Curiosidades

Amigo secreto – Origem e tipos da popular brincadeira de fim de ano

O amigo secreto é uma das brincadeiras mais populares que existe, sendo tradicional nas festas de final de ano e tendo vários tipos.

Final de ano é uma época de comemorações e confraternizações, seja entre familiares ou amigos, ou entre empresas, escolas ou lojas. Nessa época, é comum fazer brincadeiras para descontrair e trocar presentes. A brincadeira do amigo secreto ou amigo oculto, como também é conhecido, é a mais tradicional, Além disso, é realizada todos os anos.

É uma brincadeira onde não há restrição, seja adulto ou criança. Todos podem participar, sendo o mais importante se divertir. O amigo secreto se tornou uma brincadeira tradicional não apenas no Brasil, mas em vários países pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos e Espanha.

Para realizar a brincadeira, primeiramente, é feito um sorteio com os nomes dos participantes, sendo que cada um fica com o nome de outra pessoa. Mas, o importante é manter segredo até o dia da revelação. Para revelar seu amigo secreto, você pode dar dicas para que os outros possam adivinhar. Por fim, presentes são trocados e todos se divertem bastante.

No entanto, a brincadeira se popularizou de tal forma que hoje existem inúmeras variações, como amigo chocolate, amigo da onça, amigo elefante branco, etc. Porém, sua origem é um pouco incerta, mas há algumas teorias sobre como surgiu essa brincadeira tão popular nas festas de final de ano.

Continua após a publicidade

Origem do amigo secreto

Imagem: Veja

Não se sabe ao certo como tudo começou, porém, há três teorias que explicam como a brincadeira de amigo secreto, tão popular, surgiu.

Grécia antiga

Imagem: R7

Entre as teorias sobre o surgimento do amigo secreto, a primeira diz que sua origem teria sido na Grécia antiga. Pois, durante datas festivas, os gregos tinham o hábito de presentear pessoas influentes, que ocupavam cargos e funções importantes.

Continua após a publicidade

No entanto, os presentes eram entregues de forma aleatória, ou seja, faziam um tipo de sorteio para escolher quem receberia o presente.  Contudo, com o passar do tempo, a brincadeira teria mudado de tal forma a ficar da maneira como a conhecemos hoje.

Povo Nórdico

Imagem: Moinho dos deuses Nórdicos

A segunda teoria sobre a origem do amigo oculto diz que a brincadeira surgiu no século VIII, quando os povos nórdicos, durante rituais sagrados, trocavam presentes entre si. A troca de presentes era feita para celebrar os pactos feitos com os deuses, durante a noite anterior.

Continua após a publicidade

Assim, pela manhã, ao trocar presentes, eles diziam uma ao outro: Que você jamais se esqueça dos deuses sobre nós. O que simbolizava o fim do ritual.

Os povos nórdicos ou como ficaram conhecidos, os Wikings, viveram no norte da Europa, na região da Península Escandinava, durante os séculos VII ao XI. E sua mitologia é formada por deuses e deusas, valquírias e por heróis, como o deus do trovão, Thor.

Estados Unidos

Imagem: UOL

A última, e mais recente teoria sobre a origem do amigo secreto, indica que a brincadeira surgiu nos Estados Unidos, no início século XX. Há dois prováveis motivos para a brincadeira ter sido criada, o primeiro, os operários queriam presentear seus colegas nas festas de final de ano.

No entanto, nem todos eram amigos ou muito próximos uns dos outros. Já o segundo motivo seria devido à crise econômica vivida pelo país em 1929, como os operários haviam sido afetados pela crise, não era possível presentear a todos.

Continua após a publicidade

Então, para que um não fosse mais privilegiado do que o outro, e todos pudessem dar e receber presentes, a solução encontrada foi trocar presentes por meio de um sorteio. No fim, mesmo aqueles que não se conheciam, acabaram se aproximando um do outro.

