6 séries que tiveram episódios censurados na TV

Se você acompanha o site Segredos do Mundo, já deve ter percebido por aqui que a censura não é uma exclusividade da ditadura militar, mas está presente em todos os lugares. Bons exemplos disso são 10 imagens inocentes banidas pelo Facebook e 6 cenas proibidas de Cavaleiros do Zodíaco, que tiveram partes banidas de suas produções originais.

Mas, claro, esses não são os únicos exemplos de censura que existem hoje em dia. Algumas séries famosas por aí já tiveram vários episódios censurados na TV, especialmente dos Estados Unidos.

Em alguns casos, como você vai ter a oportunidade de ver abaixo, os episódios censurados tratam sobre assuntos polêmicos demais, como o aborto, que a TV prefere se abster. Muitas vezes, no entanto, o que faz com que episódios censurados desapareçam de suas séries são imagens fortes, de cunho assustador ou chocante demais.

E, claro, também são comuns episódios censurados por tratar de assuntos reais e recentes demais. Isso porque, muitas vezes, os roteiristas acabam roubando, sem querer, aspectos da vida real e dos acontecimentos recentes e, não raro, trágicos para seus enredos e personagens. Isso, dependendo do caso, por si só já é um bom motivo para ter alguns episódios censurados, como você vai ver em segundos.

Confira, abaixo, 6 séries que tiveram episódios censurados na TV:

1. Arquivo X

1

Um dos episódios censurados pela TV foi o número 2, da 6ª temporada de Arquivo X. Lançado em 1996, esse episódio tratava sobre um tema super pesado, envolvendo a morte de um bebê e incesto. As cenas foram consideradas tão fortes e cheias de terror, na época, que foi o primeiro episódio da série a ganhar a legenda indicativa de 18 anos. Se você quiser assistir, clique aqui.

2. Family Guy

2

Também conhecida como Uma Família da Pesado, no Brasil, a série é uma das que tiveram episódios censurados na TV. Esse, em questão, pertence à temporada 8 e trata sobre aborto. Durante o episódio “Partial Terms of Endearment”, Lois concorda em ser barriga de aluguel para um casal de amigos, que acabam mortos em um acidente de carro. Essa situação trágica levanta a questão, já que o casal de Family Guy precisa decidir se fica ou não com o bebê.

Abaixo, você consegue ver uma parte do capítulo, em inglês e em baixa qualidade:

https://www.youtube.com/watch?v=WHHXHsC35tE

 

3. Hannibal

3

O 4º episódio da 1ª temporada de Hannibal, chamado “Œuf.” também não foi bem visto pela TV. Isso porque a história tratava sobre uma mulher, que tinha a missão de ensinar crianças a matar outras crianças. Esse foi mais um dos episódios censurados pela TV porque coincidiu com a sequência de atentados na Maratona de Boston.

O capítulo acabou não indo ao ar pela NBC, nos Estados Unidos, mas foi disponibilizado ao público no Blu-ray da primeira temporada. Clicando aqui, aliás, você assiste ao capítulo na íntegra.

4. South Park

4

Se é para falar sobre polêmicas é bom não esquecer de colocar a série de animação na lista, não é mesmo? E, só para variar, South Park também foi uma das séries a ter episódios censurados pela TV. Para ser mais exato, na temporada 14, o episódio 201 tira sarro da cara do ator Tom Cruise e, ao mesmo tempo, zomba de várias religiões. Neste link você consegue ver o capítulo completo, mas com o discurso final censurado.

No vídeo abaixo, no entanto, é possível ver o famoso discurso censurado, mas em inglês:

 

5. Mike & Molly

5

Apesar de ser uma série de comédia e com um enredo bem leve, Mike & Molly também entrou para o hall das séries com episódios censurados pela TV americana. Isso porque o episódio Windy City tratava sobre um período de mau tempo, logo depois dos furacões que destruíram Oklahoma, Kansas, Illinois e Iowa, nos Estados Unidos. Por isso, a exibição do episódio foi proibida durante alguns dias. Clique aqui para ver Windy City na íntegra.

6. Friends

6

O caso mais famoso de episódios censurados nos últimos dias, com certeza, é o da série Friends. Isso porque o episódio 3, da 8ª temporada, chamado “The One Where Rachel Tells…” (Aquele em que Rachel conta…, em português) tratava sobre um mal entendido envolvendo bombas em um aeroporto. O mais irônico de tudo é que a exibição do episódio coincidiu com a época do atentado de 11 de setembro, o que forçou a edição e a recapitulação das cenas.

Abaixo, você confere o trecho de 4 minutos que foi banido desse episódio: