13 segredos bizarros sobre o corpo humano

Acha que, com base no que você aprendeu nas aulas de biologia, você conhece alguma coisa sobre o corpo humano? Bom, se essa era sua crença até hoje, lamentamos informar: há muito mais coisas sobre o corpo humano que os livros de biologia vão revelar para você.

Sem contar que, ao longo dos anos, muito mais estudos e descobertas são divulgadas todos os dias com relação ao corpo humano e suas funções e partes. Isso, obviamente, faz com que seja preciso estudar muito e estar completamente atualizado a respeito do mundo científico para afirmar, com certeza, que se sabe alguma coisa sobre essa máquina perfeita que é o corpo humano.

É por isso, aliás, que preparamos essa matéria de hoje, que você confere logo abaixo. Na seleção, como você vai ver, estão alguns segredos e curiosidades sobre o corpo humano que você não sabe ou que, provavelmente, não se lembra mais.

Quantidade de vezes que o coração humano bate por minuto, quantos litros de sangue, em média, uma pessoa adulta tem no corpo, quantas vezes você pisca, onde sua língua costuma descansar e assim por diante. Esses são alguns assuntos sobre o corpo humano que vamos tratar abaixo e que você, com certeza, vai gostar de descobrir, por serem bastante curiosos e, não raro, um tato bizarros. Preparado?

Então confira, agora, alguns segredos bizarros sobre o corpo humano:

1. A maioria das pessoas respiram entre 12 e 20 vezes por minuto;

1

2. Um monte de pessoas, incrivelmente, respiram com uma narina de cada vez;

2

Isso acontece graças a uma coisa chamada ciclo nasal. Isso faz com que entre 20% e 80% das pessoas tenham uma das narinas bloqueadas durante a respiração. Depois de um tempo, a narina dominante no processo muda e assim sucessivamente.

3. Você, assim como grande parte das pessoas, pisca cerca de 15 vezes por minuto

3

Essa, na verdade, é uma média. Pode haver uma grande variação para mais ou para menos (estilo estatística do Ipobe, sabe?). Essa taxa de piscadas também tende a mudar dependendo do que a pessoa estiver fazendo, como conversando ou lendo.

4. Há ácaros vivendo em seus cílios (e no de todo mundo)

4

E também em torno do seu nariz, nos ouvidos, nas glândulas sebáceas e assim por diante. Eles, de forma geral, têm 8 pernas curtas e seus corpos são alongados, como na foto. Além disso, eles são divididos pela ciência em dois tipos: os Demodex folliculorum, que vivem nos folículos pilosos e habitam os rostos humanos; e os Demodex brevis, que vivem em suas glândulas sebáceas.

5. Você é incapaz de respirar e engolir ao mesmo tempo;

5

Em algum momento da evolução humana, todos nós perdemos essa capacidade.

6. Sua língua sempre “descansa” na parte superior ou inferior de sua boca;

6

7. Há mais bactérias vivendo em sua boca que seres humanos no planeta Terra!

7

Dr Bruce Paster , microbiólogo do Instituto Forsyth, em Boston, Massachusetts, provou em 2007 que há entre 10 e 50 bilhões de bactérias na boca dos seres humanos;

8. Em média, um adulto tem cerca de 10 litros de sangue no corpo;

8

E durante uma doação de sangue, apenas 1 litro é retirado de suas veias.

9. A maioria dos corações adultos pelo mundo, batem entre 60 e 100 vezes por minuto;

9

A cada batida, o coração consegue bombear em torno de 70 ml de sangue.

10. De forma geral, o coração humano tem capacidade de bombear, aproximadamente, 5 litros de sangue por minuto;

10

11. De forma geral, as pessoas são suscetíveis ao bocejo, mesmo quando não estão cansadas;

11

É comum, aliás, que o corpo humano responda com um boceja ao ver outra pessoa ou animal bocejando. Muita gente chega a boceja, inclusive, só de ler a palavra “bocejo”.

12. Coceira também pode ser contagiosa

12

Tanto por se espalhar por outras partes do corpo humano, quanto por influenciar o mesmo comportamento em outras pessoas. De acordo com os neurocientistas da Universidade de Maryland, quando outro indivíduo é visto se coçando é comum que a mesma reação seja desencadeada na pessoa que observa a ação, uma vez que o corpo humano luta para se livrar das pragas, reais ou imaginárias.

13. E, finalmente, é assim que sua coluna fica quando você curva seu pescoço para usar o celular ou ler este post…

13

De acordo com um trabalho publicado na Surgical Technology International Journal, ao olhar para o telefone, um livro, ou qualquer coisa, a envergadura que costumamos fazer com o pescoço força, em média, poderia estar 27 kg sobre nossa coluna.

14

Assustador descobrir todos esse segredos bizarros sobre o corpo humano, não? Ainda sobre o assunto, leia também: Preços de 15 órgãos humanos no mercado negro.

Bônus: O que acontece se você beber sangue?
1
Segundo especialistas, em quantidades muito pequenas e se o sangue não tiver nenhum agente patogênico (Doenças transmissíveis pelo sangue), a ingestão não deve prejudicar.

Mas, se ingerido em uma quantidade maior ele se torna tóxico, ou seja uma espécie de veneno, claro que uma pequena quantidade não é capaz de te matar, mas quanto mais sangue você ingerir maior risco de morte estará correndo. Como o sangue é rico em ferro, o corpo tem dificuldade em excretar o excesso de ferro, sendo assim você corre risco de ter uma overdose de ferro e acabar morrendo.