3 truques para melhorar a memória que são comprovados pela ciência

Não importa a idade, nossa memória pode nos trair há qualquer hora e o pior, nos momentos mais impróprios possível. Seja em apresentações ou mesmo durante a apresentação de uma pessoa que pode ser importante para você, não se lembrar de argumentações ou de nomes é algo comum, mas que nos deixa em uma tremenda ‘saia justa’, não é mesmo?

Para evitar isso e melhorar a memória de uma maneira eficiente, a ciência tem alguns truques que são fáceis de colocar em prática. Como você vai ver, são coisas bobas, que podem não dão trabalho algum e que você pode incluir em sua vida de maneira bastante natural.

4

Ou você acha que é difícil fazer rabiscos aleatórios enquanto escuta alguma coisa importante, da qual precisa se lembrar mais tarde? E o que dizer de fazer pequenas brincadeiras mentais para melhorar a memória e jamais se esquecer de coisas importantes, como o nome de alguém?

Ficou interessado? Tudo isso e muito mais está na lista que preparamos abaixo. Como você vai ver, todas as dicas são cientificamente comprovadas e podem ajudar você quando for conveniente.

Conheça 3 truques para melhorar a memória:

1. Faça associações com objetos

1

Uma das coisas mais fáceis de se esquecer na vida são nomes de pessoas que acabamos de conhecer. O pior de tudo é que ficar perguntando várias vezes ‘qual é mesmo o seu nome?’ vai criando um clima chato, não é mesmo? Nesses casos, dá para evitar o constrangimento associando o nome da pessoa com algum objetos físico, que vá ajudar você a se lembrar. Se, por exemplo, a Ana estivesse sentada, você poderia pensar: “Ana do sofá”.

Claro que parece uma coisa boba, mas esse truque é um dos mais eficazes possíveis quando o assunto é melhorar a memória. Isso porque nosso cérebro é mais eficaz com realidades que com abstrações.

Sendo assim, pode ter certeza que a técnica vai funcionar com o que mais você precisar. Aliás, quanto mais absurda for a associação, mais fácil será de você se lembrar dela!

2. Compreenda ao invés de decoração

2

Apesar de ser a forma mais usada pelas pessoas, a repetição não é a melhor conselheira na hora de se lembrar das coisas. Isso porque, quando se decora algo, se algum detalhe foge ao roteiro, acaba-se esquecendo tudo.

Dessa forma, a melhor técnica para melhorar a memória e não se esquecer é compreender! Por exemplo, para apresentações, tente entender o conceito a respeito do qual precisa ser falado e você se sairá muito melhor do que se passar horas decorando suas anotações.

3. Rabisque

3

Outro truque que não parece grande coisa mais que ajuda muito na hora de melhorar a memória é rabiscar. Isso mesmo, fazer desenhos, linhas e traços aleatórios em pedaços de papéis podem ajudar a lembrar das coisas porque ajudam a ‘digerir’ informações não visuais (de novo, o cérebro funciona muito bem com abstrações). Isso, sem contar os demais significados que estes rabiscos têm e que você já conferiu aqui, nessa outra matéria.

Isso tudo já foi comprovado por uma pesquisa, feita em 2009. Segundo os cientistas, 29% das pessoas que rabiscavam enquanto ouviam uma lista de nomes conseguiam se lembrar deles com maior facilidade.

Vamos colocar essas dicas em prática? E, se você gostou do conteúdo, muito provavelmente vai ficar feliz em aprender também estes outros truques também eficientes no dia-a-dia: 10 dicas para dominar a psicologia reversa e conseguir o que quiser.

Fonte: Revista Gelileu