6 formas de fazer as pessoas gostarem de você, segundo o FBI

É comum falar em técnicas policiais usadas no dia-a-dia para detectar mentiras, como já ensinamos aqui, no Segredos do Mundo, nessa outra matéria. O que as pessoas não sabem, no entanto, é que técnicas usadas no cotidiano de polícias especializadas, como dos agentes americanos do FBI, também são bastante úteis na hora de fazer as pessoas gostarem de você.

Isso porque essas técnicas especializadas para estabelecer conversas, demonstrar interesse em determinados assuntos e ganhar confiança são muito usadas em investigações e negociações, como no caso de um sequestro, por exemplo. E é por meio do carisma e da confiança que se estabelece com as dicas que vamos listar abaixo é que os policiais conseguem tirar as informações que precisam, mesmo quando não estão fardados.

E, claro, se é possível conseguir informações de um jeitinho especial, é possível também fazer as pessoas gostarem de você com essas mesmas técnicas. Isso porque quando se mostra simpatia e interesse pelo outro, e se consegue reforçar tudo isso por meio de linguagem não verbal, as pessoas ficam mais abertas à conversa e a conhecer melhor um estranho.

Claro que nada disso se trata de uma manipulação no sentido ruim. Essas técnicas para fazer as pessoas gostarem de você vão ajudar no sentido de quebrar o gelo e conseguir atenção, mas jamais vão forçar uma pessoa a fazer o que ela não queira. Então nada de bancar o espertinho, ok?

Confira, abaixo, 6 formas de fazer as pessoas gostarem você, segundo o FBI:

1. Nunca julgue

As pessoas, especialmente as que você está conhecendo agora, não gostam de ser julgadas por um pensamento, opinião ou ação. Então, não julgue. Converse e escute. Claro que você não precisa concordar com tudo que as pessoas dizem, mas tente entender o que elas estão tentando dizer a você.

Além disso, deixar as pessoas falar sobre si mesmas é uma boa forma de ser admirado e conseguir uma amizade nova. Estudos mostram que pessoas sentem mais prazer em falar sobre si mesmas que falar sobre comida ou dinheiro.

Esses dois pontos fazem com que você ganhe a confiança das pessoas. São algumas das técnicas usadas pelo FBI para começar as negociações com sequestradores, por exemplo.

2. Suspenda seu ego

2

Não corrija e nem critique ninguém. Essas duas ações vão impedir você de ter uma conversa divertida, então, engula seu próprio ego e se controle, especialmente se for daquelas pessoas que adoram pagar de inteligente e fazer a correção de uma palavra, da concordância de um verbo ou de algum número.

Além disso, quando as pessoas ouvem coisas que contradizem suas crenças, a parte lógica de suas mentes desligam na hora e o cérebro se prepara para lutar. É assim que a psicologia explica a reação de pessoas que são criticadas.

3. Seja um bom ouvinte

3

Apesar de estar no terceiro item dessa lista, o ideal é que esse conselho estivesse no início da lista. Isso porque a melhor forma de fazer as pessoas gostarem de você é fazê-las sentir que você as escuta quando estão falando. Como fazer isso?

Simples: pare de pensar no que você vai dizer em seguida e se concentre no que a pessoa está dizendo a você. Além disso, ser curioso e pedir mais detalhes sobre o assunto indica à pessoa que você realmente está prestando atenção e se interessando sobre o tema.

Essas dicas também ajudam a tornar você um bom ouvinte:

. Ouça o que está sendo dito dizem. Não interrompa nem discorde;

. Acenar com a cabeça e fazer breves comentários de reconhecimento como “sim” e “uh-huh” também indicam atenção;

. De forma sutil e resumida, repita pequenas partes da conversa. Isso ajuda a captar a essência do discurso da outra pessoa e a fazer com que você preste atenção no contexto;

. Informe-se. Faça perguntas que mostram que você está prestando atenção e que leve a discussão adiante.

4. Demonstre interesse

4

Saber fazer a pergunta certa é o que determina se você consegue ou não fazer as pessoas gostarem de você. Então, assim que você conhecer um pouco mais da outra pessoa, pergunte sobre algum dilema ou desafio que eles está vivendo ou está prestes a viver.

Pergunte sobre o trabalho, o projeto, a tese que está desenvolvendo ou algo assim. E o mais importante: seja sincero e demonstre interesse real.

5. Faça as pessoas se sentirem à vontade

5

Se tratando de um estranho, aja com se estivesse com pressa ou de saída. Se você se sentar do lado de um estranho, num bar, e perguntar se pode lhe pagar uma bebida, provavelmente a outra pessoa vai se sentir ameaçada, de certa forma, e vai preparar seus escudos.

Ninguém quer se sentir preso e obrigado a falar com um maluco desconhecido. No entanto, é muito mais fácil fazer as pessoas gostarem de você se derem espaço a elas e fazê-las se sentirem livres para falar ou não.

6. Use a linguagem corporal a seu favor

6

Não é só o que você fala ou o que você não fala que faz as pessoas gostarem de você. A linguagem corporal, ou seja, seus gestos e expressões; também são primordiais na hora de ganhar a atenção de um desconhecido.

Então, anote das dicas:

. Sorria sempre, quanto fala ou enquanto a outra pessoa fala;

. Mantenha o queixo mais baixo, você não quer parecer superior ou arrogante;

. Não seja agressivo. Ao invés de ficar totalmente voltado para a pessoa, fique meio de perfil. Isso ajuda o ouvinte ou interlocutor a ficar mais a vontade;

. Palmas das mãos sempre para cima e à mostra, durante a conversa. Isso indica que você está prestando atenção, que está interessado e aberto ao assunto;

. Faça gestos positivos, voltados para cima ou abertos. Um simples erguer de sobrancelhas, por exemplo, indica que você está prestando atenção e interagindo com o que a pessoa está contando. A expressão decaída, por outro lado, demonstra estresse ou falta de interesse;

E agora, será que você fazer as pessoas gostarem de você?

Fonte: Time