Curiosidades

Adinkra, o que é? Significado e sua importância cultural

Adinkra é um conjunto de ideogramas que tem como objetivo valorizar e preservar o legado e as tradições africanas. E expressar o comportamento de quem usa.

Adinkra é o nome dado a um conjunto de símbolos ideográficos, pertencente aos povos akan, um grupo linguístico originário da África Ocidental. Ademais, os povos akan povoam a região que abrange parte de Gana e da Cidade do Marfim. Em suma, cada um dos ideogramas Adinkra possui um significado, cujo objetivo e preservar e valorizar o legado e as tradições africanas.

Dessa forma, os símbolos Adinkra costumam ser estampados em tecidos, esculpidos em peças de ferro, talhadas em peças de madeira, etc. Como forma de anunciar a soberania dos reinos. Além disso, Adinkra significa ‘adeus à alma’. Por isso, as pessoas tem o costume de usar tecidos com os ideogramas estampados em ocasiões fúnebres ou em festivais que homenageiam pessoas importantes.

Os símbolos são baseados em figuras de animais, plantas, corpos celestiais, corpo humano, objetos feitos pelo homem ou formas abstratas. Cujo significado está relacionado a provérbios, um conjunto de ideias, conceitos e aforismos, ética e política da comunidade, eventos históricos. E até mesmo expressar o comportamento de quem os usa.

Enfim, Adinkra trata-se de um antigo sistema africano de escrita composto por mais de 90 símbolos. Que transmite aspectos da história, filosofia, valores e normas socioculturais do povo akan. Ademais, vem sendo adotado com o objetivo de recuperar e valorizar as antigas tradições. O Adinkra foi criado pelo ativista Abdias Nascimento, que em vida se dedicou à missão de recuperar a dignidade humana dos povos africanos.

Continua após a publicidade

Os principais símbolos Adinkra

1 – SANKOFA

Sesc-SP

É um dos ideogramas do Adinkra mais conhecidos, cujo significado é a sabedoria de aprender com o passado para construir o presente e futuro. Ou seja, aprender com o passado para melhorar o futuro. Ademais, seu símbolo é um pássaro olhando para trás, mas, também pode ser representado por um coração estilizado.

2 – NKYIMKYIM: zigzag

Cocoa from Ghana

Basicamente, esse símbolo do Adinkra significa voltas e reviravoltas. Ou seja, a vida não é uma linha reta, portanto, para haver uma vida prudente é necessário um equilíbrio entre um zig e um zag.

Continua após a publicidade

3 – Adikira: BESE SAKA

Dicionário dos Símbolos

Em suma, o BESE SAKA simboliza riqueza, poder, abundância, união e unidade na diversidade. Dessa forma, esse Adinkra incentiva a agricultura, o comércio e a indústria entre nações e povos. Em suma, é um símbolo de poder econômico e de riqueza.

4 – NYAME BEWU NA MAWU

Afro & África

Esse ideograma Adinkra simboliza a imortalidade e existência perpétua de Deus. Dessa forma o símbolo significa proteção espiritual e existência perpétua, ou seja, traduz o otimismo daquele que o usa. Além de dar a coragem e resiliência necessária nos momentos de perigo e dificuldade que a vida proporciona.

Continua após a publicidade

5 – A dinkra: NYAMEDUA

Pinterest

A árvore de Deus ou o reconhecimento da presença de Deus é o que esse símbolo Adinkra representa. Em suma, o ideograma exorta a pessoa a reconhecer a presença e proteção de Deus, além de adorá-lo e venerá-lo com sinceridade. Portanto, é um símbolo para a adoração e veneração.

6- ÔHENE TUO

Pinterest

O significado desse Adinkra é a arma do rei, cujo simbolismo representa capacidades marciais e defesas. Em suma, o símbolo significa repelir e lutar contra ataques de inimigos. Além disso, incentiva os cidadãos a apoiar, proteger e defender seus líderes e a soberania de sua nação. Portanto, se trata de um ideograma que representa as capacidades marciais e de defesa do rei.

7 – MATE MASIE

Pinterest

Em suma, esse Adinkra simboliza a sabedoria e o conhecimento, mas o uso do conhecimento com prudência. De acordo com o povo Akan, pessoas inteligentes e sábias são aquelas que ouvem algo e o guarda para lembrar no futuro.

Dessa forma, o símbolo ensina a importância de pensar nas informações que são recebidas de forma prudente, e assim, adquirir sabedoria e conhecimento. Além disso, o ideograma enfatiza a importância em guardar segredos e a ponderar sobre os problemas antes de tomar qualquer decisão.

Continua após a publicidade

8 – Adinkra: FUNTUNFUNAFU

Pinterest

Simbolizando a unidade na adversidade, esse Adinkra dos crocodilos siameses, reforça a importância da democracia em todos os aspectos da vida. Dessa forma, o ideograma vai contra o egoísmo e representa a democracia e a unidade e a unidade na diversidade.

9 – BI-NNKA-BI

Pinterest

Basicamente, esse Adinkra significa que não devemos ofender uns aos outros e que cada um deve ter a liberdade ao desempenhar seus deveres. Dessa forma, o ideograma vai contra a fofoca, chantagem, calúnia, provocação, trapaça, suborno e corrupção, além de outros vícios sociais que podem gerar conflitos. E assim, retardar o crescimento da sociedade.

10 – ÔWÔ-FORO-ADOBƐ

Afro & África

Esse Adinkra representa a cobra que sobe na ráfia, cujo significado é a importância em se esforçar para cumprir as metas estabelecidas e superar desafios. Além disso, o ideograma representa a prudência e a aplicação prática da sabedoria.

11 – Adinkra: HWƐMUDUA

Dicionário de Símbolos

Basicamente, o significado desse Adinkra é que quando algo é bem examinado, seu conteúdo é bem conhecido. Ou seja, é necessário fazer um exame mais detalhado e crítico em todos os aspectos da vida, para ter o verdadeiro conhecimento.

Continua após a publicidade

12 – Adinkra: MMARA KRADO

Dicionário dos Símbolos

Esse Adinkra simboliza o cadeado do rei, a autoridade suprema, a justiça e a igualdade de todos perante a lei. Ademais, o símbolo enfatiza a importância de que as regras e regulamentos sejam cumpridos.

13 – Adinkra: DUAFE

Pinterest

O pente de madeira, cujo significado é a valorização pela limpeza e beleza natural. Em suma, o ideograma incentiva as pessoas a ter uma aparência melhor o tempo todo, além de ter a higiene pessoas como parte de seus rituais. Além disso, o símbolo procura incentivar as pessoas a valorizar sua cultura.

14 – ÔSRANE (Lua)

Medium

Esse Adinkra representa a paciência, firmeza e confiança. Além de lembrar as mulheres seu poder de influenciar a sociedade com suas qualidades de benevolência, fidelidade, generosidade, hospitalidade e simpatia. Também significa a proteção e charme feminino.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Aya, o que é? Origem, significado e importância desse símbolo.

Continua após a publicidade

Fontes: Itaú Cultural, Ipeafro, Afreaka, Medium

Imagens: Fashion History, Sesc-SP, Cocoa from Ghana, Dicionário de Símbolos, Afro & África, Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você