As aftas são lesões caracterizadas por inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. Embora não sejam contagiosas, elas costumam ser confundidas com herpes, causando desconforto e reclamações.
Diferente da herpes, que surge nas áreas externas, como por exemplo o canto da boca, a maioria das aftas acontecem na parte inferior da boca, principalmente na mucosa, além de não serem ocasionadas por um vírus.
Uma resposta autoimune do organismo, elas podem sumir e depois de um tempo reaparecer, sem ser algo maligno e contagioso. Em tamanhos pequenos ou grandes, agrupadas ou isoladas, as que se desenvolvem em espaços cujo contato com alimentos é maior possui um maior tempo para desaparecer.
Conheça agora algumas das principais causas de afta
1 – Baixa imunidade
O sistema imunológico protege nosso corpo de vírus e bactérias que causam doenças. Quando ele não funciona bem, nosso corpo fica mais susceptível a doenças e também as aftas, que aparecem com mais frequência.
2 – Traumas locais
As aftas também pode ser causadas por pequenos traumas na boca. Mordidas acidentais, lesões causadas pela escovação, dentaduras desajustadas e alguns procedimentos bucais.
3 – Fatores genéticos
Por incrível que pareça, a afta também tem uma ligação genética. Se já existe antecedentes de aftas na família, é provável que o indivíduo desenvolva afta ao longo da vida.
4 – Estresse e ansiedade
Lembra do que falamos da imunidade? Acontece que o stress e a ansiedade também afetam o sistema imunológico, o que nos deixa mais susceptíveis a afta.
5 – Má qualidade do sono e tabagismo
O sono e o consumo de cigarros também são causadores de afta. Por isso o recomendado é ter 8 horas de sono e se possível, parar com o hábito de fumar.
6 – Carências na dieta nutricional
A ausência de vitaminas e minerais como ferro, zinco, vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fólico podem causar reações adversas no organismo, entre elas a afta. Além disso, a falta dessas vitaminas influencia também na imunidade.
7 – Alimentação inapropriada
Já reparou que sempre que você ingere mais coisas cítricas, a afta aparece? Acontece que os alimentos cítricos, ácidos, picantes e salgados diminuem a proteção da mucosa, o que facilita uma inflamação.
8 – Alergias
As alergias ocorrem quando o nosso sistema imunológico reage de forma exagerada a uma substância externa. Essa reação pode ocorrer, em alguns casos, na forma de afta.
9 – Uso de medicamentos e tratamentos
Alguns remédios e tratamentos que interferem na imunidade ou no PH do estomago podem causar aftas. Tratamentos como a radioterapia e a quimioterapia também podem interferir no aparecimento da afta.
10 – Fatores hormonais
Algumas mudanças hormonais em nosso corpo podem tornar a afta mais frequente. Durante a gravidez, a puberdade, a menopausa e até mesmo na TPM, ficamos mais susceptíveis a afta.
Qual o tratamento adequado?
1 – Como sumir com a afta?
Geralmente as lesões somem de forma espontânea após 7 a 10 dias. No entanto, para o alívio da dor indica-se a aplicação de pomadas analgésicas. A boa higiene bucal e a lavagem com enxaguantes antissépticos podem ser aliados para reduzir a irritação.
2 – E se a afta não sumir depois de algumas semanas?
As aftas podem ser sinal de que algo não está bem no corpo, por isso é preciso estar atento. Se após 3 semanas elas não sumirem e além disso você perceber sintomas como febre, cansaço e falta de apetite, o melhor é procurar um médico.
Procure por um cirurgião dentista. Ele irá realizar o diagnóstico correto e passar a medicação necessária para por fim a afta.
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como a afta se forma e como curá-la?
Fonte: Saúde, Ativo Saúde, Colgate.
Imagens: O Popular, Fina e Rica, Ativo Saúde, Gazeta News, O Globo, Portal N10, MD Saúde.
Um comentário em “Afta – 10 principais causas do problema e como tratar a afta”