5 truques simples que melhoram o sinal do Wi-Fi na hora

Tem coisa mais chata que você tentar fazer um download, abrir um site e o sinal do Wi-Fi não ajudar nessa tarefa? E quando você está assistindo aquele momento decisivo de sua série favorita e a internet simplesmente trava?

Nesses momentos, como você já deve ter comprovado por experiência própria, não adianta xingar, chorar, bater no computador, jogar o celular no chão e, muito menos chutar o roteador. O certo a ser fazer é buscar formas racionais de melhorar o sinal do Wi-Fi.

Aqui mesmo, no Segredos do Mundo, nós já ensinamos alguns métodos que você pode usar para fazer com que o sinal do Wi-Fi fique bom (ou razoável) na casa inteira, mas alguns leitores acharam nossos conselhos um tanto complicados. É por isso que preparamos essa outra matéria, a fim de trazer truques mais simples, instantâneos e que não precisam que você gaste seu dinheiro para dar certo.

Como você vai ver na lista abaixo, existem formas inteligentes de conseguir melhorar o alcance do sinal do Wi-Fi sem muitas “frescuras”. As dicas, aliás, são originalmente do canal Vox, do Youtube, como você pode ver no vídeo, ao final da matéria.

Confira 5 truques simples que melhoram o sinal do Wi-Fi na hora:

1. Centralize o roteador na casa

1

Se você conseguir encontrar um local que esteja mais ao centro da casa, em relação aos demais cômodos, pode garantir que o sinal do Wi-Fi seja melhor distribuído. Uma boa dica para encontrar esse lugar ideal é procurar um local de onde você consegue ver praticamente todos os demais cômodos.

E, só para garantir, lembre-se que locais fechados, como armários; ou mesmo um ambiente que fique muito isolado na casa não são favoráveis à emissão do sinal.

2. Mantenha o roteador longe do chão

2

Outra boa dica, que ajuda o sinal do Wi-Fi melhorar na hora é tirar o roteador do chão, se for o caso do seu aí. Isso porque alguns tipos de materiais podem interferir na emissão dos sinais, como os metais. Além disso, as antenas dos roteadores podem acabar jogando a transmissão do sinal do Wi-Fi para baixo, o que não vai ser bom para sua conexão.

3. Afaste o roteador dos demais eletrônicos

3

Parece que é conveniente, mas não se deve deixar o roteador nem mesmo perto do computador. Isso porque alguns aparelhos eletrônicos, como as TVs, os micro-ondas e assim por diante podem interferir no sinal do Wi-Fi por causa de seus monitores.

4. Aponte as antenas em direções diferentes

4

Outro truque simples que ajuda bastante a potencializar o sinal do Wi-Fi é direcionar a antena interna do roteador para baixo, de forma paralela ao aparelho. Isso ajuda porque a maioria dos notebooks tem antenas horizontais, mas o sinal dos tablets e celulares depende muito da forma como o usuário os segura. Então, se colocar uma antena na vertical e outra na horizontal, seu sinal ficará melhor em todos os aparelhos.

5. Avalie a força do sinal

5

Agora, se depois de todos esses truques o sinal do Wi-Fi ainda não estiver bom, melhor mesmo é se certificar de que a frequência da internet está boa. Para essa tarefa, alguns aplicativos podem ajudar, como Wifi Analyzer, inSSIDer e NetSurveyor.

Abaixo você assiste o vídeo, que mencionamos no início da matéria:

 

E, por fim, se seu sinal estiver realmente ruim, nossa dica é que você confira essa outra matéria: Como descobrir se estão roubando sua internet Wi-Fi.

Fonte: SOS Solteiros, Vox