Um ser humano normal possui 25 milhões de células olfativas. estudos recentes descobriram que nossos narizes podem captar um impressionante trilhão ou mais de odores.
Não há duas pessoas com a mesma composição genética para os 400 receptores de cheiro no nariz (exceto gêmeos idênticos). Ou seja, o mundo tem um cheiro diferente para todos, cada um de nós vive em seu próprio mundo privado de cheiros que é único para nós.
Os seres humanos têm 5-6 milhões de células de detecção de odor no corpo. Contudo, isso é um pequeno arranhão na superfície em comparação com o reino animal. Um coelho, por exemplo, tem 100 milhões e um cachorro, cerca de 200 milhões.
Seu corpo emite um odor “insalubre” detectável quando seu sistema imunológico está altamente ativo, como ao combater uma infecção.
Muitos cheiros fortes podem deixar seu nariz quase dormente. Aliás, chama-se “fadiga olfativa”. A mesma coisa acontece quando você fica na cozinha por um tempo. Você para de notar esses cheiros bons ao seu redor, a menos que saia da sala e volte.
Cientistas criaram um cheiro chamado “branco olfativo”, feito pela mistura de 40 ou mais compostos de odor em quantidades iguais. Foram quatro misturas brancas olfativas diferentes. Como resultado, os sujeitos de teste os identificaram consistentemente como o mesmo cheiro.
Você e seu melhor amigo podem usar o mesmo perfume e não cheiram o mesmo. Por quê? É causado pela química do seu corpo. Em suma, a pele de cada pessoa é diferente, cada uma com uma mistura única de elementos como sais, proteínas e pelos.
É mais difícil esconder o cheiro de suor de uma mulher. Quando os pesquisadores tentaram mascarar o odor corporal com outro perfume, os narizes dos homens foram enganados 19 em 32 vezes. As mulheres só foram enganadas duas vezes.