Assim, a brincadeira do amigo secreto ou oculto, se popularizou entre vários países, hoje é feita em confraternizações, reunindo pessoas, todos se divertem, independente da idade.

Pois o mais divertido da brincadeira, é o suspense em torno do quem saiu com quem, e pistas sobre qual presente a pessoa quer ganhar.

No Brasil, a brincadeira é conhecida como, amigo secreto, amigo oculto ou amigo invisível. Hoje, o amigo secreto possui inúmeras variações, adaptadas para todos os gostos.

Continua após a publicidade

Tipos de amigo secreto

Amigo chocolate

Imagem: Terra

A mais recente variação do amigo secreto é o amigo chocolate, também conhecido como amigolate, amigo chocreto, chococulto ou amigo doce.

No entanto, a brincadeira segue as mesmas regras do amigo oculto, porém, além das festas de final de ano, também pode ser feita na páscoa. E a única diferença é que ao invés de presentes, são trocados apenas chocolates.

Amigo da onça

Imagem: Ehow

O amigo da onça ou inimigo oculto é mais comum entre colegas de trabalho. No entanto, a diferença é que, nessa brincadeira, o presente é algo que a pessoa não gosta ou que represente uma característica dela. Mas de forma de forma brincalhona, sem que ofenda a pessoa.

Amigo secreto chinês ou amigo ladrão

Imagem: Vix

As regras dessa brincadeira são diferentes do amigo secreto tradicional. Portanto, no amigo ladrão, o valor do presente é estipulado, então cada participante compra um presente, levando em consideração que talvez ele acabe com o próprio presente comprado.

Continua após a publicidade

O presente deve ser embrulhado de forma que ninguém consiga adivinhar seu conteúdo, e colocado junto com os outros sobre uma mesa.

Ao começar a brincadeira, deve ser feito um sorteio com números, para cada participante, por exemplo, 10 pessoas, devem ser sorteados números de 1 a 10.

Portanto, o participante que sortear o número 1, deve escolher um dos presentes. Já o participante com o número 2, deve escolher da mesa ou se quiser, pode roubar o presente do número 1. Entretanto, caso o número 2 decida roubar do número 1, esse terá direito a pegar outro presente da mesa.

E assim vai seguindo até o final da brincadeira, podendo escolher o presente da mesa ou de outro participante, até que todos tenham escolhido. No entanto, cada participante, tem direito a apenas uma troca.

Continua após a publicidade

Amigo secreto elefante branco

Imagem: Tudo Extra

As regras do amigo secreto elefante branco são semelhantes a do amigo ladrão. Ou seja, o valor do presente é estipulado, o embrulho não pode demonstrar o que há no interior da embalagem. Da mesma forma, os presentes são colocados sobre uma mesa.

A diferença é que no amigo elefante branco, começa escolhendo um dos participantes para dar início à brincadeira. Cada pessoa pega um dos presentes, o sorteio dos nomes é feito na hora, para revelar o amigo secreto, a pessoa dá dicas até que adivinhem o nome do sorteado.

O mais legal da brincadeira, é que ninguém sabe o que está dando ou ganhando de presente, tudo é definido na última hora, o que causa muitas risadas.

Por fim, a brincadeira de amigo secreto ainda pode ser reinventada de várias maneiras, para atender o objetivo de cada um, por isso, há o amigo caneca, amigo lingerie, etc.

Continua após a publicidade

Portanto, nesse final de ano, escolha uma das variações do amigo secreto, não importa qual seja, pois o importante é celebrar a união e se divertir.

Se você gostou dessa matéria, veja também: 15 piores presentes de amigo secreto que se pode ganhar.

Fontes: Sitema 3, Colégio Web, Prataria Bonfim, Colégio Palavra Viva

Imagens: Bem mais, Veja, R7, Moinho dos deuses Nórdicos, UOL, Terra, Ehow, Vix, Tudo Extra

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você