21 dicas para agir como um verdadeiro chefe de cozinha

Você pode até não ser uma pessoa muito talentosa na cozinha, mas com as dicas certas ainda pode se tornar, praticamente, um chefe de cozinha. Sabia disso?

Como você vai ver na matéria que preparamos abaixo, tem muito pequeno truque por aí, fácil de ser colocado em prática, mas que muita gente, como você mesmo, ainda não conhece. Por exemplo, você sabe o que fazer para conservar suas ervas sempre frescas? E como fazer com que aquela batata não brote depois de alguns dias na cozinha?

Se você não tem nem ideia de como fazer ou evitar essas coisas, acredite, ainda pode aprender e pagar de chefe de cozinha por aí. Afinal, tudo o que você tem a fazer é ler a seleção que preparamos e aproveitar as oportunidades da vida real para colocar essas dicas em prática.

Assim que você aprender tudinho, quem sabe você possa aliar as novas dicas com essas outras utilidades secretas do sal de cozinha, que você também já conferiu por aqui, no Segredos do Mundo? A gente espera que você possa esbanjar talento por aí depois de tudo isso!

Confira 21 dicas para agir como um verdadeiro chefe de cozinha:

1. Quer tirar o talo do repolho? Bata ele com força contra uma mesa ou bancada.

1

2. Sobrou vinho? Congele o restinho em uma forma de gelo.

4

Isso pode servir para gelar outras taças de vinho mais tarde ou mesmo para fazer outras experiências culinárias.

3. Ovo cozido sem dificuldade para tirar a casca? Faça um pequeno furo na casca do ovo, usando uma agulha de costura ou pino, antes de colocá-lo para cozinhar.

2

4. Quer abacaxis sempre docinhos e bem maduros? Armazene a fruta de cabeça para baixo.

3

5. Que tal fazer sobremesas com casquinhas lindas de chocolate, como os verdadeiros chefes de cozinha? É só fazer isso olha:

7

6. Frutas, como o abacate, ficam conservadas por muito mais tempo quando são banhadas com vinagre de maçã ou ficam armazenadas ao lado de um pedaço de cebola. Isso impede que elas fiquem pretas.

6

7. Outra dica: batatas se conservam por mais tempo e não brotam quando são mantidas ao lado de maçãs.

10

8. Que tal fazer seu próprio creme chantilly? Em um copo de creme de leite espesso, sem soro, coloque uma colher de sopa de açúcar e uma pitada de sal. Aí é só mexer bem e colocar sobre o que você quiser.

8

9. Quer ajustar o tamanho da sua forma? Use um pedaço de alumínio, como na foto.

9

Isso sim é segredo de chefe de cozinha, hein?

10. Sem rolo para abrir massa em casa? Use uma garrafa uma garrafa de vinho!

17

11. E, por falar em massas, sabia que a melhor forma de esquentar a pizza amanhecida é em uma frigideira? Ao invés do micro-ondas, isso faz com que ela esquente por igual e fique com a massa crocante e não encharcada.

16

12. Para aipo ou brócolis, e outros vegetais semelhantes, durarem mais tempo, os enrole em papel alumínio.

11

13. Quer aproveitar um pão amanhecido ou só beliscar algo gostoso e simples de fazer? Faça isso com seu pão, usando queijo e ervas.

15

14. Quer o achocolatado mais gostoso da vida? Aproveite aquele restinho de Nutella, no final do pote, e despeje lá dentro um pouco de leite quente. Agite e se delicie!

13

15. Que tal fazer sua própria maionese, como um chefe de cozinha faria? Coloque a gema de um ovo cozido em um pouco de creme de leite, acrescente uma colher de mostarda e misture tudo.

12

16. Quer um ovo dourado? Faça a gema inverter de lugar com a clara agitando um ovo, ainda cru, por cerca de um minuto. Depois o cozinhe normalmente. Quando tirar a casca, vai ficar parecido com isso:

20

17. Sabe aquelas ervas que estão prestes a perder? Você pode conservá-las com azeite, congeladas em forminhas de gelo. Depois é só pegar um cubinho e usá-lo em qualquer receita.

18

18. Quer fazer seu queijo durar mais? Ao invés de tirá-lo da embalagem, corte o primeiro pedaço do seu queijo junto com uma parte generosa do plástico. Então, é só usar a parte separada da embalagem como um tampa, assim:

19

E então, você sabia que era possível fazer tudo isso de forma tão simples? E, para conhecer outras dicas, também fantásticas, leia ainda: 10 truques de cozinha que você deveria saber há séculos.

Fonte: Brightside