7 coisas que é melhor você JAMAIS dizer no trabalho

Simpatia e “jogo de cintura” são peças fundamentais para um bom relacionamento no trabalho e para criar networking, mas até onde você pode ir sem comprometer sua carreira profissional? A pergunta é difícil de se responder, mas, para adiantar as coisas, existem realmente coisas que você jamais deve dizer no trabalho, seja para seu chefe, seja para um colega de trabalho.

Conforme psicólogos especializados na área profissional, é preciso ter inteligência emocional para “sentir as pessoas” e entender que tipo de comportamento pode ferir a tênue linha que divide sua carreira de sua vida profissional. Esta seria a receita certa para atingir o equilíbrio.

8

Mas, como nem tudo mundo tem tato suficiente para isso e como inteligência emocional se desenvolve com a experiência, separamos hoje algumas dicas sobre o que não se deve dizer no trabalho. E, como você vai ver abaixo, são todos assuntos bastante delicados.

Por exemplo, conversa sobre política, sobre sua vida pessoal e, claro, sobre suas experiências sórdidas da adolescência estão na lista negra sobre o que não se deve ser dito JAMAIS em um ambiente profissional. Entendeu a lógica?

 

Confira 7 coisas que é melhor você JAMAIS dizer no trabalho:

1. Crenças políticas

1

Se você não quiser arranhar sua imagem positiva no trabalho, seja com colegas ou com seus chefes, a melhor coisa é não entrar em discussões políticas. O melhor é que você escute o que as pessoas têm a dizer, se conversarem sobre isso com você, de uma forma neutra.

Segundo psicólogos especialistas no assunto, confrontar os valores de alguém é uma das coisas mais ofensivas que você pode fazer. Quando você discorda da visão política e alguém é mais provável que você vá irritá-la que fazer que ela considere suas ideais.

2. Quem você considera incompetente

2

Outra coisa que pode ser muito mal interpretada, caso você decida dizer no trabalho, é revelar quem você considera o mais incompetente ou menos comprometido da equipe. Isso pode parecer insegurança de sua parte e que está tentando denegrir a imagem de alguém para se valorizar.

A menos que você tenha poder para demitir essa pessoa menos eficiente, o melhor é guardar sua opinião para você. E, caso tenha, melhor mesmo que conversar diretamente com a pessoa.

3. Salário

3

Nem todo mundo que desempenha a mesma função em uma empresa tem o salário igual ao do resto da equipe. Por isso, comentar sobre seu salário é, definitivamente, algo que não se deve dizer no trabalho. A discrição deve ser mantida até mesmo com relação aos aumentos e promoções.

4. O fato de odiar o emprego

4

Reclamar sobre seu trabalho e suas funções é outro tópico dessa lista que não deve ser comentado. Por mais que você confidencie para um colega mais próximo, a verdade é que pessoas queixosas e negativas são sempre mal vistas no mercado de trabalho.

Com isso, você pode perder boas oportunidades de crescer ou pode até mesmo ser substituído, uma vez que chefes têm bastante facilidade em perceber quem está pouco comprometido com o rendimento do trabalho e quem deprime o ânimo da equipe. Então, se não tiver intenção de buscar outro emprego, fique quieto.

5. Vida sexual

5

Outra má ideia é dizer o que você faz em sua vida particular. Por mais que alguns riam, isso pode deixar as pessoas desconfortáveis e até mesmo ofendidas. A mesma discrição deve ser mantida quanto ao que você pensa ou ouve sobre a vida íntima de seus colegas.

6. Histórias cabulosas da juventude

6

Dias em que bebeu até cair, usou drogas, vomitou no tapete da sala da mãe de um amigo, a vez em que você foi preso por detido sem ter habilitação e coisas obscuras que você fez na adolescência não devem viver papo em ambiente de trabalho. Coisas que você fez há muito tempo ainda podem ferir sua reputação e atrapalhar sua carreira, sabia?

7. Planos de mudar de emprego

7

Vou você vai de uma vez, ou fica quieto. Mais uma vez, discrição é tudo na carreira profissional. Então, se não quiser ser demitido ou ficar marcado como uma pessoa que não deseja estar no “time”, não comente seus planos com ninguém. É possível que a empresa também passe a enxergar você como uma grande perda de tempo.

Tenso, né? Você já cometeu alguns desses erros?

Mas, não é somente o que você pode dizer no trabalho que pode comprometer sua carreira profissional, sabia? As coisas que você faz na internet também pode “ferrar” você, como mostra essa outra matéria: 32 posts que fizeram pessoas perder o emprego.

Fonte: Exame