O final de ano é um período marcado por celebrações e encontros, seja com familiares, amigos ou até mesmo em ambientes como empresas, escolas e lojas. Nessa época, as tradicionais trocas de presentes e brincadeiras ajudam a criar uma forma de descontração e união. Entre as mais populares está o amigo secreto que se tornou uma tradição em muitos países.
A brincadeira conquistou tanto espaço ao longo do tempo que surgiram várias versões criativas, como o amigo chocolate, em que o presente é sempre um doce; o amigo elefante branco, que inclui itens engraçados ou inusitados; e até o amigo da onça, onde a ideia é dar algo propositalmente desconfortável ou divertido.
E aí, vamos saber um pouco mais sobre o amigo secreto? Boa leitura!
Origem do amigo secreto
Não se sabe ao certo como tudo começou, porém, há três teorias que explicam como a brincadeira de amigo secreto, tão popular, surgiu. Confira com a gente!
Grécia antiga
Para começar, entre as possíveis teorias sobre a origem do amigo secreto, uma das mais antigas sugere que a brincadeira começou na Grécia Antiga. Isso porque, durante celebrações festivas, os gregos tinham o costume de presentear figuras influentes, como líderes e pessoas que desempenhavam funções importantes na sociedade. Porém, para dar um toque de surpresa e justiça, os presentes eram entregues de forma aleatória, por meio de sorteios.
Diante disso, com o passar do tempo, essa tradição teria evoluído, ganhando novas formas e se transformando na brincadeira que conhecemos hoje. Além do formato clássico, surgiram variações criativas, como o amigo chocolate, onde os presentes são guloseimas, ou o amigo elefante branco, no qual os participantes trocam objetos inusitados ou engraçados.
Povo Nórdico
A segunda teoria sobre a origem do amigo oculto diz que a brincadeira surgiu no século VIII, quando os povos nórdicos, durante rituais sagrados, trocavam presentes entre si. Sendo assim, a troca de presentes era feita para celebrar os pactos feitos com os deuses, durante a noite anterior.
Assim, pela manhã, ao trocar presentes, eles diziam uma ao outro: “Que você jamais se esqueça dos deuses sobre nós”. Isso, portanto, simbolizava o fim do ritual.
Para quem não conhece, os povos nórdicos ou vikings viveram no norte da Europa, na região da Península Escandinava, durante os séculos VII ao XI. Diante disso, vale dizer que a sua mitologia é formada por deuses e deusas, valquírias e por heróis, como o deus do trovão, Thor.
Estados Unidos
Por fim, a teoria mais recente sobre a origem do amigo secreto sugere que a brincadeira surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX. Há duas possíveis razões para a criação dessa tradição. Primeiro, os operários, que costumavam celebrar as festas de final de ano, queriam presentear seus colegas, mesmo que nem todos fossem muito próximos.
Já o segundo motivo está relacionado à Grande Depressão de 1929, que abalou a economia americana. Com a crise, muitos trabalhadores enfrentaram dificuldades financeiras e não conseguiam dar presentes para todos os colegas.
Para resolver esse impasse, surgiu a ideia de sortear os nomes, garantindo que cada pessoa desse e recebesse apenas um presente. A ideia era evitar privilégios e promover uma troca justa. No processo, mesmo aqueles que não tinham proximidade acabaram se conhecendo melhor, o que ajudava a construir e melhorar os laços no ambiente de trabalho.
Quais são as regras do amigo secreto?
O amigo secreto, como a gente vai ver depois, possui algumas variações e regras bem conhecidas, mas que podem ser adaptadas para diferentes situações. E, claro, isso deixa tudo ainda mais divertido, não é?
Primeiro, o método clássico: todos os participantes colocam seus nomes em papéis para o sorteio. Mas, com a correria do dia a dia e as dificuldades de reunir todo mundo, a tecnologia pode oferecer uma alternativa prática. Existem sites e aplicativos que fazem o sorteio de forma virtual, perfeito para quem enfrenta desencontros de agenda. Concorda?
Após o sorteio, cada participante descobre seu amigo secreto, mas sem revelar nada para ninguém. O próximo passo é o grupo definir a data da troca de presentes e estabelecer um valor sugerido, garantindo que todos estejam alinhados e que não possar gerar algum tipo de frustração.
