8 fatores que podem deixar você estéril e você nem imagina

Para quem sonha em ter filhos, a infertilidade, sem dúvida, é um dos piores pesadelos possíveis. Mas, ao contrário do que a maioria de nós costuma pensar, não são apenas distúrbios diretamente ligados à parte reprodutiva que pode deixar uma pessoa estéril, como problemas relacionados aos ovários, ao útero, às alterações nas trompas ou às qualitativas do sêmen.

Especialistas afirmam que inúmeros outros fatores que afetam nossa saúde também podem acabar deixando uma pessoa estéril. Um bom exemplo disso são doenças como a diabetes, a Aids, e até mesmo complicações que podem surgir durante uma cirurgia no abdômen. Dá para acreditar?

Agora, se você acha que é pura falta de sorte ficar estéril por doenças e complicações aleatórias, fique sabendo que a história não é bem assim. Em entrevista ao site Vix, o ginecologista Marcelo Valle, especialista em reprodução humana, contou que quase 20% dos casais que buscam seus serviços são classificados com esterilidade sem causa aparente, muito provavelmente, causada por alguns dos problemas que você confere logo abaixo.

Confira 8 fatores que podem deixar você estéril e você nem imagina:

1. Vitamina D

Ao que tudo indica, a vitamina D interfere diretamente no processo reprodutivo feminino, especialmente na maturação folicular e na implantação do óvulo fecundado no útero. Mas, ainda há médicos que não acreditam ser possível afirmar que a deficiência dessa vitamina possa deixar uma mulher estéril, por exemplo.

2. Açúcar

As substâncias que seu corpo produz para digerir o excesso de açúcar em sua alimentação também podem deixar você estéril devido às alterações metabólicas. Especialistas afirmam que uma dieta rica em açúcares pode interferir em todo o funcionamento do corpo e o sistema reprodutor não é uma exceção.

3. Medicamentos

Embora vários tipos de remédios possam intervir na capacidade reprodutiva do ser humano, a verdade é que um dos maiores vilões nesse aspecto são os medicamentos usados contra espinhas e manchas na pele, como os ácidos, por exemplo.

4. Sobrepeso

Tanto para homens quanto para mulheres, o sobrepeso é um fator de risco e pode deixar estéril. Isso acontece porque o excesso de gordura corporal está associado a problemas de saúde como colesterol alto e diabetes. Além disso, no caso de mulheres obesas existe um risco maior de abortos espontâneos e de que surjam outras complicações durante a gravidez e o parto.

5. Diabetes

Se você acompanha o Segredos do Mundo, já sabe o que é diabetes, já que explicamos a doença nessa outra matéria (clique). Quem sofre com a doença pode ser estéril devido às alterações metabólicas que essa condição proporciona.

6. Doenças autoimunes

Além dos próprios efeitos que as doenças autoimunes podem causar no corpo, como a Aids, os medicamentos usados no tratamento costumam afetar, diretamente, a capacidade reprodutiva de homens e mulheres.

7. Tratamento contra o câncer

Outra coisa que pode deixar você estéril, especialmente se você for mulher, são as sessões de quimioterapias, que fazem parte da maioria dos tratamentos contra vários tipos de câncer. Conforme especialistas, as drogas usadas na quimioterapia podem acabar com a reserva folicular ovariana.

8. Cirurgias abdominais

Embora não seja algo possível de ser evitado em alguns casos, as cirurgias mais complexas feitas na região do abdômen também pode afetar a fertilidade, no caso das mulheres. Apendicite com perfuração do intestino ou aderências dos órgãos, por exemplo, podem afetar o funcionamento normal do sistema reprodutivo e do organismo de forma geral.

E então, você sofre com algum desses problemas? Já pensou em fazer um exame para conferir sua fertilidade?

Agora, caso você seja uma pessoa comprovadamente fértil, talvez você deva mesmo é se preocupar com o que essa outra matéria revela: 13 sinais de gravidez estranhos que as pessoas ignoram.

Fonte: Vix