Adeus à Kim Jong-hyun: 30 fatos sobre a vida do astro k-pop

Os fãs da banda de K-pop SHINee ficaram mais tristes nessa segunda-feira (18 de dezembro). Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o cantor Kim Jong-hyun, de 27 anos, foi encontrado sem consciência em seu apartamento, no sul de Seoul, às 18h10 do horário local.

Até agora, a principal suspeita é de que Kim Jong-hyun tenha cometido suicídio ao inalar gases tóxicos. Segundo a polícia, foram encontrados pedaços de carvão queimados em uma panela, no apartamento. No entanto, as investigações sobre o caso ainda estão em andamento.

Conforme sites internacionais, quem alertou as autoridades sul-coreanas para a possível morte de Kim Jong-hyun foi a própria irmã do cantor, que estava preocupada com as mensagens que havia recebido mais cedo do irmão. Nos textos, o astro dizia coisas como “O adeus final” e “Por favor, me deixe ir. Me fale que fiz o correto”.

Ao chegar no apartamento de Kim Jong-hyun, o socorro chegou a encaminha o cantor para um hospital, mas ele não resistiu. De acordo com o boletim médico, Jong-hyun já chegou ao centro médico com parada cardíaca e as tentativas de reanimá-lo não surtiram efeito.

Carreira

Um dos maiores símbolos do gênero musical k-pop, originado na Coreia do Sul, Kim Jong-hyun, assumiu o vocal da banda SHINee em 2008.

De lá para cá, o grupo musical assinou com a principal gravadora sul-coreana e estourou no mundo inteiro, mas Kim Jong-hyun também passou a fazer sucesso em carreira solo. Seu último show, aliás, foi no dia 10 de dezembro, em uma apresentação sem os demais integrantes da banda.

Só para que você tenha noção da dimensão do sucesso de Kim Jong-hyun, e de SHINee, um dos clipes mais famosos do grupo, “Everybody” (como você confere abaixo), conta com mais de 33 milhões de visualizações no Youtube.

Em outras plataformas ligadas à música, como no Spotfy a influência desses garotos não fica para trás: são mais de 500 mil usuários mensais ouvindo as músicas da banda, especialmente “View”, maior hit do grupo com mais de 13 milhões de audições.

Conhece alguns fatos mais íntimos da vida de Kim Jong-hyun, que só seus fãs sabiam:

OBS: a informações abaixo foram retiradas de sites de fã-clubes do cantor e de informações disponível sobre ele na Wikipedia.

1. Kim Jong-hyun nasceu em Seul, Coréia do Sul, em 8 de abril de 1990.

2. Era trainee desde de 2005 pela empresa de entretenimento sul-coreana, que atua no mercado como gravadora, agência de talentos, agência de viagens, empresa de produção musical, gestão e produção de shows.

3. Kim Jong-hyun estreou em 2008 no grupo K.pop SHINee.

4. Kim Jong-hyun fazia parte de uma banda de punk rock quando estudava no Ensino Médio.

5. Ele abandonou a escola regular no Ensino Médio para se dedicar à música e participar o Seoul Music Institute, onde se graduou em 2009.

6. Ele era formado pela Universidade de Chungwoon e fazia mestrado na Universidade de Myongji.

7. Antes de sua estreia no k-pop, ele queria se tornar um compositor.

8. Além de suas atividades com o grupo, Kim Jong-hyun mantinha também carreira solo como DJ.

9. Para quem não sabe, ele era cantor, dançarino, modelo promocional, compositor e DJ.

10. Seu primeiro mini álbum solo foi batizado de “BASE” e conseguiu o 1º lugar no ranking das músicas sul-coreanas de maior sucesso.

11. Canta alto no chuveiro.

12. Segundo os fãs, Kim Jong-hyun nunca aprendeu a andar de bicicleta.

13. O cantor não gosta de calor, principalmente à noite.

14. Em seu Ipod, Kim Jong-hyun contava com mais de 10.000 músicas.

15. Ele sonhava em ser pai e em ter uma relação de amizade com seus filhos.

16. Kim Jong-hyun era o caçula de sua família. Sua irmã mais velha se chama Kim Song Dam.

17. Sua mãe é diretora de uma escola infantil.

18. Seu pai raramente era mencionado. Em uma entrevista, ele revelou que morou apenas com a mãe e seus avós durante a maior parte de sua vida.

19. Em 2013, durante um acidente de carro, mas feriu apenas o nariz.

20. Seu vocal tem um alcance de quatro oitavas.

21. Uma das letras mais famosas de Kim Jong-hyun foi escrita apenas em uma noite.

22. Não pode se conter quando tem um cachorro por perto, sempre acaba brincando com ele.

23. Ele não gostava de “padrões de beleza” e se irritava quando era citado apenas como bonito ou “o tipo ideal”.

24. Segundo fãs, em uma entrevista, Kim Jong-hyun disse que se pudesse escolher um poder, ele gostaria de ser um homem invisível. Motivo: Para ver as meninas tomando banho.

25. Um de seus hobbies era a dança.

26. Um detalhe sobre ele que levava as fãs à loucura: ele não gostava de dormir vestido.

27. Durante uma visita a Las Vegas, nos Estados Unidos, Kim e os demais integrantes da banda foram expulsos do casino porque ele tentou se encaixar em uma máquina e ficou preso.

28. Em 2010, ele acabou rompenso o ligamento do tornozelo depois de ser assediado por fãs durante um show na Indonésia. Durante meses ele não dançou com seus companheiros de banda.

29. Em outubro de 2010, Jong-hyun confirmou estar em um relacionamento com a atriz Shin Se-kyung, mas o namoro acabou depois de 9 meses, “por causa de suas agendas lotadas”.

30. Em abril de 2015, em comemoração aos seus 25 anos, o cantor pediu doações aos fãs para a ONG Coexistência dos Direitos dos Animais na Terra (CARE), que recebeu comida, almofadas de urina e lanches em nome de Kim.

No fim, essa é mais uma notícia triste de 2017. Mas, o cantor sul-coreano não foi o único encontrado morto recentemente, como você confere nessa matéria a seguir: Overdose: Lil Peep e outros 10 famosos que tiveram o mesmo fim.

Fontes: Bol, Cafeteria Nerd