7 dicas para passar em qualquer concurso público

Estabilidade, bons salários e possibilidade de crescimento na carreira. Estes são apenas alguns dos atrativos que os empregos públicos oferecem e que acabam incentivando tanta gente a abandonar a iniciativa privada. Mas, como você já deve saber, para conseguir tudo isso é preciso passar em um concurso público, uma das missões mais difíceis e estressantes que alguém pode se impor.

Isso porque, na maioria dos casos, os melhores cargos contam com poucas vagas (às vezes apenas uma), que disputadas com unhas, dentes e muito cérebro entre centenas e centenas de candidatos. E, nesse caso, somente os mais preparados e que souberam captar bem o conteúdo exigido nos exames é que são aprovados.

Mas, afinal de contas, será que existe um segredo para que as pessoas sejam aprovadas em um concurso público? Será que existe um método de estudo mais eficiente ou mesmo algum tipo de preparação específica capazes de ajudar a controlar a ansiedade, dar poder ao candidato de controlar o tempo e ainda oferecer boa captação de todas as matérias importantes para a área disputada?

Hand completing a multiple choice exam.

A resposta para esta pergunta pode parecer um pouco pessimista, mas a verdade é que milagres não existem! O que faz um concurseiro ter êxito são sua própria disciplina e dedicação. No entanto, a boa notícia é que existem também truques, especialmente durante o tempo de preparação, que podem possibilitar um melhor aproveitamento do tempo de estudos, por exemplo.

E isso, com certeza, faz TODA a diferença na hora da aprovação. Quer ver?

Confira 7 dicas para passar em qualquer concurso público:

1. Motivação

1

Organizar a vida para estudar para um concurso não é fácil, por isso, motivação é o primeiro passo decisivo para você passar em um concurso público. Obviamente, esta questão é bastante pessoal e variável, já que cada pessoa conhece o motivo pelo qual ela deseja entrar para o serviços público, seja estabilidade, possibilidade de um salário melhor, recursos para ajudar a família e assim por diante.

É também esta motivação pessoal que vai fazer com que o candidato não desista no meio do caminho, já que a rotina de estudos e algumas possíveis barreiras podem acabar desanimando depois de um tempo. Neste caso, não exite em relembrar seus motivos pessoais para passar em um concurso público e, assim, “recarregue suas baterias” para os estudos.

2. Disciplina

2

Quando o assunto são os concursos públicos, não há sucesso sem o mínimo de disciplina. Isso porque toda a vida do candidato deve mudar para que sua nova rotina de estudos seja encaixada no dia-a-dia.

Para ajudar nessa missão, especialistas indicam que concurseiros criei quadros de horários, onde estarão especificadas as tarefas diárias e os horários de início e de término de cada uma delas. Nesses esquemas, é preciso indicar horário para acordar, comer, fazer exercícios físicos, trabalhar, se divertir e cuidar da vida pessoal, como do relacionamento amoroso ou com da família.

3

Sem isso, é fácil o estresse chegar e destruir toda sua rotina de estudos no meio do caminho, mesmo que você tenha se mostrado um candidato dedicado e disciplinado no início. A definição de horários também ajuda os estudantes a se concentrarem melhor, já que cortam de suas mentas a ansiedade ligada à próxima tarefa do dia, já que tudo tem horário para começar e para acabar.

3. Organização de estudos

4

A preparação para as provas, obviamente, é a parte mais importante e decisiva para passar em qualquer concurso público. Para isso, é preciso começar a estudar o quanto antes para uma área de atuação que lhe interesse, mesmo antes do edital do próximo concurso ser publicado.

Neste caso, os editais anteriores são ótimas fontes de orientação para o conteúdo a ser estudado e serve também para ter uma noção de quais matérias têm maior peso na nota e assim por diante. Então, quando o edital do concurso no qual você se inscreveu for divulgado, você estará adiantado e só precisará complementar seus estudos caso haja alguma novidade ou intensificar seu ritmo de preparação.

4. Métodos de estudos

6

Cada candidato precisa descobrir quais os métodos de estudos lhe permite uma melhor compreensão e absorção do conteúdo. No entanto, segundo estudos científicos, o que mais funciona na hora dos estudos é a escrita, por meio de resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações e assim por diante.

Cores variadas nas anotações também são uma excelente maneira de estimular a atenção e facilitar seus estudos posteriores. Dessa maneira você consegue correlacionar assuntos por cores, da mesma forma que a variação de cores podem indicar os assuntos mais quentes do concurso, as exceções, os princípios teóricos e assim por diante.

5. Energia positiva

7

Parece besteira, mas estar em um ambiente positivo e manter seus próprios pensamentos nessa linha otimista ajuda bastante na preparação de concurseiros. Para isso, busque também estar em companhia de pessoas que apoiam seus esforços para passar em um concurso público.

Estar perto de amigos que têm sonhos semelhantes e que possam ajudar você de alguma forma nos estudos são ótimas maneiras de manter a energia positiva ao seu redor, sem clima de dúvidas ou insegurança.

6. Treino prático

8

Não adianta nada anotar todas as dicas que disponibilizamos até agora se você não tiver treinamento prático em concurso público. Portanto, fazer simulados ou provas reais de concursos das áreas que interessem a você é essencial em sua preparação, já que é a prática que faz a perfeição.

Provas de concursos antigos, simulados filantrópicos, na internet; e concursos reais na área são necessários para um candidato estar bem preparado e confiante.

7. Simplicidade e objetividade

5

Na hora da prova, a primeira coisa que o candidato precisa ter em mente é que o nervosismo só atrapalha. Quando estiver devidamente calmo, ele deve focar em respostas simples e objetivas, mas sem se esquecer que a linguagem adequada para a prova é a formal.

Ter controle do tempo, dominar a língua portuguesa para evitar erros primários e, claro, manter a letra legível são outros atributos que ajudam bastante os concurseiros a obterem êxito. O detalhe final, claro, é se manter humilde, já que criticar seu examinador ou tentar parecer mais inteligente que ele não vai levar ninguém à uma aprovação.

BÔNUS:

E, se você quiser dicas extras e eficientes para passar em qualquer concurso público, não deixe de conferir os conselhos de Kalebe Dionísio, Oficial de Justiça e Avaliador Federal, que conseguiu ser aprovado e nomeado em 8 concursos federais com apenas 22 anos de idade.

E se você está se perguntando qual o real segredo do sucesso deste jovem, está TUDO revelado no livro O Segredo para Passar em Concursos Públicos em 1 Ano. Ficou interessado? Por meio deste link você consegue adquirir o e-book, por um preço especial ao leitores do Segredos do Mundo; e ficar mais perto de seu sonho de passar em um concurso público.

Agora, se seu sonho de vida for ganhar dinheiro de uma forma menos árdua, nós temos uma outra matéria para você: Aprenda, agora mesmo, como investir na bolsa de valores sem gastar uma fortuna.

Fonte: O Globo, Tudo Sobre Concursos