6 dicas para montar uma horta em casa, mesmo com pouco espaço

Se você gosta de temperos e de cultivar suas próprias plantinhas, por que não ter uma horta em casa? Mesmo que você more em um apê minúsculo, é possível ter suas próprias plantas e temperos, já que algumas espécies não precisam de espaços significativos para crescer.

Claro que toda planta precisa de cuidados, e você vai precisar se comprometer a aguá-las algumas vezes por semana, a adubar e assim por diante. No entanto, uma pequena horta em casa só vai deixar seus pratos ainda mais perfumados, saborosos e frescos, além de deixar o ambiente muito mais vivo.

Abaixo, listamos algumas dicas espertas para quem quer começar uma horta em casa, especialmente se não dispõe de muito espaço para isso. Como você vai ver, você não precisa muito mais de uma janela e de um pouco de criatividade (e de boa vontade) para ter sua própria hortinha.

Confira 6 dicas para montar uma horta em casa:

1. Escolha um lugar bem iluminado

Você não precisa de muito espaço, para ter uma horta em casa, você só precisa escolher um local onde as plantinhas possam receber a luz do sol pelo menos duas horas por dia.

2. Escolha plantas que se adaptem ao clima

Na hora de selecionar o que vai plantar, pense em temperos que se adaptem bem às condições climáticas do ambiente.

No Brasil, por causa do clima quase sempre quente, é mais prudente escolher ervas resistentes. Alecrim, tomilho, hortelã, manjericão, orégano, sálvia, salsinha, coentro e pimentas são boas opções, por exemplo.

3. Reutilize recipientes ao invés de comprar vasos

Potinhos de cosméticos, garrafas PET, xícaras e outros recipientes que você já não queira ou que possam ser reutilizados são ótimas opções para você usar no lugar de vasos. Eles deixam sua horta em casa charmosa e você ajuda o meio ambiente, dando nova função ao que seria lixo.

Nesse post, por exemplo, você encontra várias inspirações de como montar sua horta em casa reutilizando objetos que seriam descartados.

4. Lance mão da compostagem para turbinar suas plantas

Restos de legumes, cascas de frutas, verduras, de ovos e aquele restinho de comida que iria para o lixo também podem ser reutilizados em sua horta em casa.

Você só precisa utilizar a técnica da compostagem para que eles se tornem um excelente adubo para os seus temperinhos e outras plantinhas.

5. Coloque suas plantas próximo à cozinha

O lugar ideal para sua horta ficar é próximo à cozinha, já que os temperinhos já vão ficar todos à mão na hora de cozinhar. Esse também pode ser um lugar estratégico para deixar sua hortinha longe de seus animais de estimação.

6. Plante sua horta em recipientes fáceis de locomover

Outra forma de manter os temperinhos sempre à mão, é plantá-los em recipientes leves, de um tamanho confortável para transportá-los sempre que necessário. Isso também facilita muito os cuidados com a horta.

E então, ficou interessado em montar uma horta em casa? Além de dar mais vida aos ambientes, com certeza, uma hortinha vai deixar sua comida muito mais fresca e saborosa!

Agora, falando em plantas, você pode gostar de conferir ainda: Como as plantas carnívoras digerem a carne das presas?

Fontes: The Body Shop, Área de Mulher