Se você tem uma alimentação balanceada, provavelmente inclui em seu cardápio vários alimentos variados, de vários tipos diferentes. O problema, no entanto, é que comendo de tudo você acaba colocando no menu, sem querer, alguns dos alimentos mais perigosos do mundo, do tipo que podem ser letais. Sabia?
O problema é que a maior parte desses alimentos tóxicos parecem inocentes e estão na base de nossa alimentação, especialmente considerando as comidas que os brasileiros mais têm costume de consumir em casa. A mandioca, aliás, é um bom exemplo disso… ou você não sabia que ela também pode matar?
Tenso, não? O pior de tudo é que a lista de alimentos mais perigosos do mundo está longe de parar por aí. Leguminosas do nosso dia-a-dia, frutas e até mesmo alguns tipos de bebidas podem ser muito tóxicas ao corpo humano e, em casos extremos, chegam a levar à morte.
Então, se você é daquele tipo que acredita que só peixe morre pela boca, é bom acompanhar a lista que preparamos abaixo e ser mais conscientes de agora em diante a qualquer tipo de alimento que for consumir. Afinal, o perigo está escondido onde você menos espera. Quer ver?
Conheça 7 dos alimentos mais perigosos do mundo:
1. Broto de feijão
Esse é um dos alimentos mais perigosos do mundo porque suas plantações simulam a temperatura e o ambiente do corpo humano. Isso muito propício também para a reprodução das bactérias E.coli, salmonella e listeria, que podem ser fatais. O ideal é consumir apenas brotos de feijão que se conheça a origem da plantação.
Os incidentes mais comuns com esse tipo de alimento ocorrem na Europa, especialmente na Alemanha. Então, cuidado com aquela saladinha com cara inocentes, hein!?
2. Damasco
Calma que a frutinha, em si, está liberada. O grande problema mesmo e o que é considerado um dos alimentos mais perigosos do mundo é a semente do damasco. Embora pouca gente aqui, no Brasil, tenha acesso à fruta in natura, a verdade é que mesmo em baixas quantidades essa semente é tóxica em baixas quantidades e pode matar, em altas concentrações.
Isso acontece porque as sementes do damasco é cheia de glicosídeos cianogênicos, que podem desencadear sintomas de envenenamento e paralisias respiratória e muscular.
3. Feijão vermelho
Ele é bonito e tem um sabor delicioso, no entanto, o consumo de feijão vermelho precisa ser feito com atenção, já esse é um dos alimentos mais perigosos do mundo. Isso porque esse tipo de feijão tem uma substância chamada fitohemaglutinina, que tem o poder de “aglutinar” as células sanguíneas.
Conforme quem entende do assunto, o ideal é ferver o feijão vermelho por, no mínimo, 10 minutos para diminuir seu poder de intoxicação. Então, cuidado, hein!?
4. Carambola
Essa é uma fruta linda, mas que pode ser bastante tóxica. Suas neurotoxinas, aliás, podem afetar diretamente o sistema nervoso, com destaque para o cérebro. Além disso, ela é um verdadeiro veneno para quem tem problemas renais. O ideal é consumi-la com muita moderação.
5. Castanha de caju
Jamais consuma castanhas de caju cruas! Elas são ricas em uma substância também encontrada na tão temida hera venenosa, a urushiol, que pode até ser falta se consumida em grandes quantidades. No entanto, quando a castanha de caju está tostada, como a encontramos por aí, ela é completamente inocente.
6. Mandioca
Ela não pode faltar em seu churrasco, mas é bom ter cuidado, já que a mandioca também é um dos alimentos mais perigosos do mundo! Isso porque ela tem uma toxina poderosa, concentrada nas folhas e, claro, nas raízes (que é o que você consome), chamada cianureto de hidrogênio.
Conforme os médicos, a intoxicação com essa substância causa náuseas, vômitos e até mesmo a morte, em menos de três horas. Mas, claro, se preparada corretamente, essa toxina é eliminada.
7. Casu Marzu
Típico da Sicília, na Itália, esse queijo além de ser considerado um dos alimentos mais perigosos do mundo é também um dos mais estranhos que existem. Isso porque esse queijo fermentado fica coberto de larvas de moscas, que são consumidas juntamente com o queijo.
Qual o grande problema? Além de ser muito, muito nojento, essas larvas podem perfurar o intestino humano e causar sérias dores abdominais.
Bônus:
8. Absinto
Embora não seja, exatamente, um alimento, o absinto também pode ser perigoso se consumido em excesso. Isso porque essa bebida verde é rica em uma toxina, chamada tujona, encontrada no caruncho. Essa substância pode causar alucinações, além de desencadear tuberculose e epilepsia. Há até casos de suicídios depois de altas doses da bebida.
E, falando em alimentos, temos outra notícia não muito inspiradora sobre as coisas que você anda comendo por aí: 8 alimentos requentados que são um verdadeiro veneno.
Fonte: M de Mulher
Um comentário em “7 dos alimentos mais perigosos do mundo”