Curiosidades

O que é poluição sonora? O que ela causa no corpo?

Você sabe o que é poluição sonora? Pois é melhor se informar, isso pode afetar sua saúde e até te levar para cadeia.

Atualizado em 01/02/2019

Você sabia que fazer ruídos altos pode te levar a ser preso? Sim, a poluição sonora é crime e pode resultar em pena de reclusão de um a quatro anos, além de multas.

Isso porque o excesso de sons altos afetam a saúde física e mental, e é considerada crime ambiental. Pode até não parecer, mas segundo a OMS, a poluição sonora é uma das que mais afetam o meio ambiente. E já é considerada por alguns ambientalistas, a mais prejudicial a saúde humana.

Os altos ruídos são quase tão prejudiciais como a poluição do ar e da água. O nível seguro de barulhos, fica em torno dos 50 decibéis, porém o registrado gira em torno de 90 e 100 decibéis.

O que é poluição sonora? O que ela causa no corpo?

Poluição sonora segundo a lei

Para proteger a saúde humana, a justiça determina que cada município fique responsáveis pelas leis do silêncio e claro, a fiscalização.

Já nas leis federais, existe uma seção dedicada a Crimes Ambientais. Essa sessão é a de número 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, nela diz “Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.”

O que é poluição sonora? O que ela causa no corpo?

E no artigo 54 ainda define:”Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana”, pode resultar em pena de reclusão, de um a quatro anos, além de multa.

Porém, existem alguns ruídos impossíveis de serem fiscalizados, como aqueles que você escuta no seu fone de ouvido. Nessa caso, cabe o bom senso de cada um na regulação do volume. Afinal, você não quer ter um problema de saúde por uma coisa tão fácil de controlar, não é mesmo?

O que é poluição sonora? O que ela causa no corpo?

Mas o que acontece com o corpo?

Que a poluição sonora faz mal a saúde você já sabe. Mas no que o barulho pode afetar exatamente?

Além dos problemas auditivos, o excesso de barulho pode provocar dores de cabeça, insônia, agitação e dificuldade de concentração.

Se você anda com mau humor, tensão, stress e até mesmo angústia, reavalie os sons a que está exposto diariamente.

O que é poluição sonora? O que ela causa no corpo?

O som maior que 70 decibéis leva o corpo a um estado de alerta constante, até mesmo quando se está dormindo. E o corpo em estado de alerta libera hormônios que podem levar a doenças cardiovasculares e hipertensão.

Caso você tenha a sensação de ouvido tampado ou escuta algum tipo de zumbido, procure um Otorrinolaringologista, médico responsável pelas doenças do ouvido.

Então é melhor tomar cuidado com excesso de barulho. E caso tenha algum vizinho que abuse dos barulhos altos, e até mesmo casas de show, construções, templos religiosos, buzinas, etc, denuncie!

Fonte: Toda Matéria, Conhecimento Científico

Imagens: Mega Contos, Penso Positivo,