Curiosidades

Alimentos que fortalecem os dentes: quais são os melhores?

Os alimentos que fortalecem os dentes são ricos em cálcio, magnésio e vitaminas variadas que preservam o esmalte dental e protegem os ossos.

Em primeiro lugar, os alimentos que fortalecem os dentes funcionam por conta da concentração de nutrientes. No geral, as substâncias presentes nessas comidas auxiliam na regulação do sistema dentário, preservando o esmalte e evitando cáries. Além disso, são elementos que reagem positivamente com as substâncias naturais da boca humana.

Sobretudo, uma alimentação balanceada favorece o sistema como um todo. Nesse sentido, consumir alimentos processados e ultra processados, além de açúcares em excesso, tende a prejudicar não somente os dentes. Desse modo, deve-se evitar refrigerantes, doces e outras comidas que possam causar desequilíbrio no organismo.

Comumente, os dentistas e médicos indicam alimentos que fortalecem os dentes ricos em cálcio e vitaminas variadas. Ademais, essa rotina de alimentação deve estar acompanhada de limpezas regulares e exames rotineiros. Como consequência, evita-se problemas dentários mais graves.

Quais são os alimentos que fortalecem os dentes?

1) Leite

Alimentos que fortalecem os dentes: quais são os melhores?
Fonte: Pixabay

Primeiramente, o leite é uma importante fonte de cálcio, fósforo, proteínas e vitaminas importantes ao organismo. Ademais, o consumo de produtos lácteos, como o queijo e o iogurte, auxilia na proteção contra substâncias mais ácidas.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o consumo de leite também auxilia no equilíbrio da flora intestinal. Contudo, não pode ser consumido em excesso e deve fazer parte da dieta em outros formatos.

2) Peixes

Alimentos que fortalecem os dentes: quais são os melhores?
Fonte: Pixabay

No geral, os peixes são também boas fontes de cálcio. Porém, possuem vitamina D, um importante catalisador da absorção de cálcio pelo organismo, deixando os dentes mais fortes e também ajudando o sistema ósseo.

Sobretudo, os peixes ricos em Ômega 3, como salmão e sardinha, são os mais recomendados. Contudo, existem outras opções que podem fazer parte da dieta em diferentes formas.

3) Fibras, os alimentos que fortalecem os dentes de forma versátil

Alimentos que fortalecem os dentes: quais são os melhores?
Fonte: Pixabay

Comumente, as fibras são alimentos excelentes para limpeza do organismo, redução da gordura residual e proteção dos ossos. Sobretudo, alimentos como cereais e frutas regulam os sistemas como um todo. Ademais, apresentam alta concentração de vitaminas positivas aos dentes.

Continua após a publicidade

No geral, podem ser consumidos de várias maneiras, em diferentes refeições e formatos. Portanto, são alimentos que fortalecem os dentes e de quebra são versáteis para a dieta.

4) A água surpreendentemente conta como alimento que fortalece o dente

Fotografia de água para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Basicamente, a água é um aliado fundamental na saúde como um todo. Porém, quando se trata de alimentos que fortalecem os dentes, a água auxilia na higiene dental porque remove os resíduos alimentares. Ademais, estimula a salivação e mantém as funções bucais em dia.

5) Chá verde

Fotografia de chá verde in natura para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Ademais, outro líquido que também ajuda a fortalecer o dente é o chá verde. Em resumo, é um alimento com baixo pH que diminui a acidez da boca. Desse modo, evita o desgaste do esmalte dos dentes e estimula a produção de saliva.

Como consequência, há equilíbrio do pH bucal. Mais ainda, o chá verde é recomendado para evitar mal hálito e inflamações dentais.

Continua após a publicidade

6) Maçã

Fotografia de uma macieira para ilustração do item
Fonte: Pixabay

No geral, considera-se a maçã como um alimento adstringente. Ou seja, pouco ácido e refrescante. Além disso, e rica em vitaminas e nutrientes, auxiliando os dentes e a manter-se limpo.

Por fim, também estimula o fluxo sanguíneo na gengiva e a produção de saliva. Sendo assim, combate cáries e a formação de placas.

7) Castanha-do-Pará é um alimento que fortalece os dentes por sua composição

Fotografia da castanha-do-Pará para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Sobretudo, a castanha-do-Pará apresenta uma alta concentração de nutrientes importantes ao organismo. Ademais, a alta concentração de óleos em sua composição fortalece os dentes e evita a formação de bactérias na boca.

8) Tomate

Fotografia de tomates para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Por outro lado, o tomate é extremamente rico em vitamina C e facilmente adicionado às dietas. Desse modo, considera-se esse alimento que fortalece os dentes como essencial para reduzir a presença de bactérias. Portanto, aumenta-se a proteção dos dentes e da boca como um todo.

Continua após a publicidade

9) Gengibre, um alimento que fortalece os dentes e também é anti-inflamatório

Fotografia de um gengibre para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Além de ser um excelente ingrediente para chás e sucos naturais, o gengibre é um alimento que fortalece os dentes e combate inflamações. Sendo assim, ainda combate o mau hálito e auxilia o sistema digestivo.

10) Brocólis

Fotografia de um brócolis para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Por fim, o favorito de alguns e odiado por outros também é um alimento que fortalece os dentes. Sobretudo, o brócolis apresenta grande concentração de ferro e cálcio. Dessa forma, protegem o esmalte dos dentes e manutenção óssea dessas estruturas.

E aí, aprendeu sobre alguns alimentos que fortalecem os dentes? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Colgate | Sorrisologia | Orthodontic Brasil | Smilink

Continua após a publicidade

Imagens: Pixabay

Próxima página »

Escolhidas para você