Ciência & Tecnologia

3 experiências científicas incríveis para se fazer em casa

Aprender se divertindo é a melhor forma de fixar um conhecimento. Por isso, tente fazer em casa essas 3 experiências científicas iradas.

Atualizado em 05/02/2019

Se você curte física, química e biologia esse post é para você. Se não curte, começará a gostar graças a essas 3 experiências científicas iradas.

Todo mundo sabe que a melhor forma de aprender é se divertindo. E para isso preparamos experiências malucas para você se tornar um cientista. Mas atenção ao passo a passo, pois segurança deve vir em primeiro lugar.

Você verá por aqui conceitos básicos que os professores passam em sala de aula, só que agora de uma forma muito mais leve e interessante. E melhor, você vai fazer na sua casa. Tente reproduzir e nos conte o que deu!

Experiências científicas para fazer em casa

1. Ovo na garrafa

Você vai precisar de:

1 garrafa de vidro (médio e pequeno) 1 ovo cozido Um pedaço de papel (cerca de 20 e 30 cm) e um isqueiro

Passo a passo

Pegue a garrafa de vidro e coloque-a em uma superfície plana e segura. Vire o pedaço de papel com o isqueiro e coloque dentro da garrafa. Imediatamente coloque o ovo na boca da garrafa.

O que você pode aprender?

É super legal ver o experimento acontecer. O ovo entra no interior da garrafa, isso porque o papel ao ser queimado aquece o ar dentro da garrafa e as moléculas se expandem, formando o vácuo parcial.

2. Areia Movediça

Você vai precisar de:

Um recipiente de vidro 1 caixa de amido de milho 2 copos de água 1 bandeja Algumas folhas de jornal

Passo a passo

Primeiramente forre com as folhas de jornal todo o espaço utilizado para fazer a experiência. Depois coloque o amido de milho em um recipiente de vidro e complete com dois copos cheios de água. Misture tudo por mais ou menos 5 minutos, até que a massa se uniformize.Depois observe o que vai acontecer. Toque a massa e sinta e sinta as mãos adentrando.

O que você pode aprender?

Nessa experiência você pode entender como funciona a areia movediça. O sólido disperço no líquido. Sobre pressão a mistura fica sólida, quando se entrega a pressão da mistura, ela volta a ser líquida. Que agonia seria ficar preso em areia movediça, não?

O que acontece nesse fenômeno é chamado de suspensão. A resistência sobre a pressão do separador de água, no caso o amido, forma uma estrutura semirrígida. Quando a pressão é liberada, o amido flui normalmente. O mesmo acontece com a areia movediça.

3. Lata mágica

Você vai precisar de:

Uma lata de alumínio vazia e com a tampa Uma chave de fenda ou objeto pontiagudo semelhante Uma bateria de 9 volts Um elástico 2 clips Fita adesiva

Passo a passo

Fure bem no meio da parte inferior e superior da lata. Use a fita adesiva para colar a bateria no centro do elástico. Depois prenda com os clipes as pontas dos elásticos nas duas partes furadas da lata. O correto é que a bateria fique pendurada pela tensão do elástico.

Agora coloque a lata na horizontal sobre um superfície plana e empurre para frente.

O que você pode aprender?

Esse é um ótimo experimento para se observar a transferência de energia. Essa transferencia ocorre graças a energia cinética.

A lata inicialmente exerce uma força para rodar e se mover, ou seja usa de energia. Ao perder a velocidade, a energia do movimento, energia em potencial, se transfere para a faixa elástica, e depois volta para dentro da lata. Isso forma a energia cinética. Assim a lata volta para o mesmo lugar.

Fonte: noticias universia