Água com açúcar realmente pode acalmar os nervos?

Vamos relembrar a infância? Pense em uma situação de susto, como uma queda, um machucado sangrento ou mesmo aquela dorzinha mentirosa, que inventávamos para escapar da escola alguns dias. Qual era o remédio que sua mãe, sua avó ou tia usavam para deixar você calminho, calminho? Isso mesmo, um belo copo de água com açúcar, daqueles que deixavam a gargante grudenta.

Depois de tomar esse meladinho você achava o mundo um lugar muito melhor para se viver e, aos poucos, ia ficando mais calmo. Não era assim?

1

Bom, por mais que você tenha boas lembranças desses “remedinho” caseiro contra o nervosismo, a ciência é categórica: não há qualquer tipo de comprovação de que beber água com açúcar tenha algum efeito calmante ou sedativo. Decepcionante, não?

2

 

Aliás, os médicos defendem que esse belo copo de água com açúcar que as pessoas tomam na hora da adrenalina tem um efeito contrário ao esperado, e pode acabar deixando o indivíduo ainda mais estimulado e nervoso. Isso, segundo explicam, acontece por causa do açúcar, que quando digerido pelo organismo gera energia, como você já conferiu aqui, nessa outra matéria.

Por que água com açúcar funciona algumas vezes?

3

Agora, se essa misturinha já funcionou com você algum vez, você deve estar intrigado com a verdade. Não é mesmo? Se este é o seu caso nesse momento, calma que existe uma, ou melhor, duas explicações muito boas para a eficácia pontual da água com açúcar.

Conforme especialistas, a água com açúcar pode acalmar quando é ingerida em um momento em que a glicose do organismo está em baixa, ou quando estamos com fome, por exemplo. Isso porque o corpo tem a impressão de estar saciado e o excesso de açúcar de uma só vez no estômago acaba “sedando” a pessoa.

Além disso, pode ser que a água com açúcar tenha um efeito placebo no organismo, estimulado pela emoção. Isso porque, na grande maioria das vezes, quem prepara e nos entrega esse copo de água com açúcar é alguém que amamos e que nos transmite confiança, como a mãe, o pai, os avós ou algum outro adulto. Nesse caso, o que acalma é o aconchego e a sensação de amparo.

Entendeu agora? E, por falar em doses cavalares de açúcar, você deveria conferir também: 10 alimentos prejudiciais à saúde que você come todos os dias.

Fonte: Área de Mulher, Bolsa de Mulher