O açúcar é inimigo número um da nutrição saudável. Mas, se quando falamos nesse produto sua mente logo pensa em alimentos ricos em açúcar como bolos, doces e chocolates; não pense que esses são os únicos culpados.
Muitos dos problemas vêm de açúcares adicionados (açúcares e xaropes adicionados a alimentos ou bebidas durante o processamento ou preparação) que se escondem em alimentos que você nunca esperaria.
Além disso, um estudo da Mid America Heart Institute aponta que o açúcar é muito pior para o coração do que o sal. Além disso, afirma que as pessoas cuja dieta contém 10 a 25% de açúcares adicionados têm 30% mais chances de morrer de doenças cardiovasculares.
Se a ingestão de açúcar for superior a 25% da dieta, o risco será triplicado. E o xarope de milho com alto teor de frutose (o açúcar adicionado mais comum em alimentos processados) é o pior, parecendo mais tóxico do que o açúcar de mesa, de acordo com pesquisadores da Universidade de Utah.
Veja abaixo quais são os alimentos ricos em açúcar que você provavelmente não sabia.
30 alimentos ricos em açúcar
1. Iogurte com baixo teor de gordura
Em suma, o iogurte é bom para a saúde intestinal pois auxilia na produção de bactérias intestinais boas e ajuda a melhorar a digestão.
No entanto, é um equívoco comum pensar que iogurte desnatado ou leite é melhor do que a variante integral. O iogurte desnatado contém açúcar e sabor adicionados para torná-lo tão bom quanto o iogurte integral. Então, sempre opte pelo iogurte natural para desfrutar de seus benefícios.
2. Molho de churrasco (BBQ)
Molho de churrasco ou Barbecue é geralmente usado para marinar carne e vegetais. Todavia, infelizmente, também contém uma grande quantidade de açúcar adicionado. Aliás, duas colheres de sopa de molho para churrasco podem conter até 16 g de açúcar processado.
Portanto, leia os rótulos antes de comprar esses tipos de molhos e entenda com quanto açúcar eles contribuem por porção. Além disso, se você tem tempo suficiente para cozinhar ou se preocupa com a saúde, pode fazer molhos caseiros saudáveis para saborear sua comida.
3. Água vitaminada
Água vitaminada é basicamente água enriquecida com vitaminas e minerais. Aliás, ela é bem atrativa, sua embalagem é inteligente e dá a sensação de estar consumindo uma bebida saudável.
Mas você ficará surpreso ao saber que uma garrafa de água vitaminada contém 32 gramas de açúcar adicionado e 120 calorias.
Em vez disso, você pode beber água pura ou fazer água desintoxicante com limão em casa e tomar um gole para se hidratar. Dessa forma, você também pode repor as reservas de vitaminas e minerais em seu corpo.
4. Bebidas esportivas
As bebidas esportivas são consumidas principalmente por atletas ou por praticantes de exercícios vigorosos. Essas bebidas são destinadas especificamente para atletas de elite e corredores de maratona que precisam de energia disponível na forma de glicose.
Mas, recentemente, as bebidas esportivas também estão sendo comercializadas entre adolescentes como uma forma de alimentar seu corpo. Contudo, algumas dessas bebidas esportivas são carregadas de açúcar e ademais, estudos mostraram que a ingestão de bebidas esportivas aumenta o IMC em homens e mulheres.
5. Sucos de frutas
Nada se compara a comer frutas inteiras para obter todos os nutrientes. Os sucos de frutas industrializados são pobres em fibras, minerais e vitaminas. Além disso, podem conter adição de açúcar e sabores e cores artificiais. Um estudo sobre sucos de frutas e bebidas revelou que mais de 40% dos produtos contêm 19 g de açúcar.
6. Refrigerantes
Assim, como os sucos industrializados os refrigerantes contêm 150 calorias, a maioria das quais vem do açúcar adicionado. Portanto, beber sucos de frutas e refrigerantes industrializados é um convite a muitas doenças relacionadas ao estilo de vida, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, etc.
7. Chá verde com sabor
O chá verde tem benefícios incríveis para a saúde. Esta bebida com baixo teor de cafeína e alto teor de antioxidantes pode combater doenças e restaurar a saúde. Aliás, muitos chás verdes com sabor também ganharam popularidade devido ao seu sabor único e doce. Mas adivinhe? Eles contêm adoçantes artificiais, os quais podem ser prejudiciais à saúde.
8. Café e chá gelado
O café também é uma bebida muito apreciada, mas adicionar açúcar e creme pode torná-lo prejudicial. Além dele, o chá gelado nada mais é do que chá gelado adoçado com açúcar ou qualquer outro xarope aromatizado.
