Notícias

Albert Einstein foi alvo de cientistas nazistas que trouxeram ideias racistas

Por se destacar no mundo todo depois de receber o Prêmio Nobel, Einstein começou a aborrecer os cientistas nazistas.

Alguns cientistas nazistas realizaram tentativas de desacreditar Albert Einstein com diversas alegações racistas. Além disso, tentaram impedir também a mudança inovadora de pensamento de um dos físicos mais surpreendentes de toda a geração. 

Esses cientistas nazistas eram pessoas de renome na época. Como, por exemplo, os dois vencedores do prêmio Nobel de física, Johannes Stark e Philipp Lenard. Sendo assim, a dupla organizou um movimento de descrença em relação a Albert. Ou seja, a teoria vinha de uma ideia nazista. 

Portanto, o plano era aplicar um conceito de física ariana. Por isso, Johannes e Philipp eram contra as teorias dos judeus. Uma delas seria a relatividade de Einstein e a outra a mecânica quântica de Niels Bohr.

 Philipp Lenard

Continua após a publicidade

Por se destacar no mundo todo, Einstein começou a aborrecer os cientistas nazistas. Vale ressaltar também que Albert provocou ciúmes em Philipp, que era um físico bastante talentoso. Lenard ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1905 com o estudo sobre os raios catódicos. 

O físico experimental era visto como emocional e não possuía capacidades matemáticas o bastante para compreender conteúdos ousados como a relatividade, por exemplo. A informação é do escritor científico e ex-editor da revista Nature, Philip Ball.  

Johannes Stark

Albert Einstein foi alvo de cientistas nazistas que trouxeram ideias racistas

Stark ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1919. Ele descobriu que o campo elétrico pode provocar mudanças no espectro da luz. Atualmente, esse fenômeno é famoso pelo nome de Efeito Stark. Portanto, também era um físico experimental. 

Continua após a publicidade

Ademais, Stark tinha ideias semelhantes às de Lenard. Sendo assim, um nacionalista extremista que tinha pensamentos com formação depois da Primeira Guerra Mundial.

Por isso, Johannes chegou a enfrentar oficiais nazistas porque ele não os achava “nazistas o bastante”. É importante dizer também que Johannes e Philipp se agregaram aos nazistas bem antes do partido realmente tomar o poder. 

Cientistas nazistas e a teoria racista

Em 1910, Philipp já contestava a relatividade. No entanto, 10 anos depois ele implementou componentes racistas, ainda de acordo com Ball. Segundo o historiador da ciência especializado em história da eugenia, Alex Wellerstein, o discurso de Lenard era que todo empenho do ser humano seria com base na raça. 

Continua após a publicidade

Ou seja, Philipp acreditava que raças distintas possuíam uma física distinta. Porém, as ideias de Stark e Lenard não tinham força que derrubasse as teorias de Albert. Contudo, foram grandes as tentativas. Em 1931, por exemplo, centenas de filósofos e cientistas nazistas se envolveram para publicar dados contra as ideias de Einstein.  

Opinião do Hitler referente aos cientistas nazistas

O líder nazista sabia sobre a existência de Albert Einstein, que já estava famoso em todo o mundo depois de receber o Prêmio Nobel de 1921. Além disso, o cientista não queria voltar para a Alemanha depois da elevação dos nazistas. 

Segundo Wellerstein, não há muitos registros sobre a atenção de Adolf voltada para Lenard e Stark e sua campanha. Ademais, Hitler não necessitava de razões para odiar os judeus e suas crenças, ainda de acordo com Alex.  

Continua após a publicidade

Resposta de Einstein

Albert Einstein foi alvo de cientistas nazistas que trouxeram ideias racistas

Einstein divulgou uma carta, em 1920, em resposta aos ataques de Philipp referente à relatividade. Sendo assim, Albert contou que admira Lenard como físico experimental. Porém, ressaltou que por Philipp apresentar somente teorias superficiais não viu necessidade de respondê-las em detalhes. 

Depois disso, Einstein permitiu que outros profissionais da área discutissem sobre suas teorias e se distanciou dos debates públicos para não causar um alvoroço maior. Ou seja, não quis alimentar a irritação dos cientistas nazistas. Resultado disso, a física ariana perdeu força com o passar do tempo.

 Veja também sobre 6 formas diferentes que minúsculos satélites CubeSat salvam o mundo!

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você