12 últimas refeições de presos condenados à morte

Embora a pena de morte seja uma punição controversa e polêmica, há lugares, como os Estados Unidos, em que esse tipo de condenação é comum para os crimes mais graves, como estupros e assassinatos. Acontece, no entanto, que a pena é tão drástica que mesmo os Estados que a defendem oferecem um “consolo” final, um luxo às pessoas que já não vão mais viver: as últimas refeições de presos condenados à morte.

Para ser mais específico, horas antes da execução, os presos têm o direito de comer o que quiserem, para não partirem dessa vida com o estômago vazio. E, na maioria das vezes, como você vai ver na lista abaixo, as últimas refeições de presos condenados à morte são um espetáculo à parte.

Isso porque eles pedem tudo que têm direito ou vontade de comer. Frangos fritos, camarões, lagostas, baldes de sorvete, morangos, costelas inteiras e até mesmo a trilogia do Senhor dos Anéis são algumas das coisas mais marcantes que já fizeram parte da últimas refeições de presos condenados à morte.

Esse costume das últimas refeições de presos condenados à morte, aliás, é tão curioso que chamou a atenção do fotógrafo Henry Hargreaves. Sensibilizado com alguns dos últimos pedidos desses condenados, o profissional acabou se inspirando e deu origem a uma incrível série fotográfica remontando alguns dos mais “chamativos” pedidos de últimas refeições de presos condenados à morte nos Estados Unidos.

Algumas das mais impressionantes imagens do ensaio que mostra as últimas refeições de presos condenados à morte, você confere na lista abaixo. Esse trabalho de Henry, aliás, acabou se tornando o livro “No Seconds” (Sem Segundos, em tradução livre).

Veja algumas das fotos das últimas refeições de presos condenados à morte:

1. Ted Bundy

1

Como não pediu nada especial, providenciaram a ele o cardápio tradicional do corredor da morte, com bife, ovos, torradas, hash browns, manteiga, geleia, leite e suco.

2. Teresa Lewis

2

Frango frito, ervilhas com manteiga, uma torta de maçã e uma lata de refrigerante Dr.Pepper.

3. John Wayne Gacy

3

Camarões fritos, frangos fritos, batatas fritas e meio quilo de morangos. (Confira também: Quanto são 2 mil calorias?)

4. Stephen Anderson

4

Dois queijos-quentes, torta de pêssego, queijo cotage, seleta de milho, rabanetes e sorvete de flocos.

5. Ricky Ray Rector

5

Bife, frango frito, “Ki-Suco” de cereja e um pedaço de torta de nozes. Mas ele não comeu a sobremesa e disse para o policial que estava guardando pra mais tarde…

6. Ronnie Threadgill

6

Frango assado, purê de batatas com molho, vegetais, ervilhas, pão, chá, água e ponche. Mas, como a “última refeição” foi abolida do Texas em 2011, o pedido do condenado foi suspenso e ele acabou recebendo a mesma refeição que todos os outros presos em sua unidade.

7. Ferdinando Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti

7

Sopa, carne, torradas e chá.

8. Allen Lee “tiny” Davis

8

Meia porção de camarões fritos, um rabo de lagosta, meio pão de alho, mexilhões fritos e um copo de cerveja de raiz.

9. Ronnie Lee Gardner

9

Rabo de lagosta, bife, torta de maçã e sorvete de baunilha. Durante a refeição, ele assistiu a todos os filmes do Senhor dos Anéis.

10. Timothy McVeigh

10

Um litro de sorvete de menta com flocos de chocolate. Foi tudo o que Timothy pediu.

11. Angel Nieves Diaz

11

O preso recusou a refeição especial e normal também…foi executado de barriga vazia.

12. Victor Feguer

12

Uma azeitona com caroço. Ele disse que o caroço iria crescer de dentro do seu corpo, fazendo dele um símbolo da paz…

E você, o que pediria se tivesse que compartilha dessas últimas refeições de presos condenados à morte?