Com certeza, não é a primeira vez que você escuta/lê/ouve que a Amazônia pertence aos Estados Unidos.
As mais diversas histórias, muitas vezes absurdas, são contadas desde as sociedades indígenas, socialistas, autônomas presididas por gringos até invasões militares de países europeus.
Mas e aí? O que realmente acontece?
A Amazônia pertence aos Estados Unidos?
No início do século 21, em 2001, foi espalhado um boato pela internet. O assunto, aliás, deixou muitas pessoas preocupadas: a Floresta Amazônica estaria sendo mostrada, em alguns livros didáticos, como “reserva nacional” sob tutela dos Estados Unidos.
A imagem foi amplamente difundida pela ‘net’, especialmente em correntes de e-mail. Basicamente, a ilustração mostrava um mapa da América do Sul com um texto explicativo sobre a tal reserva internacional.
Nesse mapa, toda a extensão da Floresta Amazônica, incluindo os países vizinhos ao Brasil, foram marcados como “Former International Reserve of Amazon Forest” ou FINRAF.
Inclusive, o texto afirmava que, em meados dos anos 1980, a Floresta Amazônica havia passado a ser responsabilidade dos Estados Unidos. Isso porque ela está situada em países de extrema pobreza, com autoridades irresponsáveis e cruéis.
Parece ruim demais até aí? Contudo, isso não é tudo.
Na época, foi difundido que a criação da FINRAF teria sido aprovada pelas nações do G-23. Diziam ainda que isso teria sido uma “dádiva” para o mundo. Afinal de contas, uma floresta tão rica não poderia ficar nas mãos de países tão primitivos.
Tudo mentira
Contudo, esse suposto conteúdo foi desmascarado já há alguns anos. Profissionais de diversas áreas e diversas nacionalidades se empenharam para desfazer o boato.
Foi comprovado, então, que toda conversa não passaria de uma invenção de universitários. Assim, a gente pode imaginar a quantidade de boatos envolvendo uma área tão grande, importante, pouco povoada e vigiada que existem.
De empresas farmacêuticas interessadas em explorar sua flora até empresas mineradoras, que acreditam que o solo amazônico pode esconder riquezas incalculáveis, ameaçam a integridade da reserva.
Agora, se somarmos isso a imensa quantidade de ONGs atrás das mais variadas atividades na floresta – seja cuidando de índios ou catalogando animais e plantas -, não é de se estranhar que surja um certo pânico e sentimento de necessidade de reforçar o patriotismo.
Outro rumor – pesado – foi a história de que índios yanomamis teriam fundado uma nação exilada no meio da floresta. Segundo o boato, a intenção era de se separarem do Brasil.
Não apenas isso, eles teriam como presidente um estadunidense e, como vice-presidente, um alemão. Mas o melhor vem agora : eles estariam criando um país socialista, que exploraria com exclusividade as riquezas da floresta.
Proteção da Amazônia
A tecnologia está sendo usada cada vez mais para evitar exploração criminosa da Floresta Amazônica, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) tem à disposição uma aparelhagem moderna para vigiar as fronteiras brasileiras e sua gigantesca extensão.
Basicamente, são: seis satélites, 18 aviões, sete radares fixos, seis radares móveis e mais 20 secundários, providenciados para essa complicada tarefa. Todos através de uma empresa que também tem as forças armadas americanas entre seus clientes.
8 coisas banidas dos Estados Unidos que são inacreditáveis
O que explica a origem dos rumores e boatos, além de dizer que todas as imagens e dados gerados pela plataforma de defesa passam primeiro pelo Pentágono, antes de chegar ao exército brasileiro.
Vender riquezas para pagar dívidas
Essa é a ideia de Margaret Thatcher que, entre outros importantes e influentes políticos, disse em 1983 que os países subdesenvolvidos deveriam vender suas riquezas caso não fossem capazes de pagar suas dívidas externas.
O francês François Mitterrand também disse que o Brasil precisaria aceitar a soberania de outros países sobre a Amazônia.
Al Gore, ex-candidato à presidência americana, afirmou que a Amazônia pertence a todo mundo. Apesar dessas falas, nada indica que haja algum tipo de poder externo sobre a reserva.
De qualquer maneira, os boatos sempre existiram e sempre vão existir. Especialmente entre as pessoas que adoram uma teoria da conspiração.
O importante é manter a saúde da Floresta Amazônica para que sua fauna e flora possam desenvolver naturalmente. Consequentemente, fazendo bem não só para o Brasil, mas para todos os países.
E então, o que acha sobre esse assunto?
E, falando na biodiversidade brasileira e em nossas matas, você precisa conferir ainda: 11 animais em extinção no Brasil que podem sumir nos próximos anos.
Fonte: Mega Curioso