Curiosidades

A Lagoa Azul, 7 coisas que talvez você não saiba sobre o filme

A Lagoa Azul é um dos filmes clássicos da Sessão da Tarde. Mas, existem detalhes sobre a trama que nem os fãs conhecem. Confira

Por Toni Nascimento

-

Certamente um dos grandes clássicos dos anos 1980, pelo menos no Brasil, foi A Lagoa Azul. Além disso, o filme conseguiu se perpetuar no imaginário nacional durante as décadas seguintes, até os dias de hoje. Isso aconteceu devido as várias exibições do longa na Sessão da Tarde, na Rede Globo. Estima-se que ele foi exibido mais de 20 vezes no canal.

O filme americano, de 1980, é estrelado por Brooke Shields e Christopher Atkins. O enredo conta a história dos primos ingleses Richard e Emmeline que, quando crianças, sobrevivem a um naufrágio no Oceano Pacífico. Além disso a produção é bastante sensual para os padrões da época.

O longa teve um remake e até outras versões lançadas posteriormente, porém o original de 1980 permanece como o verdadeiro clássico. O principal tema do filme é a descoberta da sexualidade, uma vez que os jovens precisam se descobrir sozinhos em meio aquela ilha.

Você sabe tudo sobre o filme? Não? Então fica tranquilo que nós vamos te contar várias curiosidades sobre o longa.

Confira 7 curiosidades sobre o filme A Lagoa Azul

1 – Inspirado em um livro

7 coisas que talvez você não saiba sobre o filme A Lagoa Azul

A Lagoa Azul é baseado em um livro de mesmo nome, do escritor Henry de Vere Stacpoole. Nos livros, há um elemento extremamente importante que não teve tanto destaque nos filmes como a cultura do povo polinésio e principalmente o choque cultural que os primos ingleses têm com esse povo.

2 – Outras adaptações

7 coisas que talvez você não saiba sobre o filme A Lagoa Azul

Existem mais duas versões anteriores ao clássico de “A Lagoa Azul”. A primeira adaptação da obra de Stacpoole ocorreu em 1923, feita pelas mãos do diretor W. Bowden em um filme mudo. O diretor britânico Frank Launder dirigiu a versão de 1949, que também ficou bastante popular. Somente a versão de Randal Kleiser, em 1980, que o longa tornou-se um sucesso mundial.

3 – O corpo de Shields

7 coisas que talvez você não saiba sobre o filme A Lagoa Azul

Na versão de 1980 a atriz Brooke Shields  tinha apenas 14 anos quando ocorreram as gravações. Como a personagem Emmeline está quase sempre com pouca roupa, a produção teve que encontrar um método para fazer com que os seios de Brooke não aparecessem a todo o momento. Eles grudaram o cabelo da atriz no corpo para que nada que não pudesse ser visto aparecesse sem querer.

4 – Idade de Shields

7 coisas que talvez você não saiba sobre o filme A Lagoa Azul

A idade da jovem foi um tema bastante discutido na época devido ao conteúdo sexual implícito da produção. Anos depois, a própria Brooke Shields disse que não teve problemas em filmar “A Lagoa Azul”.  Pois nas cenas sensuais mais explícitas foram utilizadas dublês de corpo.

5 – Iguana

7 coisas que talvez você não saiba sobre o filme A Lagoa Azul

Quando o herpetologista John Gibbons foi aos cinemas ver o longa, ele ficou bastante surpreso ao observar uma iguana desconhecida que posteriormente mostrou-se ausente dos registros científicos. Então Gibbons viajou á nação onde o filme foi gravado e confirmou que aquele realmente era um novo réptil.

6 – Locação

7 coisas que talvez você não saiba sobre o filme A Lagoa Azul

O diretor Randal Kleiser queria filmar em uma ilha deserta e isolada no Oceano Pacífico. Depois do lançamento nos cinemas, Kleiser disse que para filmar esse tipo de história ele queria ficar o mais próximo possível da natureza e que o time de produção quase teve que viver como os personagens da história. A locação escolhida foi em umas das ilhas de Fiji.

7 – Romance

7 coisas que talvez você não saiba sobre o filme A Lagoa Azul

Brooke Shields e Christopher Atkins realmente tiveram um romance durante as filmagens, algo originário devido ao tempo que os dois conviveram. A paixão acabou após algumas semanas. Brooke ficou cansada dele e achava que ele levava a atuação muito a sério.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Qual é o filme mais reprisado da Sessão da Tarde? (Não é a Lagoa Azul!)

Fonte: Mega Curioso

Imagens: Sony

Próxima página »

Escolhidas para você