Curiosidades

Acordar cedo – Quem tem o perfil, benefícios e como adquirir o hábito

O hábito de acordar cedo pode ajudar as pessoas a criarem uma rotina do sono mais saudável e consequentemente, um dia a dia mais produtivo.

Por Renata Gonçalves Pereira

Acordar cedo pode se tornar um sacrifício para muitas pessoas. Entretanto, desenvolver o hábito de levantar cedo contribui positivamente com o cotidiano e organismo de cada um. Por exemplo, possibilitando um crescimento de produtividade, e garantindo maior tempo para realizar a prática de exercícios físicos.

Além disso, acordar cedo aumenta o rendimento dos dias, possibilitando fazer diversas tarefas. Por exemplo, meditar, planejar o resto do dia, praticar exercícios e tomar um bom café da manhã com calma. Entretanto, muitas pessoas levantam tarde, às vezes nem tomam café da manhã pulando direto para o almoço.

Ademais, caso queira criar o hábito de levantar cedo, é primordial deixar a preguiça de lado e se concentrar em seu objetivo. Isto é, focar no que quer e como vai conseguir conquistar. Dessa forma, crie uma rotina, pratique exercícios e foque em seu objetivo.

Todos conseguem acordar cedo?

Imagem: Medium

Algumas pessoas consideram levantar cedo algo muito fácil, e que fazem isso por vontade própria. Entretanto, para outras pessoas isso se torna um sacrifício, e ficam totalmente desmotivadas só de pensar em acordar cedo. Logo, trata-se de uma questão científica, chamada cronotipos, onde existem pessoas que são matutinas e outras noturnas.

Ou seja, pessoas matutinas tem um rendimento melhor durante a manhã, enquanto as noturnas rendem melhor durante a noite. Pois, a resposta está nos genes, muitos estudos apontam que algumas pessoas estão biologicamente mais propensas a se sentirem dispostas pela manhã e outras a noite.

Portanto, nem todos conseguem acordar cedo, ou se manterem produtivos logo cedo, então a tarde podem estar mais alertas e ter uma capacidade cognitiva melhor. Ademais, forçar para acordar cedo pode acabar sabotando o seu desempenho. Sendo assim, é essencial avaliar se você se adapta com o tempo a levantar cedo, ou se apenas te prejudica.

Como identificar se você é uma pessoa matutina ou noturna?

Imagem: Papo de Homem

Para descobrir se você é uma pessoa matutina ou noturna, é importante se atentar em que momentos do dia você se sente mais cansado ou desperto. Ademais, nas férias anote os horários em que costuma dormir e acordar naturalmente. Dessa forma, você sincroniza sua programação com esses horários, e assim aproveita boa parte da sua energia natural.

Por outro lado, é essencial prestar atenção se você está dormindo a quantidade de horas necessárias para manter o corpo descansado, que é de 8 a 9 horas de sono. Consequentemente, você adquire sua forma mais eficiente e saudável de começar o dia.

Acordar cedo pode ser improdutivo?

Imagem: EAD Box

Apesar do hábito de acordar cedo ser bastante colaborativo, para algumas pessoas ele se torna algo improdutivo. Principalmente, se for uma pessoa mais noturna. Pois, você se força a acordar em um horário que não está familiarizado, então é afetado por sintomas negativos da privação do sono. Por exemplo, ganho de peso, mau humor, falta de concentração, ansiedade, maior risco de doenças cardíacas e pressão alta.

Logo, durma as horas necessárias de sono para que o corpo descanse. Ademais, caso não se adapte ao hábito de levantar cedo, não force tanto para não prejudicar o seu organismo e sua produtividade.

