Provavelmente você escuta a palavra extinção quase todos os dias no noticiário. O assunto está em voga devido ao descaso do homem com a natureza e os outros seres vivos, levando ao sumiço destes do meio ambiente. Além disso existem muitos animais extintos em consequência dos fenômenos naturais.
Certamente podemos afirmar, infelizmente, que a lista de animais extintos só aumenta com o passar dos anos. Os motivos são os mais diversos possíveis. Eles vão desde caça predatória e contaminação de solo, água e ar até mudanças climáticas e uso de substâncias tóxicas na natureza.
Além disso, o termo extinção aplicado aos animais não é só para aquelas espécies que não existem mais, como também serve para aquelas que só existem agora em cativeiro. Para você que é curiosos e quer estar ciente, fizemos uma lista com 17 animais extintos nos últimos séculos.
Animais extintos durante os últimos séculos
Tartaruga gigante de Galápagos (Chelonoidis niger)
Enquanto na natureza esse animal já é considerado extinto a cerca de 150 anos, em cativeiro ele também já foi considerado extinto, porém, em 2012. Além disso, essa espécie vivia cerca de 100 anos e ciência busca uma forma de recuperar a espécie através de extração de DNA.
Rinoceronte negro do oeste africano (Diceros bicornis)
Um dos tipos mais raros de rinoceronte, esse foi considerado extinto em 2011. Além disso, a principal causa da extinção do rinoceronte negro do oeste africano é a caça predatória.
Limpa-folha-do-Nordeste (Philydor novaesi)
Inicialmente o limpa-folha-do-Nordeste foi visto pela última vez no ano de 2011, quando foi considerado extinto. Além disso essa ave era considerada de pequeno porte, pois possuía cerca de 20 cm de comprimento.
Foca-monge-do-caribe (Monachus tropicalis)
A foca-monge-do-Caribe é um mamífero que costumava habitar o mar do Caribe. Além disso, esta espécie foi considerada extinta por volta do ano de 2008. A extinção foi decorrente da caça para utilização da pele e fins alimentícios.
Golfinho-do-rio-chinês (Lipotes vexillifer)
Certamente você não sabe, mas ele foi extinto em 2007. Além disso, a principal causa foi a intervenção do homem na natureza.
Caburé-de-Pernambuco (Glaucidium mooreorum)
A espécie de coruja foi considerada extinta em 2004. Além disso a espécie possuía cerca de 14 cm de comprimento.
Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii)
Esta espécie foi considerada extinta em 2000. Além disso, atualmente existem algumas em cativeiros no Brasil, Alemanha, Espanha e Qatar.
Ibex-dos-Pirineus (Capra pyrenaica pyrenaica)
O Ibex-dos-Pirineus foi extinto em 1997. Além disso, o principal habitat desta animal era o norte da Espanha e sul da França.
Maçarico-esquimó (Numenius borealis)
O maçarico-esquimó, uma espécie de ave que viveu nas pradarias norte-americanas e nos Pampas da América do Sul, além disso foi considerado extinto no ano de 1994.
Tigre-de-Java (Panthera tigris sondaica)
Outros animais extintos
Tilacino
Bandicoot-pés-porco
Quagga
Cervo de Schomburgk
Bilby-pequeno
Tubarão-lagarto
Unicórnio-da-Sibéria
Você gostou dessa matéria? Então você vai gostar dessa também: Pé grande, mito ou verdade? Saiba quem é a criatura e o que diz a lenda
Fonte: Hypeness Toda Matéria
Imagens: Google Notícias Notícias Vip Portal dos Animais
Um comentário em “Animais extintos – 17 espécies que desapareceram nos últimos séculos”