Com efeito, ele tem muitas calorias e aumenta a carga de açúcar, e ambos podem levar a um pico de insulina. Além disso, o consumo excessivo de chá gelado pode levar à formação de cálculos de oxalato nos rins.
Se você é um amante do chá, escolha o chá natural e beba sem açúcar. Você também pode preparar chá gelado em casa usando chá de boa qualidade, limão, mel, frutas e ervas.
9. Produtos sem açúcar
Muitas vezes pensamos que usar produtos sem açúcar é uma maneira segura de evitar o açúcar. Mas, de acordo com diversos estudos essa não é uma escolha saudável. Ou seja, pode levar a vários problemas de saúde, incluindo ganho de peso.
Em suma, produtos sem açúcar contêm álcoois de açúcar, como sorbitol e manitol. Embora os álcoois de açúcar não possam ser completamente absorvidos pelo corpo, consumir muito deles pode levar a problemas digestivos, que acabam por desacelerar o metabolismo e levar ao ganho de peso.
Portanto, é sempre melhor limitar a ingestão de açúcar. Você também pode escolher açúcares naturais de frutas inteiras que são ricos em fibras, baixa carga glicêmica e benéficos para a perda de peso.
10. Biscoitos e bolachas
Os biscoitos e bolachas são cheios de açúcar que melhora o seu sabor e textura. Esses alimentos comprados em lojas contêm farinha refinada, adoçantes adicionados, frutas secas, conservantes e aditivos alimentares. Embora esses ingredientes os tornem mais saborosos, eles também podem causar danos a sua saúde.
11. Barras de Granola
Granola ou barras de cereais são feitas de aveia. Mas eles não são tão saudáveis quanto a aveia em flocos. Essas barras contêm açúcar livre adicionado. Ademais, elas também contêm mel, nozes e frutas secas, que podem aumentar a ingestão de calorias.
12. Frutas Secas e Enlatadas
Frutas secas e enlatadas são deliciosas. Porém, sua conserva ocorre em calda de açúcar por meio de um processo denominado desidratação osmótica.
Com efeito, esse processo não apenas destrói as fibras e as vitaminas, mas também aumenta a contagem de calorias. Consumir frutas frescas em vez de variantes secas ou enlatadas minimiza a ingestão de açúcar e reduz a carga calórica.
13. Bolos, Doces e Donuts
Essas delícias açucaradas melhoram o seu humor, pois dão a você um alto teor de açúcar. Bolos, doces e donuts não apenas contêm açúcar extra, mas também são feitos de farinha refinada e ingredientes ricos em gordura que não são bons para a saúde.
Portanto, limite a ingestão desses alimentos açucarados. Experimente assar em casa e use menos açúcar e substitua a farinha por cenoura ralada, por exemplo.
14. Churros e Croissants
Essas comidas americanas e francesas favoritas não têm rival. Mas eles contêm são ricos em açúcar e calorias. Aqui a alternativa é substituir por torradas secas e pães integrais.
15. Cereais Matinais
Os cereais matinais são a opção preferida de muitas pessoas porque são rápidos, fáceis, disponíveis, portáteis, crocantes e saborosos. No entanto, evite qualquer cereal matinal que contenha sabores adicionados e muito açúcar.
Cereais adoçados para o café da manhã contêm xarope de milho rico em frutose. Em estudos, o xarope de milho presente em cereais matinais adoçados aumentou o tecido adiposo e a gordura abdominal em ratos. Então evite consumir esses alimentos ricos em açúcar.
16. Ketchup
O ketchup é um dos condimentos populares em todo o mundo, mas é rico em açúcar e sal. Esses dois ingredientes principais são balanceados de maneira calculada para manter os clientes que desejam mais.
Uma colher de sopa de ketchup contém 3 gramas de açúcar adicionado. Contudo, se você estiver em uma missão para perder peso ou quiser melhorar sua saúde, pare de consumir ketchup. Faça molhos de iogurte, molhos de hortelã, molhos de coentro, molho de alho, etc. em casa.
17. Molho de Salada
Molhos para salada embalados são uma opção conveniente se você leva uma rotina agitada. Mas confiar totalmente neles pode fazer com que você consuma mais açúcar do que o normal.
Duas colheres de sopa de molho para salada contêm 5 gramas de açúcar adicionado. Além disso, existem outros aditivos e intensificadores de sabor que são adicionados aos molhos para salada embalados.
18. Molho de espaguete engarrafado
Assim como o ketchup, o molho de espaguete engarrafado também é rico em açúcar. Portanto, em vez de comprar molho para macarrão no supermercado, faça em casa.
19. Pizza Congelada
Alimentos congelados, incluindo pizza congelada, contêm uma quantidade chocante de açúcar, conservantes e cores e sabores adicionados.