Os benefícios de acordar cedo

Imagem: Wellness play

Acordar cedo pode trazer variados benefícios para o corpo e para o dia a dia. Por exemplo:

  • Aproveitar melhor o dia
  • Construção de uma rotina
  • Crescimento da sua produtividade
  • Menos distrações
  • Mais tempo para poder praticar exercícios físicos e cuidar da saúde
  • Menores chances de desenvolver doenças psicológicas
  • Desenvolvimento de um propósito

Dicas para acordar cedo

Apesar do fato de levantar cedo ser um sacrifício para muitos, é essencial aderir esse hábito no seu dia a dia. Por isso, é necessário ir aos poucos e seguir alguns passos para se adaptar melhor. Por exemplo:

1 – Criar uma rotina

Imagem: Desancorando

Estabelecer uma rotina é crucial para desenvolver o hábito de acordar cedo. Logo, defina um horário para dormir, e uma hora antes comece a rotina de sono. Por exemplo, evitando consumir alimentos mais pesados, tomar um banho, escovar os dentes e desligar aparelhos eletrônicos, como o celular, e então durma.

Além disso, estabeleça a rotina da manhã. Pois, ao acordar, você já deve ter seu dia programado. Ou seja, acordar cedo, tomar o café da manhã, realizar exercícios físicos e ir trabalhar, ou estudar.  Ademais, também se deve evitar sonecas após as 16 h.

2 – Praticar exercícios físicos

Imagem: Cevisa

Realizar a prática de exercícios físicos estimula bastante o hábito de levantar cedo. Entretanto, muitas pessoas não gostam de fazer exercícios, principalmente logo pela manhã. Mas, é um passo essencial, pois a prática regular de exercícios ajuda a evitar distúrbios do sono. Além disso, essa prática contribui para o melhor funcionamento do metabolismo.

3 – Cuidar da alimentação

Imagem: Receita do dia

Cuidar da alimentação não só contribui com acordar cedo, mas também com a saúde e o bom funcionamento do organismo. Portanto, é necessário evitar consumir alimentos muito pesados antes de dormir, como comidas ricas em gorduras e proteínas.

Além disso, se atentar a tudo que ingere ao longo do dia. Por exemplo, caso a cafeína te mantenha desperto, é importante evitar tomar depois das 15 horas.

4 – Evitar muitas atividades à noite

Imagem: Clic São Lourenço

É importante evitar programar atividades perto do horário de dormir. Pois, essas atividades noturnas interferem bastante na qualidade do sono. Portanto, o ideal é relaxar o corpo e a mente, descansando totalmente, e assim irá acordar no dia seguinte com mais atenção, ânimo e disposição.

5 – Estabeleça o seu objetivo

Imagem: Simplifique aulas extras

Os primeiros dias podem fluir com maior facilidade, por haver uma maior motivação. Entretanto, com o passar do tempo é comum sentir cansaço, desânimo, e querer desistir do propósito. Por isso, é imprescindível focar nas vantagens que esse novo hábito de acordar cedo pode te trazer.

Além disso, se atentar aos resultados positivos que adquiriu dessa mudança também é muito importante. Portanto, vá com calma, durma cedo, acorde quando o despertador tocar, e foque em seus objetivos.

E acordar tarde, faz mal?

Imagem: Alto Astral

Pesquisas apontam que pessoas do cronotipo noturno tem maiores chances de desenvolver diabetes tipo 2. Isto é, por elas dormirem e acordarem tarde seu organismo tem maiores chances de adquirir essa doença.

No entanto, os madrugadores possuem o ciclo hormonal mais adaptado para responder às oscilações de níveis de açúcar e do hormônio cortisol, que é o hormônio do estresse. Ademais, o cortisol é liberado ao acordar, e se acorda cedo a sua libertação ocorre mais harmonicamente ao longo do dia regulando o metabolismo.

Entretanto, para quem acorda tarde a liberação do cortisol ocorre ao longo do dia, causando o desbalanço na liberação de cortisol e outros hormônios. E aumentando o risco de doenças metabólicas.

Em suma, o hábito de acordar cedo só tem a favorecer a saúde e o bom funcionamento do corpo durante todo o dia. Então, você é uma pessoa diurna ou noturna? O que acha de acordar cedo? Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Chás para dormir – Quais os melhores para ter uma ótima noite de sono?

Fontes: IB Coaching, UOL, Viva Bem, BCC

Imagens: MK Grupo, Medium, Papo de Homem, EAD Box, Well Ness play, Desancorando, Cevisa, Receita do dia, Clic São Lourenço, Simplifique, Alto Astral

Próxima página »

Escolhidas para você