O corpo tem uma capacidade natural de remover toxinas para fortalecer seu sistema imunológico. Assim, quanto melhor funcionar seu sistema de desintoxicação e quanto menos toxinas entrarem em seu corpo, melhor será sua saúde geral! Para isso, existem alguns alimentos desintoxicantes que auxiliam nessa tarefa.
O termo “toxina” inclui toxinas internas e externas – resíduos internos como excesso de hormônios e resíduos metabólicos; toxinas externas como poluentes, produtos químicos sintéticos, metais pesados e alimentos processados - afetam negativamente a saúde.
Com efeito, o corpo tem uma maneira sofisticada de eliminar toxinas que envolve fígado, rins, sistema digestivo, pele e pulmões, mas alguns alimentos também auxiliam na desintoxicação. Confira abaixo!
20 alimentos que ajudam a desintoxicar o corpo
1. Plantas bulbosas (alho, cebola, alho-poró)
Em primeiro lugar, alguns dos alimentos bons para uma desintoxicação do fígado são as plantas bulbosas. Aliás, esses alimentos purificadores do fígado contêm allium e selênio, os quais ajudam o fígado a se livrar das toxinas internas e ambientais e do excesso de gorduras. Ademais, eles também estimulam o sistema imunológico, ajudando a eliminar bactérias, vírus e fungos.
2. Maçã
Em segundo lugar, um dos melhores alimentos para a saúde, limpeza e desintoxicação do fígado são as maçãs. Em suma, as maçãs contêm pectina, uma fibra que se liga a metais pesados na digestão.
Com efeito, isso ajuda a removê-los do corpo durante a digestão, antes mesmo de entrarem na corrente sanguínea, para que você coloque menos carga no fígado para fazer a limpeza normal.
3. Alcachofra
Em terceiro lugar, a alcachofra é outro dos alimentos bons para a desintoxicação do fígado. Ademais, as alcachofras aumentam a produção de bile. Dessa forma, a bile ajuda a digerir as gorduras, mas também elimina as toxinas, o excesso de gordura e os resíduos do fígado.
4. Abacate
O abacate é um dos alimentos que purificam o fígado por causa de suas gorduras e micronutrientes saudáveis. Eles também ajudam o corpo a produzir glutationa, um composto que ajuda o fígado a remover metais pesados, poluentes ambientais e toxinas produzidas pelo estresse.
5. Beterraba
Outro alimento de limpeza para o fígado é a beterraba. Essas raízes são preenchidas com beta-caroteno e outros antioxidantes que combatem as toxinas, o estresse oxidativo e os radicais livres.
Elas também contêm betaína, que estimula as células do fígado a liberar toxinas, e pectina, que se liga às toxinas nos intestinos para que o corpo não as absorva ou reabsorva.
6. Brócolis e couve-flor
Esses e outros vegetais crucíferos, como repolho e couve de Bruxelas, são bons alimentos para a limpeza do fígado. Eles contêm compostos que neutralizam muitas toxinas. Ademais, eles também contêm glucosinolatos, que aumentam a produção de enzimas no fígado. Essas enzimas hepáticas auxiliam na liberação de carcinógenos e toxinas .
7. Cenoura
Como a beterraba, a cenoura é um alimento desintoxicante do fígado rico em antioxidantes, como o beta-caroteno, que elimina muitas toxinas e evita danos às células do fígado.
Quando as células não funcionam bem, aumenta o risco de certas doenças. Por exemplo, pode causar cirrose hepática ou cicatrizes no fígado. Com o tempo, pode evoluir para câncer de fígado.
8. Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina)
Estas frutas são fontes ricas em vitamina C, tornando os alimentos cítricos bons para a desintoxicação do fígado. Ademais, a vitamina C ajuda o corpo a transformar as toxinas em substâncias que podem ser dissolvidas em água para facilitar a remoção.
Elas também estimulam a produção de bile para liberar mais toxinas e excesso de gordura do sistema.
9. Verduras
As verduras são repletas de nutrientes e antioxidantes. A clorofila diminui a carga tóxica no fígado, neutralizando as toxinas durante a digestão. Além disso, as verduras mais amargas, como dente-de-leão, mostarda, escarola, rúcula e couve, também aumentam a produção de bile.
Outra maneira de consumir esses vegetais é beber vitaminas que os usam como ingredientes. Você pode adicioná-los às suas bebidas, fazer vitaminas e sucos ou incluí-los em sobremesas deliciosas e saudáveis.
