Ciência & Tecnologia

Cheiros do corpo – Principais odores, influência dos alimentos e prevenção

No momento em que os cheiros do corpo geram desconforto e constrangimento é importante ficar atento às causas, e ,se necessário, procurar ajuda

Quem nunca passou por uma situação constrangedora ou mesmo incômoda por causa dos cheiros do corpo? Sim. Afinal, isso é mais comum do que você pensa.

De forma geral, existem vários fatores que podem provocar a liberação desses odores. Primeiramente, esses cheirinhos são causados por bactérias e fungos que podem ser liberados em diversas situações. Por exemplo, por sentimentos de estresse e nervosismo ou por fatores externos como alimentação, bebidas alcoólicas, higiene, temperatura e clima.

As vezes esses cheiros do corpo não te incomodam, mas lembre-se que pode estar incomodando o próximo. Então é importante que você identifique as causas e faça um tratamento adequado.

Vamos, a seguir, conhecer um pouco mais sobre nosso corpo e entender melhor essa relação com nossos próprios cheiros.

Cheiros do corpo: porque aparecem?

Cheiros do corpo - Quais os odores corporais e como previní-los?
Histologia Interativa

A princípio vamos estudar um pouquinho das glândulas sudoríparas do nosso corpo.

Primeiramente citamos as écrinas, que estão em toda a pele do corpo para regular a temperatura corporal. Por exemplo, a produção do suor aumenta quando a temperatura do corpo eleva. Assim é liberado o suor que tem água e sais minerais e não exala cheiro.

Já as glândulas apócrinas são aquelas presentes em áreas específicas: axilas, genital, couro cabeludo, ao redor dos mamilos, entre outras.

A princípio as duas glândulas produzem o suor sem cheiro. No entanto, devido a exposição à ação das bactérias e fungos, o odor acaba se desenvolvendo. Logo é o que popularmente conhecemos como “cecê“.

Cheiros do corpo - Quais os odores corporais e como previní-los?
HuffPost

Alimentação interfere nos cheiros do corpo

Cheiros do corpo - Quais os odores corporais e como previní-los?
Abrale

Alimentos como alho e cebola, como mencionamos, podem ser um dos vilões dos cheiros do corpo. Isso porque contém enxofre em sua composição. Dessa forma, quando metabolizados pelo organismo, resultam em mau cheiro.

Neste grupo de alimentos que podem interferir nos cheiros do corpo, há ainda as dietas restritivas em carboidratos e a excessiva em proteína.

Por exemplo, ovos, peixes, leite e derivados, carne vermelha são proteínas e essa libera a amônia. Então se o seu organismo não metabolizar o suficiente das proteínas, você pode ter uma mau cheiro no suor.

4 cheiros do corpo nada agradáveis

Chulé

Cheiros do corpo - Quais os odores corporais e como previní-los?
Biosom

Você já ouviu falar do chulé, não é? E quando geralmente você percebe que ele está mais forte? É logo depois que você tira os sapatos e vem aquele cheiro insuportável que espanta qualquer um que está perto de você?

Ao usar os calçados o pé sua e, por isso, ao retirar o odor sobe. Mas há boas técnicas para você evitar esse constrangimento e, ao mesmo tempo, cuidar da sua saúde.

Antes de usar o sapato, opte por talcos e antitranspirantes para evitar o suor. Depois que usar o sapato, coloque-o no sol e evite também utilizá-lo no dia seguinte.

Mas não basta você cuidar dos sapatos e esquecer dos pés. Após lavar, seque bem os pés.

Mau hálito

Cheiros do corpo - Quais os odores corporais e como previní-los?
Camaçari Notícias

Poucas coisas são mais desconfortáveis do que falar com pessoas com bafo. Esse mal pode ser por vários fatores, no entanto tem um que você obrigatoriamente precisa fazer todos os dias.

Cuide da sua saúde bucal! Uma boa higiene bucal é excelente para acabar com o mau hálito. Mas lembre-se que além dos dentes é preciso escovar também a língua.

As outras causas do bafo são originárias de algumas doenças e, nesse caso, você precisa procurar um médico ou odontólogo para fazer o melhor tratamento. Por exemplo, gastrite, doenças renais, diabetes, gengivite, entre outros.

