E bhoga, que significa prazer, é seu oposto na vida de ascetismo, pois é o oposto de renúncia. O propósito do yoga é livrar-se do apego, por isso é antagônico ao bhoga.
Eles foram escritos no século III a.C. Em suma, eles forrnecem um manual abrangente para o estudo e a prática de Raja Yoga, o caminho da concentração e meditação.
Em cada país, a forma de praticá-lo e suas diferentes modalidades foram evoluindo. No entanto, sua propagação foi aceita pelos líderes hindus com apenas uma condição: o yoga, fora da Índia, não deveria ter conteúdo espiritual ou religioso.
Talvez isso não o surpreenda. É claro que, se você tentar passar um minuto inteiro na postura da árvore todos os dias, melhorará nessa prática. Mas acontece que este benefício também se traduz numa melhoria do seu equilíbrio no seu cotidiano.
A prática do veganismo é muito difundida entre os yogis (e yoginis). Isso porque o yoga, ao fornecer também uma série de ideais morais, preconiza fazer o bem a todos os seres vivos.
Na Índia, a prática é muito difundida, especialmente entre os homens. Por outro lado, no Ocidente é uma prática comum principalmente entre as mulheres.
Savasana, ou postura do cadáver, é o asana mais importante de todos. É o do relaxamento total e, embora pareça simples, pode ser o mais difícil de aperfeiçoar.
Na verdade, é usado como ferramenta em diferentes religiões, como o hinduísmo ou o budismo. É por isso que existem pessoas que a consideram uma prática espiritual.
Dependendo da modalidade, podemos encontrar variedades mais ativas ou relaxantes, algumas que exigem grande flexibilidade ou mesmo acrobacias, ou outras que se concentram na respiração , meditação e estados anteriores ao sono.
A prática de yoga ajuda a reduzir o hormônio do estresse, o cortisol, e a gerar endorfinas (hormônios que proporcionam bem-estar), por isso é uma boa prática para relaxar.