É só o nadador americano Michael Phelps aparecer que todo mundo sabe que acabaram as chances para qualquer outro atleta na competição. E isso não é só fama: ele é um dos maiores recordistas em várias categorias da natação nos Estados Unidos e em todo o mundo.
Um bom exemplo da invencibilidade de Michael Phelps é seu número de medalhas olímpicas. Ao todo, o nadador conseguir conquistar 25 medalhes em sua carreira, sem 21 delas de ouro.
Isso faz de Phelps o maior recordista de medalhas em toda a história dos Jogos Olímpicos. Impressionante, não?
No entanto, como você está prestes a descobrir, existem muito mais fatos e detalhes impressionantes sobre a vida e a carreira de Michael Phelps que qualquer um de nós poderia imaginar. E, como você vai ver, houve até mesmo alguns desafios no início, que o nadador precisou de força para vencer.
Mas, claro, vá se preparando, porque boa parte, se não tudo sobre o que listamos a respeito do americano, são vitórias e louvores. Pode até parecer bajulação, porém, até mesmo a estrutura física do atleta é favorável à sua atuação nas piscinas olímpicas e de outras competições. Quer ver?
Confira 14 fatos sobre Michael Phelps que vão deixar você de queixo caído:
1. Michael Phelps começou a nadar aos 7 anos de idade;
2. A primeira coisa que Phelps aprendeu foi o nado de costas, porque ele tinha medo de colocar a cabeça embaixo d’água na infância;
3. Apenas três anos depois de começar a nada, Michael Phelps já estabeleceu um recorde nacional para sua faixa etária no nado borboleta de 100 metros;
O tempo dele foi de 1 minutos, 8 segundos e 54 milésimos.
4. Em 2000, ele se tornou o mais jovem nadador americano a competir nos Jogos Olímpicos em quase 70 anos;
Ele tinha apenas 15 anos quando se destacou nos Jogos de Sidney, na Austrália.
5. A envergadura de Phelps, ou seja, a distância de uma ponta a outra de seus braços abertos; é maior que sua altura;
Ele tem uma envergadura de 2,01 m e sua altura é de 1,93 m.
6. Os pés de Michael Phelps também o tornam um nadador nato;
Além de grandes (ele calça o número 43), seus tornozelos são mais flexíveis que o da maioria das pessoas e conseguem dobrar 15 graus a mais que o normal. Ou seja, são praticamente pés de pato!
7. Phelps também é capaz de se recuperar mais rápidos dos esforços físicos que os demais, o que o permitiria competir mais de uma vez em um só dia;
Após o exercício intenso, o ácido láctico se move para a corrente sanguínea e se torna lactato (produzido pelo organismo após a queima de glicose). Os altos níveis de lactato no corpo causa fadiga e retarda a recuperação física.
No entanto, se se corpor conseguir reduzir os níveis de lactato mais rápido, mais ágil também será sua recuperação e o melhor será seu desempenho na próxima vez que você tem que competir. Phelps, supostamente, produz de alguma forma menos lactato e, portanto, se recupera de forma relativamente rápida e está pronto para nadar com toda força novamente mais cedo do que seus concorrentes.
8. Ele pode nadar 100 metros em menos de 50 segundos;
É dele o recorde mundial nos 100 metros borboleta com um tempo de 49 segundos e 82 milésimos. Ele também é recordista mundial no nado borboleta de 200 metros, com o tempo de 1 minuto, 51 segundos e 51 milésimos.
9. Aos 15 anos, ele se tornou o atleta mais jovem a quebrar um recorde mundial;
Ele fez isso nos 200 metros borboleta, em Spring Nationals, em 2001.
10. Aos 27 anos, Michael Phelps se tornou o atleta mais condecorado da história dos Jogos Olímpicos;
Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, ele ganhou a medalha de ouro no revezamento 4 x 200 m livre. Essa foi sua 19ª medalha, mais do que qualquer outro atleta havia conseguido na história dos Jogos.
11. Ele mesmo quebrou seu recorde em medalhas olímpicas;
Somente em Londres, ele ganhou mais três medalhas, completando 22 condecorações em sua carreira. Atualmente, com as Olimpíadas do Rio, seu número de medalhas passou para 25.
12. Ele ainda é recordista americano de outros 12 eventos que conseguiu vencer em faixas etárias diferentes;
Ele conseguiu os feitos, especialmente, entre 16 e 19 anos.
13. Enquanto se preparava para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Phelps nadava 80 mil metros por semana;
Ele conseguiu isso nadando de duas a três vezes por dia.
14. Michael Phelps é o 5º atleta olímpico mais rico do mundo e o nadador olímpicos mais bem pago;
Estima-se que a fortuna do americano tenha um patrimônio líquido de 55 milhões. Seus colegas de profissão Mark Spitz e Ryan Lochte, por outro lado, têm patrimônios bem mais modestos, de 20 milhões e 3 milhões, respectivamente.
É mole? E, se quiser saber um pouco mais sobre os atletas que estão disputando dos Jogos Olímpicos de 2016, confira também: Sexo pode afetar o desempenho dos atletas olímpicos?
Fonte: BuzzFeed