10. Azeite
Óleos orgânicos prensados a frio, como azeite de oliva, óleo de coco ou óleo de semente de gergelim, podem ajudar a remover toxinas que se dissolvem na gordura em vez de na água. No entanto, esses alimentos desintoxicantes devem ser usados com moderação. Eles são ricos em calorias e fazem o fígado trabalhar mais para usá-los.
11. Especiarias
A cúrcuma, uma especiaria encontrada no curry, estimula as enzimas do fígado que removem as toxinas. Desse modo, ela reduz os níveis de colesterol e também é um poderoso antioxidante que neutraliza os carcinógenos e outras toxinas.
Além disso, o cardo-mariano também é uma planta poderosa para desintoxicar o fígado. Em um estudo de 2016, o cardo ajudou a melhorar a função do órgão para pessoas com doenças hepáticas.
12. Nozes
Outro alimento rico em gorduras saudáveis como o abacate, as nozes ajudam o fígado a eliminar as toxinas lipossolúveis. Por outro lado, as nozes também são uma boa fonte de arginina, que o fígado usa para remover a amônia e a glutationa, que também ajuda o fígado a remover muitas toxinas.
13. Grãos
Você também pode limpar o fígado com grãos inteiros. Estes são ricos em vitaminas B, que melhoram a função hepática e o metabolismo das gorduras. Portanto, escolha grãos inteiros saudáveis, embebidos, germinados ou fermentados para obter o máximo deles, como sêmolas e arroz integral.
Farinha branca, macarrão, arroz e batata não devem ser consumidos quando você está limpando o fígado. Pois, estes são alimentos processados e ricos em açúcares sem o auxílio natural de fibras para retardar a absorção e proteger o fígado.
Aliás, quantidades elevadas de açúcar podem afetar o açúcar ou glicose no sangue. Se você tem diabetes, o açúcar pode piorar sua condição. Sem fibras, seu corpo absorve açúcares e amidos mais rápido e podem então aumentar seus níveis de insulina.
14. Água
A água é essencial para todas as funções do corpo. Portanto, ela é especialmente importante na remoção de resíduos do corpo. A água ajuda os rins a remover todas as toxinas que o fígado decompôs.
Desse modo, é sempre importante auxiliar os outros órgãos que desintoxicam o corpo, como os rins e a pele, com água limpa, frutas e vegetais frescos e sucos naturais.
15. Chá Verde
Uma pesquisa apontou que pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica mostraram melhora significativa em seus níveis de enzimas hepáticas quando consumiram chá verde.
Além disso, o chá verde também pode diminuir potencialmente o estresse oxidativo e até mesmo reduzir o acúmulo de depósitos de gordura. Por fim, a oxidação de gordura do chá verde também pode ajudar a acelerar o metabolismo, podendo desencadear a perda de peso ou regular seu peso, de acordo com alguns estudos.
16. Aspargos
Este vegetal é um diurético natural, o que significa que ajudará a eliminar as toxinas do sistema e até mesmo a proteger o fígado. Além disso, está cheio de bons aminoácidos e minerais.
17. Espinafre
O espinafre tem poucas calorias e é conhecido por seus compostos supressores do apetite chamados tilacóides. Eles serão seus melhores amigos enquanto você se desintoxica e ainda evita comer demais.
18. Banana
A banana ajuda a combater a retenção de água e dispersão de gás, o que o fará você se sentir menos inchado. Além disso, a alta dose de potássio ajuda a regular a pressão arterial e a manter os músculos do coração saudáveis.
19. Aveia
Uma tigela de mingau de aveia pode alimentar as bactérias saudáveis em seus intestinos, mantê-lo satisfeito e prevenir doenças como doenças cardíacas e diabetes.
No entanto, certifique-se de que o mingau de aveia que você está comprando não possui adoçantes artificiais ou açúcar. Em vez disso, adicione a ela mel e frutas frescas.
20. Abacaxi
Por fim, o abacaxi é famoso por sua capacidade de limpar os poros e ajudar com a gordura estomacal. Ademais, suas poderosas enzimas enchem seu estômago enquanto o resto do corpo colhe os benefícios nutricionais e se livra das toxinas.
Se achou este artigo interessante, veja a seguir: Pele amarelada – Condições de saúde que provocam a mudança