14 fatos sobre Michael Phelps que vão deixar você de queixo caído

É só o nadador americano Michael Phelps aparecer que todo mundo sabe que acabaram as chances para qualquer outro atleta na competição. E isso não é só fama: ele é um dos maiores recordistas em várias categorias da natação nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Um bom exemplo da invencibilidade de Michael Phelps é seu número de medalhas olímpicas. Ao todo, o nadador conseguir conquistar 25 medalhes em sua carreira, sem 21 delas de ouro.

Isso faz de Phelps o maior recordista de medalhas em toda a história dos Jogos Olímpicos. Impressionante, não?

No entanto, como você está prestes a descobrir, existem muito mais fatos e detalhes impressionantes sobre a vida e a carreira de Michael Phelps que qualquer um de nós poderia imaginar. E, como você vai ver, houve até mesmo alguns desafios no início, que o nadador precisou de força para vencer.

Mas, claro, vá se preparando, porque boa parte, se não tudo sobre o que listamos a respeito do americano, são vitórias e louvores. Pode até parecer bajulação, porém, até mesmo a estrutura física do atleta é favorável à sua atuação nas piscinas olímpicas e de outras competições. Quer ver?

Confira 14 fatos sobre Michael Phelps que vão deixar você de queixo caído:

1. Michael Phelps começou a nadar aos 7 anos de idade;

1

2. A primeira coisa que Phelps aprendeu foi o nado de costas, porque ele tinha medo de colocar a cabeça embaixo d’água na infância;

2

3. Apenas três anos depois de começar a nada, Michael Phelps já estabeleceu um recorde nacional para sua faixa etária no nado borboleta de 100 metros;

O tempo dele foi de 1 minutos, 8 segundos e 54 milésimos.

3

4. Em 2000, ele se tornou o mais jovem nadador americano a competir nos Jogos Olímpicos em quase 70 anos;

Ele tinha apenas 15 anos quando se destacou nos Jogos de Sidney, na Austrália.

4

5. A envergadura de Phelps, ou seja, a distância de uma ponta a outra de seus braços abertos; é maior que sua altura;

Ele tem uma envergadura de 2,01 m e sua altura é de 1,93 m.

5

6. Os pés de Michael Phelps também o tornam um nadador nato;

Além de grandes (ele calça o número 43), seus tornozelos são mais flexíveis que o da maioria das pessoas e conseguem dobrar 15 graus a mais que o normal. Ou seja, são praticamente pés de pato!

6

7. Phelps também é capaz de se recuperar mais rápidos dos esforços físicos que os demais, o que o permitiria competir mais de uma vez em um só dia;

Após o exercício intenso, o ácido láctico se move para a corrente sanguínea e se torna lactato (produzido pelo organismo após a queima de glicose). Os altos níveis de lactato no corpo causa fadiga e retarda a recuperação física.

No entanto, se se corpor conseguir reduzir os níveis de lactato mais rápido, mais ágil também será sua recuperação e o melhor será seu desempenho na próxima vez que você tem que competir. Phelps, supostamente, produz de alguma forma menos lactato e, portanto, se recupera de forma relativamente rápida e está pronto para nadar com toda força novamente mais cedo do que seus concorrentes.

7

8. Ele pode nadar 100 metros em menos de 50 segundos;

É dele o recorde mundial nos 100 metros borboleta com um tempo de 49 segundos e 82 milésimos. Ele também é recordista mundial no nado borboleta de 200 metros, com o tempo de 1 minuto, 51 segundos e 51 milésimos.

8

9. Aos 15 anos, ele se tornou o atleta mais jovem a quebrar um recorde mundial;

Ele fez isso nos 200 metros borboleta, em Spring Nationals, em 2001.

9

10. Aos 27 anos, Michael Phelps se tornou o atleta mais condecorado da história dos Jogos Olímpicos;

Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, ele ganhou a medalha de ouro no revezamento 4 x 200 m livre. Essa foi sua 19ª medalha, mais do que qualquer outro atleta havia conseguido na história dos Jogos.

10

11. Ele mesmo quebrou seu recorde em medalhas olímpicas;

Somente em Londres, ele ganhou mais três medalhas, completando 22 condecorações em sua carreira. Atualmente, com as Olimpíadas do Rio, seu número de medalhas passou para 25.

11

12. Ele ainda é recordista americano de outros 12 eventos que conseguiu vencer em faixas etárias diferentes;

Ele conseguiu os feitos, especialmente, entre 16 e 19 anos.

12

13. Enquanto se preparava para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Phelps nadava 80 mil metros por semana;

Ele conseguiu isso nadando de duas a três vezes por dia.

13

14. Michael Phelps é o 5º atleta olímpico mais rico do mundo e o nadador olímpicos mais bem pago;

Estima-se que a fortuna do americano tenha um patrimônio líquido de 55 milhões. Seus colegas de profissão Mark Spitz e Ryan Lochte, por outro lado, têm patrimônios bem mais modestos, de 20 milhões e 3 milhões, respectivamente.

14

É mole? E, se quiser saber um pouco mais sobre os atletas que estão disputando dos Jogos Olímpicos de 2016, confira também: Sexo pode afetar o desempenho dos atletas olímpicos?

Fonte: BuzzFeed