Medicina no passado: fotos arrepiantes que revelam como ela funcionava

A medicina no passado, no auge do século 19, com problemas de saúde como a Peste Negra, os recursos eram limitados e assustadores

Certamente, muita gente morre de medo de agulhas e passa longe de uma injeção. Contudo, esses são procedimentos são infinitamente menos agressivos do que os que existiam coisas na medicina do passado. Isso porque eram muito piores e bem mais dolorosas.

Hoje, por exemplo, a medicina é super avançada. Mas, ainda existem alguns procedimentos que não foram aperfeiçoados ao ponto de ser indolores ou não acabarem em sangue.

Em vista disso, já parou para imaginar o horror que deveriam ser os tratamentos da medicina no passado? Com certeza, não deveria ser nada engraçado ficar doente e ter que enfrentar procedimentos e instrumentos tão arrepiantes quando os que você vai ver na lista abaixo.

Provas de que a medicina no passado era arrepiante

1. Máscara comuns entre os médicos. Em suma, era muito usadas durante o auge da Peste Negra. Isso porque em seus “bicos” ficavam substâncias aromatizadas, para filtrar o mal cheiro.

1

2. Crianças em um aparelho gigantesco, chamado de pulmão de aço, em 1937. Em suma, esse instrumento era bastante utilizado antes da utilização da vacina contra poliomielite. Aliás, segundo relatos, várias crianças viveram meses nessa máquina.

2

3. “O grande purificador do sangue e regulador do sistema”. Essa, aliás, era a fama desse remédio. Aliás, ele era feito especialmente para as mulheres, por um médico famoso no passado, chamado Dr. Kilmer.

3

4. Bebês na hora do bronzeamento. O procedimento, inclusive, era bastante usado no Asilo de Órfãos de Chicago, nos Estados Unidos. Em suma, era usado para compensar o raquitismo das crianças. A foto é de 1925.

4

5. Com vergonha de ser identificada, mulher com prótese se deixa fotografar, no final do século 19.

5

6. Prótese de madeira, feita em 1800.

6

7. Artifícios usados para disfarçar (ou só cobrir mesmo) lesões faciais.

7

8. Garrafa de transfusão de sangue. A foto, aliás, foi feita em 1978, na Inglaterra.

8

9. Aparelho para a coluna vertebral, invetada por um médico chamado Dr. Clark. Foto de 1878.

9

10. Exame neurológico feito com dispositivos elétricos, em 1884.

10

11. Prótese para perna

11

12. Parece um kit de tortura da 2ª Guerra Mundial, mas é um kit cirúrgico. Em suma, era usado por médicos dos Estados Unidos, durante a Guerra Civil.

12

13. Homens na sala de fisioterapia de Walter Reed, durante os anos 20.

13

14. Ferramenta de aprendizes de obstetrícia. Em resumo, era usado para ensinar a respeito de partos e dos primeiros momentos de vida dos bebês. O objeto horroroso, inclusive, foi muito usado entre os anos de 1700 e 1800.

14

15. Tratamento “moderno” da época, desenvolvido por Lewis Sayre, contra escoliose.

15

16. Cadeira de partos. Em resumo, era usada entre os médicos até 1800.

16

17. Bisturis chineses, usados entre 1801 e 1920.

17

18. Modelo anatômico feminino, usado pelos médicos, quando eles não podiam tocar no corpo das mulheres. No caso, eles usavam a boneca para explicar o que as pacientes tinham, apontando partes do corpo do modelo.

18

19. Técnico de radiologia (ou o mais próximo disso), durante a Primeira Guerra Mundial, em 1918.

19

20. Na época, aliás, não existiam anestesias. Assim, os procedimentos cirúrgicos precisavam de éter, usado para “apagar” o paciente. A foto, aliás, pode ter sido registrada entre os anos de 1855 e 1860.

20

21. Aula de medicina no passado, em um auditório, em Chicago, no ano de 1900. Em resumo, um doente era trazido para servir de modelo vivo durante as aulas. Isso, no entanto, dependia da doença que estava em pauta.

21

22. Tratamento contra a insanidade, praticado no século 19, até início do século 20. Em suma, os pacientes eram envolvidos em lençóis molhados e dispostos em camas enfileiradas.

22

23. O único cirurgião que havia em uma expedição na Antárctica. Seu nome era Leonid Rogozov e, em 30 de abril de 1961, ele realizou um procedimento em si mesmo, como mostra a foto.

Isso porque ele havia acabado de sofrer uma crise de apendicite. Contudo, não havia outros cirurgiões no local.

23

Fala sério, de arrepiar, hein?

Outras postagens