“Cecê”

Cheiros do corpo - Quais os odores corporais e como previní-los?
R7

Digamos que o famoso “cecê” é um dos odores mais comuns. Assim é o acúmulo de suor na região que pode ser causado pelo clima, temperatura, atividade física, tecido da roupa, alteração hormonal, entre outros. Mas o mais importante é que você tente manter essa região sempre bem limpa e nunca se esqueça do desodorante antitranspirante.

Se o cheiro continuar, procure um especialista.

Odores íntimos femininos

Cheiros do corpo - Quais os odores corporais e como previní-los?
Mulheres Bem Resolvidas

A mulher sofre sozinha com esse odor e se não cuidar pode muito piorar. A parte íntima também tem glândulas sudoríparas e essas favorecem a proliferação das bactérias.

Neste caso feminino a indicação é procurar um ginecologista para fazer o tratamento adequado e até evitar desenvolver outras doenças.

Fontes de cheiros do corpo

Cheiros do corpo - Quais os odores corporais e como previní-los?
Blasting News

Estresse

O cortisol é o hormônio corporal liberado quando há estresse psicológico e físico. Quanto mais estressado, mais liberação do hormônio e, consequentemente, mais suor.

Lembra que lá no início do texto nós explicamos que apenas o suor não causa o mau cheiro? Então, quanto mais suor, mais o ambiente se torna propício para a atuação das bactérias. Aí sim vem o forte odor.

Oscilações de açúcar no sangue

Esse cheiro corporal geralmente está associado à diabetes. Então aqui você precisa ter dois cuidados com a sua saúde: o cheiro frutado do suor deve ser tratado, ao mesmo tempo, que você tem que ficar atento ao sinais de uma possível diabetes.

Se esse é o seu caso, procure um especialista imediatamente.

Porque os humanos tem chulé, cera no ouvido, catarro e soltam pum?

Problemas fecais

O odor corporal fecal é causado pela constipação e a liberação de flatulências. Neste caso o ideal é ter uma alimentação equilibrada e nada de fibra em excesso.

Dietas de baixo carboidrato

Como você ingere pouco ou quase nada de carboidrato, o seu corpo precisa queimar a gordura para utilizar como energia. Assim pode ter o odor corporal ou o mau hálito.

É preciso ter cuidados com as dietas restritivas ou excessiva de alguns nutrientes. Faça sempre acompanhamento com um nutricionista e saiba como amenizar esses efeitos.

Porque os humanos tem chulé, cera no ouvido, catarro e soltam pum?

Medicamento

As pílulas anticoncepcionais, remédios antidepressivos e remédios para emagrecer também estão relacionados ao odor corporal. Isso porque podem causar transpiração e, consequentemente, a liberação do suor.

Chulé... - Piras

Frituras

Acima já citamos algumas alimentos que contribuem para o odor. No entanto, a boa comida gordurosa e frita também ajuda e muito. A partir do momento que se tem uma má digestão, a consequência é a liberação do mau cheiro corporal.

17 coisas que você não sabia sobre mau hálito

Infecções urinárias

Infecções urinárias podem ser grandes responsáveis por um forte odor. Assim sendo, a partir do momento que você não trata corretamente, a forte infecção faz com que o cheiro de amônia exale pelo corpo.

Aqui o tratamento médico é importantíssimo para os dois casos: odor e infecção urinária.

Desodorante

Há duas opiniões completamente contraditórias neste tópico. Alguns especialistas apoiam o uso do desodorante para evitar o mau cheiro. Outros já dizem que o desodorante é que causa o odor ao estimular o desenvolvimento das bactérias.

Está com alterações? Com toda a certeza, procure o seu médico. Ele vai fazer vários exames e tratar o seu caso adequadamente com os melhores produtos para as axilas.

Cheiros do corpo podem acabar?

Cheiros do corpo - Quais os odores corporais e como previní-los?
Uol

Antes de mais nada, há algumas atitudes que podem acabar ou amenizar esses odores. No entanto, se persistir procure um médico para o tratamento adequado.

  • Controle a alimentação;
  • Escove bem os dentes;
  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Lave bem os locais afetados. Dê preferência a sabonetes antissépticos;
  • Seque bem as regiões lavadas;
  • Troque roupas íntimas e meias diariamente;
  • Cuide da sua saúde emocional.

Cheiros do corpo - Quais os odores corporais e como previní-los?

Beard

Curtiu essa matéria sobre cheiros do corpo? Então confira essa também: Gambá – Características, defesa, reprodução e fedor.

Fontes: NSC; Terra¹; Terra².

Imagem de Destaque: Directorio Odontológico

Próxima página »

Escolhidas para você