdade, esses impulsos são parte da compulsão de quem consome muito açúcar diariamente.

Embora pareça difícil de acreditar, quando você para de comer açúcar, seu corpo vai se tornando mais estável e retomando o equilíbrio sozinho. Em alguns dias, você se torna uma pessoa menos ansiosa e mais capaz de se concentrar em suas tarefas.

2. Melhora o paladar

3

Açúcar, assim como cigarro, são poderosos quando o assunto é entorpecer nosso paladar ao longo do tempo. No caso do açúcar, por exemplo, o sabor de alimentos como legumes e grãos acabam ficando “sem graça”, porque a quantidade de açúcar que eles têm não é suficiente para despertar suas papilas gustativas, como elas estão acostumadas.

Embora leve um tempo para o paladar se estabilizar quando você para de comer açúcar, com o tempo você vai começar a perceber o sabor dos alimentos naturais. Sem contar que seu corpo vai começar a pedir por açúcares mais saudáveis, como o das frutas.

3. Melhora a capacidade de raciocínio

6

Quando você é uma pessoa que não limita seu consumo de açúcar, é normal que se sinta com os pensamentos mais nebulosos, já que seu corpo está cronicamente cansado. Isso acontece porque o excesso de açúcar força o organismo a ficar, constantemente, trabalhando para se reequilibrar, especialmente quanto às taxas de insulina.

Quando você para de comer açúcar, no entanto, seu sentimento de “controle” do corpo é maior, devida à clareza de pensamento. Com o corpo mais ativo, você pensa melhor.

4. Melhora a memória

4

Estudos científicos apontam que dietas ricas em açúcar e pobres em gordura estão diretamente ligadas a problemas de memória e até mesmo ao Alzheimer. Isso acontece porque comer açúcar acaba retardando a produtividade do cérebro e, com o passar do tempo, pode até mesmo causar danos ao chamados centros de memória.

A boa notícia é que, eliminando ou diminuindo a quantidade de açúcar que você consome e aumentando a quantidade gorduras saudáveis você pode curar essas alterações e manter uma memória saudável.

Mesmo com a idade, a tendência é que as pessoas que não consomem açúcar, ou consomem em baixas quantidades, tenha a cabeça mais nítida e o raciocínio mais rápido, mesmo com o avanço da idade.

5. Bem estar constante

2

Embora comer açúcar, e tudo relacionado a confeitaria, seja um dos grandes prazeres da vida, a verdade é que quando você suspende esse ingrediente de seus hábitos você passa a se sentir melhor.

Conforme especialistas, o açúcar é um alimento inflamatório, que pode ser desgastante para o organismo, especialmente devido aos picos intensos de insulina necessários para digeri-lo. Quando você para de ocupar seu corpo com esse tipo de tarefa, você descobre que se sente muito mais saudável e bem consigo mesmo, aumentado, inclusive, a disposição para o trabalho e para os exercícios.

E, por falar em efeitos intensos no organismo, você deveria conferir ainda: O que acontece em seu corpo quando você fica estressado?

Fontes: LifeHack, UCLA