Saúde

14 dicas para aprender de vez como parar de comer açúcar

As formas de aprender como parar de comer açúcar envolvem uma reeducação alimentar equilibrada e que respeite o seu organismo no processo.

Para aprender como parar de comer açúcar é importante entender os efeitos negativos no organismo. Nesse sentido, o açúcar branco causa problemas como diabetes, obesidade, colesterol alto, prisão de ventre e até mesmo gastrite quando em excesso. Desse modo, o consumo em produtos doces são os principais problemas, mas também a presença em outros alimentos.

Portanto, a principal recomendação é evitar alimentos processados e industrializados. Assim como tomar cuidado com a adição de açúcar em pratos específicos. Como consequência, é possível manter o corpo saudável, evitar o excesso de peso e cuidar da saúde a longo prazo.

No que diz respeito aos problemas de saúde, pode-se citar desde cáries no dente até trombose, porque o açúcar afeta o funcionamento do organismo. Por outro lado, corresponde a uma fonte de calorias vazias. Ou seja, não contém vitaminas nem minerais, que são base para o corpo funcionar devidamente. Por fim, aprenda como parar de comer açúcar.

Como parar de comer açúcar?

1) Educação alimentar

Fotografia de um prato saudável

Continua após a publicidade

A princípio, para deixar de comer açúcar é fundamental fazer o processo anterior de se informar sobre essa substância. Desse modo, existem documentários, livros, páginas na internet e outros produtos que criam maior consciência sobre os perigos no organismo.

2) Conheça o açúcar como a ti mesmo

14 dicas para aprender de vez como parar de comer açúcar

Para além da consciência sobre a substância, é importante reconhecer que existem outras formas de açúcar no mercado. Como exemplo pode-se citar xarope de milho, xarope de bordo e sacarose, dentre vários outros, que tem as mesmas propriedades. Portanto, afetam o corpo negativamente e prejudicam a saúde.

3) Observe os produtos para parar de comer açúcar

14 dicas para aprender de vez como parar de comer açúcar

Continua após a publicidade

No geral, o açúcar não está presente somente como produto refinado, mas também como parte básica de diversos itens do mercado. Nesse sentido, refrigerantes, bolachas de pacote, doces industrializados e outros costumam trazer quantidades estratosféricas de açúcar na composição. Sendo assim, opte sempre por produtos orgânicos e esteja atento aos rótulos do que compra para consumir.

4) Orgânico para todo lado

14 dicas para aprender de vez como parar de comer açúcar

Acima de tudo, produtos que não tem adição de açúcar e alimentos orgânicos são excelentes alternativas para quem quer parar de comer açúcar. Porém, não é porque algo é light ou diet que se pode comer indiscriminadamente. Sobretudo, o açúcar é uma substância natural que está presente nas frutas, por isso se deve ter moderação até quando o assunto é dieta.

5) Sem lanchinhos e sem beliscar

Fotografia de jujubas

Continua após a publicidade

Comumente, os nutricionistas e profissionais o ramo alimentar explicam sobre o perigo de comer de forma compulsiva. Ademais, ir ao mercado para comprar um lanchinho quando bate a fome é sempre um perigo, porque a escolha acontece por impulso, e não com consciência. Dessa maneira, é importante manter suas refeições balanceadas e evitar atender aos desejos da barriga vazia.

6) Açúcar natural

14 dicas para aprender de vez como parar de comer açúcar

Quando bater a vontade de um doce depois do almoço ou após aquela soneca da tarde, opte por uma fruta ao invés de um doce industrializado. Desse modo, é possível consumir um açúcar natural e muito mais saudável, porque não envolve a adição de outros ingredientes.

7) Fruta em lata é latada

Fotografia de fruta em lata

Continua após a publicidade

Também é comum encontrar conservas e frutas em lata no supermercado com a falsa premissa de serem mais saudáveis ou tão saudáveis quanto as frutas in natura. No entanto, esses alimentos tem adição de açúcar, suco concentrado, estabilizantes, corantes e muito mais. Portanto, fuja dessas frutas secas ou enlatadas e aproveite o que a natureza tem para te oferecer nas feiras e mercados.

8) Comida de passarinho para deixar de comer açúcar

Fotografia de sementes

No geral, as pessoas acham que semente são comida de passarinho. Porém, para quem quer parar de comer açúcar esses são verdadeiros aliados. Acima de tudo, existem algumas sementes naturalmente adoçadas que ajudam com o apetite no processo de adaptação para quem antes comia açúcar demais e agora quer controlar.

9) Eduque seu paladar

14 dicas para aprender de vez como parar de comer açúcar

Continua após a publicidade

Ao invés de ficar sofrendo e enganando seu organismo com substitutos, prefira opções saudáveis que tem açúcar natural na composição. Para além das sementes e frutas citadas anteriormente, os cafés de hortelã, erva doce e capim-cidreira são naturalmente doces. Desse modo, podem te ajudar no processo de parar de comer açúcar, mas fuja de adoçar e se precisar opte por mel natural.

10) Consulte um profissional se for muito difícil

14 dicas para aprender de vez como parar de comer açúcar

Por um lado, existem pessoas que querem aprender como parar de comer açúcar por uma questão de escolha, por consciência do risco. Em contrapartida, há quem precise porque a saúde está comprometida. Desse modo, essas dicas se encaixam mais ou menos nos dois casos. Porém, é importante buscar ajuda médica profissional diante das dificuldades e rebotes no processo.

11) Não corte todo o açúcar de uma vez só

14 dicas para aprender de vez como parar de comer açúcar

Continua após a publicidade

A princípio, para aprender como deixar de comer açúcar é importante não ser extremo e cortar de uma vez. Porque o organismo está acostumado, isso pode gerar compulsões e distúrbios alimentares ao invés de uma mudança nos hábitos. Portantp, a recomendação é consumir 25 gramas por dia, como dita a Organização Mundial da Saúde.

12) Alternativas ao açúcar natural

Fotografia de uma colher de mel

Apesar dos adoçantes serem muito úteis, é preciso ter cuidado com os excessos. No processo de aprender como parar de comer açúcar, o recomendado é que substitua o açúcar natural pelo adoçante de xilitol, por exemplo. Porém, a tendência é consumir cada vez menos gradativamente até abandonar de vez, se esse for seu caso.

13) Faça combinações saudáveis

Fotografia de uma caneca de iogurte

Continua após a publicidade

Porque abandonar o açúcar é um desafio, ao invés de cortar de vez é possível que você crie combinações. Desse modo, adicionar iogurte natural ao mel e granola, por exemplo, é uma forma saudável de saciar a vontade de algo doce. Ademais, é possível obter os nutrientes necessários para a saúde do corpo humano no processo, como minerais e vitaminas.

14) Opte por alimentos mais ricos

Fotografia de um prato de salmão

Como exemplo de alimentos mais ricos para ajudar quem quer parar de comer açúcar tem-se a aveia, biomassa de banana verde e alimentos ricos em proteínas boas. Dessa forma, é possível dar ao organismo as substâncias que ele precisa para funcionar bem, combatendo as calorias vazias do açúcar.

E aí, aprendeu como parar de comer açúcar? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você