14 segredos BIZARROS sobre pelos que você não sabe

Se você é um leitor frequente do site Segredos do Mundo, nossos parabéns. Você deve ser um cara muito inteligente! Aliás, como você já deve ter aprendido por aqui, o corpo humano é tão interessantes que até as partes mais improváveis dele, como o umbigo, podem ser muito curiosas. E, se é assim com esse furinho no meio de sua barriga, não é diferente com os pelos que você tem espalhados da cabeça aos pés, não é mesmo?

Claro que dizer que os pelos do seu corpo e do corpo de todo mundo, aliás, pode esconder segredos interessantes e até mesmo bizarros parece um exagero, mas é a pura verdade. Como você vai ver na lista, logo abaixo, existem muito mais coisas para saber sobre seus pelos que um dia você poderia imaginar.

Inclusive, muitas das informações que você vai ter acesso, em segundos, são coisas que você realmente não gostaria nem de imaginar. Um bom exemplo disso é a novidade de que hóspedes indesejados vivem nos pelos de seu rosto e têm sua pele como prato principal todos os dias; sem contar o fato dos pelos poderem se tornar tão excessivos ao ponto de serem considerados uma doença! Já pensou, que coisa mais bizarra?

Difícil de entender tudo isso, não é mesmo? Mas, com jeitinho e muitas imagens engraçadas, e explicativas também, você vai acabar descobrindo tudo que precisa descobrir sobre esses seus “amiguinhos” que estão em seus braços, na barriga e nos lugares mais improváveis possíveis: seus pelos. Preparado?

Confira, abaixo, alguns segredos BIZARROS sobre pelos que você não sabia:

1. Sabia que tem um bichinho que se alimenta de você? Os ácaros microscópicos vivem nos pelinhos de seus cílio e comem as células mortas de sua pele

1

Mas ele também podem ser encontrados nos folículos de seu rosto, como nariz, testa e assim por diante. O óleo de sua pele também é um banquete para essas pequenas criaturas bizarras. A boa notícia, ou nem tão boa assim, é que TODOS nós, sem exceção, temos esses bichinhos no rosto.

2. Penteados apertados, como rabo de cavalo ou tranças, podem causar calvície feminina

2

Esse mal, que existe de verdade (vale o alerta!), é chamado de alopecia por tração. Ele acontece porque os cabelos puxados para trás podem ser arrancados e nascer novamente ou não. Daí, com o tempo, a coisa pode ficar feia, literalmente!

3. Mesmo se a depilação for com cera, os pelos nascem novamente em 1 ou 2 semanas

3

4. Depilações íntimas, com lâmina de barbear, costuma levar muita gente para o Pronto Socorro

4

Por serem locais muito sensíveis, ferimentos nas genitálias podem causar sérios sangramentos. Um estudo sobre casos de Pronto Socorros, realizado em 2002 e 2010, mostrou, por exemplo, que incidentes com lâmina de barbear são a causa mais comum de ferimentos durante a higienização de pelos pubianos.

5. O recordista, que detém o título do pelo de peito mais comprido do mundo exibe, orgulhosamente, 23,5 centímetros de comprimento

5

O título pertence ao chinês Zhao Jingtao, de Harbin, Heilongjiang. Seu recorde foi confirmado pelo Livro dos Recordes, o Guinness Book, em 13 de setembro de 2014.

6. Com exceção da medula óssea, os pelos são os tecidos do seu corpo que nascem mais rápido

6

É por isso, aliás, que o mercado de depilação é tão próspero mundo à fora. Somente nos Estados Unidos, por exemplo, o segmento rende mais de 1 bilhão de dólares.

7. Ainda é uma dúvida para a Ciência se seu cabelo continua crescendo ou não depois da morte

7

Há que diga que os pelos só parecem maiores devido à desidratação do corpo, que faz a pele ressecar e murchar, fazendo com que os pelos que já estavam ali fiquem mais aparentes. Mas, nem isso pode ser provado.

8. Sabia que existe um transtorno que faz com que as pessoas arranquem os próprios pelos e cabelos? O noem é tricotilomania

8

Estima-se que de 2% a 4% da população mundial seja afetada por esse mal. Além disso, de 80% a 90% das vezes, as afetadas são as mulheres. Os dados são do Trichotillomania Learning Center, instituto estrangeiro especializado no estudo da doença.

9. Para que servem as sobrancelhas? Esses pelos estão no seu rosto para impedir que o suor e os óleos de sua pele e couro cabeludo escorram para seus olhos

9

10. Unhas ao invés de cabelos. Uma doença ainda nova para a Ciência faz com que unhas nasçam do folículos capilares na pele, ao invés dos costumeiros pelos

10

O caso mais conhecido da doença é o de Shayna Isom. Ela começou a apresentar os sintomas depois de um terrível ataque de asma. Os médicos acreditam que a doença possa ter alguma ligação com o fato da mulher ter consumido esteroides.

15

11. Pelos em mamilos femininos é muito mais comum que você poderia imaginar

11

12. Os pelos do corpo têm vida extremamente curta, se comparados com seu cabelo

12

Enquanto, na fase de crescimento, seu cabelo dura entre 2 e 6 anos, seus pelos duram em entre 30 e 45 dias, apenas. O problema, claro, é que nascem outros no lugar.

13. Os pelos do nariz funcionam como uma proteção contra doenças virais

13

Os seres humanos ficariam muito mais doentes ou, pelo menos, suscetíveis à elas se partículas maiores entrassem em contato com nosso pulmão. Bloquear essas partículas e manter você livre de doenças virais é a real função dos pelinhos de seu nariz.

14. Hipertricose é uma doença genética que faz com que os pelos do corpo cresçam excessivamente pelo corpo. Quem sobre disso, fica assim:

14

Fala sério, você não tinha nem ideia de que seus pelos poderiam ser tão curiosos assim, não é mesmo?

Fonte: BuzzFeed