Por se tratarem de refeições prontas feitas com farinha refinada, contribuem para a obesidade, ou seja, a massa da pizza é feita com farinha, que é um carboidrato refinado.
O molho para pizza também contém uma boa quantidade de açúcar para realçar o sabor. Portanto, procure melhores opções com baixo teor de açúcar, como pizza caseira por exemplo.
20. Pão
Um pão macio e direto do forno é uma das opções de café da manhã mais populares em todo o mundo. O pão é feito de farinha refinada, açúcar e fermento.
Consumir muitas fatias de pão pode levar a um aumento nos níveis de glicose e insulina no sangue. O pão comum também apresenta alto índice glicêmico e carga glicêmica quando comparado ao multigrãos.
Portanto, consumir pão multigrãos para adicionar carboidratos complexos à sua dieta. Você também pode substituir o pão simples por farelo de aveia, omelete de ovo ou vegetais.
21. Sopas prontas
As sopas prontas são muito convenientes. Basta colocá-los na água quente e o jantar estará pronto! No entanto, as sopas espessas ou à base de creme contêm farinha de milho e são ricas em calorias.
Em vez disso, você pode fazer uma sopa rápida jogando todos os vegetais e proteínas de sua escolha (cenoura, frango, etc.) em uma panela de sopa e cozinhá-la lentamente.
22. Barras de proteínas
Consumidas principalmente por entusiastas da academia e atletas em nome da boa saúde e da suplementação de proteínas, foi revelado que essas barras contêm um alto teor de açúcar indesejável.
23. Manteiga
Este alimento doméstico diário não só engorda, mas contém quantidades incrivelmente altas de açúcar, portanto, os pacientes com diagnóstico de glicose no sangue devem evitá-lo.
24. Compotas e geleias
As compotas e geleias são notoriamente prejudiciais, porque contêm quantidades muito elevadas de açúcar.
25. Leite com chocolate
Leite com chocolate é o leite aromatizado com cacau e adoçado com açúcar. O próprio leite é uma bebida muito nutritiva e uma rica fonte de nutrientes que são excelentes para a saúde óssea, incluindo cálcio e proteínas.
No entanto, apesar de ter todas as qualidades nutritivas do leite, 1 xícara (250 gramas) de leite com chocolate vem com quase 12 gramas extras (2,9 colheres de chá) de açúcar adicionado.
26. Feijão enlatado
O feijão cozido é outro alimento saboroso que costuma ser surpreendentemente rico em açúcar. Uma xícara (254 gramas) de feijão cozido regular contém cerca de 5 colheres de chá de açúcar.
Se você gosta de feijão cozido, pode escolher versões com baixo teor de açúcar. Eles podem conter cerca de metade da quantidade de açúcar encontrada em suas contrapartes de açúcar integral.
27. Smoothies
Misturar frutas com leite ou iogurte pela manhã para fazer um smoothie pode ser uma ótima maneira de começar o dia. No entanto, nem todos os smoothies são saudáveis.
Muitos smoothies produzidos comercialmente vêm em tamanhos grandes e podem ser adoçados com ingredientes como sorvete ou xarope. Isso aumenta seu teor de açúcar.
Para um smoothie saudável, verifique o conteúdo do ingrediente e preste atenção ao tamanho da porção.
28. Aveia instantânea
Como pode uma tigela saudável de mingau de aveia ter muito açúcar? A aveia sozinha é saudável, mas algumas variedades de aveia instantânea embalada têm um alto teor de açúcar, sendo mais de 14 gramas por pacote.
29. Água de Coco
A água de coco está na moda, especialmente como bebida pós-treino, provavelmente porque tem muitos eletrólitos, mais potássio do que bananas e é naturalmente pobre em açúcar. Mas isso não significa que não seja um alimento com alto teor de açúcar.
30. Leite sem lactose
Todo o leite de vaca contém açúcar natural da lactose, mas as ofertas de leite sem lactose podem ser carregadas com açúcares adicionados. Algumas variedades de leite de soja, por exemplo, podem conter até 14 gramas de açúcar adicionado.
Portanto, se você está tentando limitar os alimentos ricos em açúcar ou tem intolerância à lactose, procure variedades sem açúcar ou “light”.
Bibliografia
HANNOU Sarah, HASLAM Danielle et al. Fructose metabolism and metabolic disease. The Journal of Clinical Investigation. 128. 2; 545-555, 2018
MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 33-38.
FERDER Leon, FERDER Marcelo et al. The Role of High-Fructose Corn Syrup in Metabolic Syndrome and Hypertension. Current Hypertension Reports. 12. 105-112,2010
Agora que você sabe quais são os alimentos ricos em açúcar, leia também: 25 antibióticos naturais que você nem imagina que tem em casa