A priori, as anedotas são aqueles casos ou acontecimentos considerados curiosos, peculiares, engraçados e exóticos. Basicamente, elas se parecem com qualquer outra narrativa.
Até porque as anedotas são construídas com base em um enredo. Inclusive, elas são compostas de narradores, personagens e uma passagem de tempo.
Sobretudo, a palavra anedota é derivada do grego, anékdota. Aliás, ela pode ser traduzida como “algo ou coisa impublicável”.
Vale destacar que as anedotas são consideradas por muitos um sinônimo de piadas, historieta, episódio e caso. Até porque elas também são narrativas breves de algum fato cômico. Seja ele real ou fictício.
De modo geral, as anedotas são subdivididas de acordo com o seu público-alvo. Por exemplo, você pode encontrar anedotas para crianças, para adultos, para críticos. Inclusive, essas anedotas críticas contém um teor mais sarcástico. Além dessas, você também poderá encontrar outros tipos.
Piadas X Anedotas
Acima de tudo, as piadas podem apresentar características não tão semelhantes assim com as anedotas. Como por exemplo, as piadas costumam ser uma história breve e com um final inesperado. Além do mais, elas geralmente têm um único objetivo que é ser engraçada.
Já, as anedotas, como já explicamos, são uma narrativa curta, que podem apresentar duplo sentido. Por isso, podem também despertar o riso e a curiosidade.
Isso porque se tratam de acontecimentos inéditos e peculiares. Porém, ambas apresentam quase o mesmo sentido e o mesmo significado.
5 anedotas que com certeza te farão rir
1º De modo geral, o que o serviço de atendimento ao cliente resolve?
Numa loja de departamentos, fiquei à procura de uma vendedora para poder pagar minhas compras. Finalmente, deparei com uma mulher usando o crachá da loja.
– Por favor – disse eu –, estou tentando localizar uma caixa.
– Não posso ajudá-la – retrucou depressa, sem parar.
– Trabalho no serviço de atendimento ao cliente.
E foi embora.
(Serena Heartz)
2º Aliás, o que você responderia se fosse esse obstetra?
Como obstetra, às vezes vejo tatuagens incomuns na hora dos partos. Uma paciente, inclusive, tinha uma espécie de peixe tatuado no abdômen.
– É uma bela baleia – comentei.
Com um sorriso, então, ela retrucou:
– Antes era um golfinho.
(Ron Norris)
3º Primeiramente, tenha bastante cuidado, antes de usar um extintor
Quando funcionários do restaurante em que trabalho participaram de um seminário de proteção contra incêndios, vimos um oficial dos bombeiros demonstrar o modo adequado de se usar um extintor.
– Puxem o pino como se fosse uma granada – explicou ele – e depois baixem o gatilho para soltar a espuma.
Mais tarde, uma funcionária foi escolhida para apagar um incêndio simulado em um estacionamento. Nervosa, então, ela se esqueceu de puxar o pino. Nosso instrutor deu uma dica.
– Como uma granada, lembra?
Com um rompante de confiança, ela puxou o pino e jogou o extintor no fogo.
(Becki Harris)
4º Mas, afinal, quem disse que conhecer o mundo seria fácil?
Meu amigo John e eu, resolvidos a ver o mundo. Nos empregamos, portanto, como taifeiros em um navio mercante norueguês. Recebemos treinamento como timoneiros, e a primeira lição de John foi dada pelo imediato, um calejado mas amável marujo de cabelos brancos.
Basicamente, John segurava o leme que lhe fora entregue, quando o imediato ordenou:
– Venha para estibordo.
Feliz por saber onde ficava o estibordo, John largou o leme e caminhou até o seu instrutor. Um ar de incredulidade, então, dominou o rosto do imediato enquanto o leme girava livremente, mas ele apenas pediu com muita educação:
– Podia trazer o navio junto?
(Bruce Ingraham)
5º Afinal, quem nunca deu aquela “leve” pescada, não é mesmo?
Depois de um fim de semana em que madruguei para fazer uma viagem, voltei muito cansada. No dia seguinte, no trabalho, cochilei várias vezes na frente do computador. Não conseguia ficar acordada.
Após uma dessas “cabeçadas”, vi no monitor que os espaços de um formulário estavam todos preenchidos. Meu dedo, basicamente, havia apertado uma tecla durante o rápido cochilo: ZZZZZZ…
(Maria Cecília Costa)
O que achou dessas anedotas? Aliás, você as achou curiosas ou engraçadas?
Vem já conferir essa matéria do Segredos do Mundo: Experiências químicas incríveis para fazer em casa e aprender Ciências
Fontes: Significados, Seleções
Imagem de destaque: Pinterest
Um comentário em “Anedotas, o que são? – 5 mais hilárias para chorar de rir”