Não adianta, apesar de parecer nojento, o suor não é algo do qual a gente possa fugir: mais cedo ou mais tarde você também vai suar, seja por causa dos exercícios físicos da academia (ou não…), seja por causa do calor que faz em algumas cidades. Mas a verdade é que existem por aí algumas curiosidades sobre o suor que a maioria de nós não conhece.
Aliás, sobre essas curiosidades sobre suor, como você vai ter a oportunidade de conferir hoje, o deixam muito menos nojento. Isso porque você passa a entender sobre sua composição, quais suas funções e até mesmo o que ele pode proporcionar ao corpo humano. E, acredite, não é só daquele “cheirinho” característico que estamos falando!
Inclusive, para falar a verdade, essas curiosidades sobre o suor se revelam tão inusitadas deveriam estar nessa outra matéria do Segredos do Mundo, que trata sobre alguns segredos bizarros sobre o corpo humano (clique para relembrar). Isso porque, como você vai ver em instantes, o suor pode ser um mecanismo de nosso organismo comunicar se estamos enfermos ou saudáveis e daí por diante.
Incrível pensar nisso tudo sobre o simples, e até nojento, ato de suar, não é mesmo? Pois não perca por esperar para descobrir as outras funcionalidades e até mesmo alguns segredos sobre esse fluído natural que produzimos.
Veja, abaixo, algumas curiosidades sobre o suor que você não sabia:
1. Quase tudo água
Apesar de muita gente achá-lo nojento, uma das curiosidades sobre o suor é que ele é composto por quase 99% de água. Isso porque sua principal função é o resfriamento do corpo.
2. Antibiótico
Outra das curiosidades sobre o suor que ninguém sabe é que suas gotinhas contém uma espécie de antibiótico natural, chamado dermcidina. Essa substância tem o poder de regular o crescimento de bactérias sobre a pele e consegue até mesmo combater infecções.
3. Nem todo mundo sua do mesmo jeito
Quanto mais velha a pessoa, menos ela vai suar, sabia? A quantidade de suor também é diferente entre os gêneros, sendo que os homens podem suar até duas vezes mais que as mulheres.
4. Suor no reino animal
Outra das curiosidades sobre o suor que costuma surpreender é o fato de alguns animais também poderem suar, além dos seres humanos. É o caso, por exemplo, dos cavalos e os hipopótamos. No primeiro grupo de animais, inclusive, o suor serve para deixar a pelagem brilhante. Já com os hipopótamos, o suor funciona como uma espécie de protetor solar natural e é avermelhado.
5. Suor vermelho
Aliás, uma das curiosidades sobre o suor é que ele pode ser vermelho também em alguns seres humanos. Pessoas que têm o suor avermelhado, aliás, apresentam uma condição rara, chamada hematohidrose. Isso acontece porque alguns vasos sanguíneos se misturam com as glândulas sudoríparas e faz com que a pessoa que apresenta essa condição sue sangue.
6. Suor de outras cores
Outras condições raras também exitem envolvendo o suor. A chamada cromidrose, por exemplo, faz com que as pessoas suem em cores como laranja e azul (azulado, melhor dizendo). Essa condição pode ser mais comum em pessoas que fazem uso de drogas, mas indivíduos perfeitamente normais também já apresentaram casos parecidos.
7. O tal do cheirinho
Apesar de nunca ser muito agradável, o cheiro do suor pode diferenciar uma pessoa saudável de uma doente. Conforme especialistas, o corpo costuma emitir compostos orgânicos que evaporam com base na condição que se encontra o metabolismo. Sendo assim, quando há enfermidade, o organismo é capaz de modificar isso.
8. Detector de doenças
Uma das curiosidades sobre o suor que todo mundo deveria saber é como detectar doenças a partir desse fluído. Conforme especialistas, por meio do que é chamado o teste do suor, é possível detectar fibrose cística, condição que faz com que os cloretos de sódio fiquem muito mais concentrados no suor das pessoas.
9. Suor alterado pelas emoções
Parece estranho pensar nisso, mas sim, uma das curiosidades sobre o suor é que ele pode ser alterado pelo estado emocional das pessoas. Um teste comprovou, por exemplo, que o cheiro do suor de pessoas que assistiam filmes de terror era totalmente diferente, e mais agressivo, do que de pessoas que assistiam filmes de romance.
10. Suor, uma marca pessoal
Suas digitais não são sua única assinatura biológica, digamos assim. O suor também funcionam assim, fazendo com que o seu não seja igual ao de mais ninguém. Apesar disso, o suor é uma mistura de 373 compostos voláteis, em média, que permanece constante o tempo todo.
11. Glândulas específicas
E, embora o suor seja personalizado, como vimos no tópico superior, a verdade é que todo ser humano só tem dois grupos de glândulas sudoríparas que produzem esse fluído: as apócrinas, que ficam na região das axilas e na região genital; e as écrinas, espalhadas por todo o corpo.
12. E o aroma, de onde vem?
Já sobre o aroma, são exatamente essas tais glândulas das axilas e da região genital as responsáveis pela maior parte do odor do seu suor, embora elas produzam uma quantidade mínima desse fluído. Isso porque, conforme explica a ciência, é nessas partes do corpo que a taxa de água é tem uma maior concentração de resíduos bacterianos.
13. Suor em água potável
Uma das curiosidades sobre o suor mais estranhas até agora é que um engenheiro, chamado Andreas Hammar, desenvolveu, em 2013, uma “máquina de suor”, que transforma o suor das pessoas em água potável. Todo o sistema começa quando o suor é puxado das roupas das pessoas, por meio de um processo de fiação, aquecimento e filtragem, acaba gerando água apropriada ao consumo. Infelizmente (ou felizmente) a ideia não é muito funcional, já que uma camisa suada, por exemplo, só rende 2 colheres de chá de água purificada.
14. Sobre as meias e os pés
Talvez a gente nem devesse mencionar o assunto, mas talvez a ideia do engenheiro fosse mais eficiente caso ele extraísse o suor de meias (usadas). Isso porque uma das curiosidades sobre o suor que ninguém conhece é que nossos pés têm 250 mil glândulas sudoríparas, que permitem que suemos até meio litro por dia!
Que loucura, hein?
Um comentário em “14 curiosidades sobre o suor que você não sabia”