Sendo assim, uma dica bacana é a lista de sugestões. Em algumas versões do jogo, os participantes podem listar ideias de presentes que gostariam de receber, facilitando a vida de quem ainda não conhece tão bem os gostos do amigo secreto. Isso pode ajudar muito, né?
Quais são as variações do amigo secreto?
1- Amigo chocolate
A variação mais recente do amigo secreto é o amigo chocolate. A dinâmica segue basicamente as mesmas regras do amigo oculto tradicional, mas com um toque especial: em vez de presentes variados, os participantes trocam chocolates. Bem legal, né?
Essa versão é perfeita para as festas de fim de ano. A única diferença está no tipo de presente, mas o passo a passo é o mesmo: o grupo combina a data e define um valor para os chocolates. Alguns grupos também gostam de fazer listas com sugestões, garantindo que ninguém receba algo fora do gosto. Daí, fica tudo certo. Concorda?
2- Amigo da onça
O amigo da onça, também chamado de inimigo oculto, é uma outra brincadeira bastante comum, especialmente entre colegas de trabalho. A principal diferença em relação ao tradicional amigo secreto está no presente: ao invés de algo desejado, o presente é escolhido para provocar risadas.
Diante disso, pode ser algo que a pessoa não goste ou que faça uma referência engraçada a alguma característica dela, mas sempre com o intuito de ser divertido, sem causar ofensa. Logo, a ideia é trazer leveza e descontração ao momento de celebração de mais um início de ciclo.
3- Amigo secreto chinês ou amigo ladrão
As regras do amigo ladrão são bem diferentes das do amigo secreto tradicional, trazendo um toque de diversão e imprevisibilidade. Nesse jogo, primeiro define-se um valor máximo para os presentes.
Em seguida, cada participante compra algo dentro desse limite, já sabendo que pode acabar com o próprio presente que trouxe. O detalhe é que os itens devem ser embrulhados de forma que ninguém consiga identificar o conteúdo, o que ajuda a aumentar a curiosidade. Todos os pacotes são dispostos juntos, geralmente sobre uma mesa, para serem escolhidos ao longo da brincadeira.
Para começar, faz-se um sorteio para distribuir números entre os participantes. Por exemplo, em um grupo com 10 pessoas, os números de 1 a 10 são sorteados. Quem ficar com o número 1 inicia a rodada, escolhendo um presente da mesa. Já o participante que tiver o número 2 pode escolher um pacote ou pegar o presente já escolhido pelo número 1.
Diante disso, se o número 2 optar pelo roubo, o participante que perdeu o presente escolhe outro da mesa, mantendo a dinâmica animada e pra lá de imprevisível.
O jogo continua dessa forma, com cada participante podendo escolher um presente da mesa ou pegar de alguém que já tenha escolhido, até que todos tenham um presente em mãos. Uma regra importante é que cada pessoa tem direito a apenas uma troca durante sua vez, o que ajuda a equilibrar o ritmo da brincadeira. Já fez essa variação por aí?
4- Amigo secreto elefante branco
As regras do amigo secreto elefante branco têm muito em comum com o famoso amigo ladrão. Assim como no outro estilo, define-se um valor para os presentes, e o embrulho deve ser misterioso, sem revelar o que está dentro. Todos os presentes são colocados sobre uma mesa, criando aquela expectativa divertida.
No entanto, a dinâmica do elefante branco tem um toque especial: em vez de um sorteio prévio, tudo acontece no momento. Um participante é escolhido para iniciar a brincadeira e pega um dos presentes da mesa.
Em seguida, os nomes dos participantes são sorteados na hora. Para descobrir o amigo secreto, a pessoa que está revelando o sorteado dá dicas até que alguém adivinhe o nome, o que faz a brincadeira ser ainda mais descontraída e interativa.
O mais divertido dessa versão é a imprevisibilidade: ninguém sabe o que vai dar ou receber, já que tudo é decidido na hora. Essa espontaneidade acaba gerando muitas gargalhadas, especialmente quando os presentes são inesperados ou engraçados, deixando o momento ainda mais marcante e descontraído para todos, né?
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre essa brincadeira? Conta pra gente! Aproveite e veja também: 15 piores presentes de amigo secreto que se pode ganhar.